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Valores, basicamente, são os princípios éticos e morais que regem a conduta de uma pessoa ou organização. Você contrataria alguém com valores diferentes aos da sua empresa para trabalhar com você? Pode acreditar que seu cliente também precisa conhecer e ter afinidade com os seus valores para se conectar à sua marca.
Podemos dizer que o valor organizacional de uma empresa é a sua razão de ser e o que a diferencia de outro negócio. É o que seus membros compartilham no dia a dia do trabalho, o que norteia as suas ações e o que direciona as suas atividades. São diretrizes éticas e morais que mostram ao público interno e externo o que a empresa valoriza, no que acredita, o porquê da sua existência e qual o seu papel na sociedade.
Ter valores é essencial para atingir os objetivos da empresa, pois são pilares da sua cultura organizacional. Isso quer dizer que mesmo não tendo relação direta com rentabilidade ou lucratividade, se inexistentes ou mal trabalhados, enfraquecem a cultura, impactando diretamente em produtividade, prejudicando imagem interna e externa, interferindo em decisões estratégicas e muito mais.
Uma cultura organizacional de alto desempenho depende de valores, e sendo a cultura organizacional a principal fonte de competitividade do negócio, podemos afirmar que empresas guiadas por valores sólidos são mais bem sucedidas: os valores organizacionais e comportamentos relacionados orientam a cultura, que impacta na satisfação dos colaboradores, que repercute na satisfação dos clientes, acionistas e investidores.
Como os valores de uma organização estão presentes no seu dia a dia da:
- Alimentam os hábitos de conduta;
- Orientam as atitudes e comportamentos;
- Interferem nas decisões políticas e estratégicas;
- Regulam os princípios que devem ser adotados perante os objetivos do negócio;
- Conferem identidade corporativa frente aos públicos internos, externos e concorrência.
Importante ressaltar que valores cabem a qualquer perfil e tamanho de empresa e que devem ser praticados e não somente constar no quadro do RH ou na cartilha de admissão. E o exemplo deve vir de cima, para que todos os colaboradores sintam a confiança necessária para também praticá-los.
Por exemplo, uma empresa que defende a sustentabilidade do meio ambiente na sua comunicação, mas descuida do descarte correto de resíduos nocivos, não tem credibilidade entre seus colaboradores, que não se sentirão motivados a defendê-lo ou praticá-lo. E mais, tal comportamento será conhecido por clientes e investidores, prejudicando a sua relação também.
Quais os benefícios da adoção e prática de valores organizacionais?
São diversos e de inegável importância:
- Direciona os esforços para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.
- Alinha as condutas éticas e morais, fortalecendo o compliance e minimizando riscos jurídicos.
- Melhora o clima organizacional, aumentando o engajamento de colaboradores e consequentemente a produtividade. Valores alinhados trazem bem-estar ao funcionário.
- Aumenta a atração e retenção de talentos, ou seja, pessoas sentem-se motivadas a trabalhar e permanecer na empresa, reduzindo o turnover e seus custos.
- Fortalece as equipes com recrutadores recebendo candidatos mais alinhados com os valores esperados.
- Melhora a atuação profissional de forma geral.
- Possibilita aprimoramento de condutas e processos para melhores resultados.
E quais os benefícios para a nossa área, comunicação e marketing?
Veja por que os valores são importantes também neste aspecto:
- Melhora a imagem da empresa perante seu público e prospects: atrai relacionamentos de mais qualidade com colaboradores, clientes, parceiros e sociedade.
- Atrai mais atenção positiva geral.
- Atrai clientes mais dispostos a se conectar com a marca devido à afinidade de valores.
- Fortalece a sua identidade.
- Ajuda no seu índice de lembrança e reconhecimento.
- Destaca a empresa em relação à concorrência.
Como implementar valores organizacionais?
Lembrando, o processo consiste em determinar quais são, praticá-los e monitorá-los:
- Conheça a fundo o seu negócio e seus processos.
- Faça a pergunta: quais os valores ou princípios que meu negócio não abre mão (inegociáveis). A resposta não é simples, reflita bastante.
- Defina valores que conduzam a soluções de alto desempenho, mas que tornem a empresa uma líder que não abre mão de princípios éticos e morais, respeitando sua história, origem e identidade corporativa.
- Fuja de definições genéricas ou complicadas. Seja original e fiel.
- Os objetivos do negócio devem ser claros e precisam ser obtidos respeitando os valores organizacionais, assim como os valores, em sua definição, precisam estar alinhados com os objetivos. É uma via de mão dupla.
- Defina também missão e visão para ter clareza no propósito do negócio e onde ele deseja chegar.
- Cuide para que as lideranças sejam disseminadoras praticantes dos valores da organização. São os exemplos, e isto é inegociável se a empresa deseja resultados positivos.
- A prática é um exercício diário, que depende do esforço individual e coletivo.
- Faça sempre diagnósticos da cultura organizacional para identificar se houve alteração nos valores praticados. A entrada e saída de colaboradores e líderes, mudanças na gestão, aposentadoria de fundadores, crescimento mercadológico e muitos outros fatores podem tornar necessária a definição de novos valores. E isso não é um problema, porém evite fazê-lo em intervalos curtos de tempo para não confundir as pessoas envolvidas.
- Engaje e inspire seus colaboradores todos os dias. Tenha como desafio torná-los cada vez melhores profissionais e cada vez mais realizados.
- Invista no feedback das equipes, elas são o melhor termômetro. Ações como ter um canal de comunicação facilitado e direcionado, e até poupando a identidade de quem se pronuncia, podem tornar as informações ainda mais ricas.
- Torne os valores organizacionais conhecidos, as pessoas não têm como praticá-los se não têm consciência deles e de sua importância. E não basta um quadro com palavras bonitas. Invista sempre em ações de endomarketing.
Confira alguns exemplos de valores promovidos por grandes marcas de sucesso:
Apple: inovação, qualidade, simplicidade, design, sustentabilidade.
Avon: confiança, respeito, crença, humildade, integridade.
Adidas: disciplina, humildade, inclusão, autenticidade, comprometimento, honestidade.
Coca-Cola: inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade, qualidade.
Disney: criatividade, sonhos, imaginação.
Kopenhagen: lideranças interativas, trabalho em equipe, proatividade, qualidade, ética, respeito.
Microsoft: paixão por tecnologia, integridade, honestidade, abertura e respeito, atitude crítica, responsabilidade.
E a Marketing Sem Frescura tem muito orgulho também de seus valores, veja quais são:
- Organização;
- Inovação;
- Comunicação clara e transparente;
- Foco;
- Mão na massa;
- Corremos juntos;
- Excelência nas entregas;
- Resultados sustentáveis.
Que tal conhecer, na prática, como eles fazem toda a diferença no nosso atendimento, soluções e entregas! Chama a gente!