15 estratégias de endomarketing para você colocar em prática
  • 12 de setembro de 2022
  • mktsemfrescura
  • 1
Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...

Você já deve ter ouvido falar em endomarketing, ou como também é conhecido, marketing interno. Caracterizado como uma estratégia de marketing institucional, tem o objetivo de criar um bom ambiente de trabalho, melhorando a imagem da empresa entre seus colaboradores e assim trazer benefícios como equipes mais motivadas e redução de turnover.

O endomarketing é diferente de comunicação interna, uma vez que trabalha por meio de estratégias e ações voltadas a resultados, sendo muito mais que a transmissão de informações. 

E apesar do nome “endomarketing”, atua muito além de ações de marketing e precisa estar alinhado com o RH da empresa, pois o contato direto desse setor com os colaboradores é que torna possível determinar os objetivos e desenhar estratégias que sejam, de fato, capazes de dar as soluções que o negócio precisa.

Por que investir em endomarketing na minha empresa?

Com o marketing e o RH trabalhando em conjunto para a motivação dos colaboradores e o bem-estar geral dentro da empresa, conquistam-se muitos benefícios que podem até mesmo destacar o negócio no mercado entre seus concorrentes e o fazer brilhar aos olhos do cliente.  

Em primeiro lugar, trabalhadores motivados produzem mais e melhor, assumem posturas mais proativas, proporcionam melhores resultados e realizam suas tarefas com maior qualidade, além de estarem mais protegidos contra desequilíbrios na saúde mental.

Outro fator importante é que trabalhadores satisfeitos reduzem o turnover (rotatividade de funcionários), o que traz automaticamente economia, com menos encargos fiscais ligados ao desligamento de colaboradores e pela não necessidade de treinar novas pessoas para as funções. 

Empresas que possuem um bom clima organizacional também atraem talentos do mercado, fortalecendo e qualificando equipes que são mais engajadas com as necessidades da empresa e que melhor contribuem para objetivos bem definidos e para a inovação constante.

O aumento da lealdade dos funcionários em relação à empresa, quando impactados por boas práticas de endomarketing, além de contribuir para todos os processos internos, também os tornam embaixadores da marca, levando suas boas impressões para fora do ambiente de trabalho e contaminando positivamente pessoas e potenciais clientes.

Coloque o endomarketing em prática!

O melhor de tudo é que o endomarketing pode ser aplicado a empresas de qualquer porte e segmento. Veja como várias dessas ações cabem perfeitamente no seu negócio:

  1. PARA UM ENDOMARKETING MAIS EFETIVO, MELHORE A COMUNICAÇÃO INTERNA.

Vá além de e-mails e quadros de avisos. A criação de ambientes e/ou recursos para que os colaboradores sejam também ouvidos é fundamental.

  1. INVISTA EM BENEFÍCIOS.

Além dos básicos vale transporte, vale refeição e assistência médica e odontológica, o recebimento de benefícios como forma de premiação é uma das estratégias mais usadas e de maior sucesso dentro do endomarketing. 

A política de benefícios nem sempre precisa envolver prêmios financeiros ou materiais, você pode ser criativo explorando coisas voltadas à satisfação pessoal do colaborador como facilitadores para uso de academias, espaços de beleza e bem-estar, recreação e passeios para a família, etc.

Hoje, horários flexíveis de trabalho e possibilidade de home-office são benefícios muito valorizados no mercado de contratações.

  1. TENHA METAS, MAS SEMPRE TANGÍVEIS.

É comum para a obtenção de algum benefício que o colaborador precise se destacar ou atingir uma meta determinada. Isso é um fator motivador, mas se não for algo tangível, pode causar um efeito contrário. Fique atento.

  1. ENCONTROS MOTIVACIONAIS.

A realização de palestras e eventos com foco motivacional podem contribuir para o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

  1. INCENTIVE CAPACITAÇÕES E OFEREÇA PLANOS DE CARREIRA.

Funcionários especializados, bem treinados e atualizados são importantes para o bom funcionamento de qualquer negócio. O colaborador valoriza esse tipo de oportunidade e a empresa favorece a implantação de bons planos de carreira mantendo profissionais leais na equipe.

  1. PEÇA A PARTICIPAÇÃO DOS COLABORADORES NA INDICAÇÃO DE VAGAS.

Encontrar bons profissionais é sempre um desafio. Ao contar com a referência de outro profissional da equipe você mostra que a opinião dele é importante para a empresa e tem maiores chances de realizar uma contratação assertiva, uma vez que as pessoas não vão indicar alguém em que não confiam para realizar um trabalho. 

  1. APOSTE TAMBÉM NAS INTERAÇÕES INFORMAIS.

Quanto mais estreitas as relações, mais colaborativo se torna o ambiente. Eventos, confraternizações, comemorações, formação de grupos de afinidade e outras ações de integração aproximam colegas de trabalho e as pessoas da empresa.

  1. COMEMORE OS RESULTADOS.

Metas cumpridas merecem comemorações que demonstrem a importância da conquista a todos os envolvidos.

  1. REALIZE PESQUISAS DE SATISFAÇÃO.

Para estratégias assertivas, o diagnóstico precisa ser preciso. Por isso, pesquisas são fundamentais para o reconhecimento de dores e necessidades, para detectar os pontos positivos e negativos e sugerir melhorias. 

  1. OFEREÇA AMBIENTES DE TRABALHO AGRADÁVEIS.

Ambientes saudáveis precisam ser agradáveis, inspiradores, funcionais e acolhedores. Além disso, deve-se cuidar da identidade visual da empresa e para que ela esteja sempre presente.

  1. PROMOVA UMA CULTURA INOVADORA.

Recursos e processos inovadores trazem mais produtividade às empresas, além de motivarem os colaboradores na execução de suas funções. Invista no que for necessário e incentive para que as pessoas também coloquem a sua criatividade em prática.

  1. PROGRAMAS DE BEM-ESTAR.

Aliviar o stress do dia a dia, melhorar a saúde mental e criar mecanismos para que o trabalho seja realizado de forma mais leve ajuda muitos perfis profissionais a se sobressaírem em suas tarefas.

  1. APOIE LIDERANÇAS INSPIRADORAS.

Equipes que trabalham sob o comando de líderes inspiradores sentem-se mais pertencentes, autoconfiantes, têm mais iniciativa e fornecem mais feedbacks que contribuem para os resultados da empresa.

  1. DÊ FEEDBACKS MOTIVACIONAIS: ELOGIE, AGRADEÇA, RECONHEÇA E, SE NECESSÁRIO, CORRIJA COM RESPEITO.

As pessoas precisam ser incentivadas e ter um rumo. Mesmo quando o retorno não é positivo, existem formas construtivas de trabalhar a situação que contribuem diretamente para a correção de eventuais falhas que estejam acontecendo.

Outra ação interessante é divulgar os bons resultados, dando crédito aos responsáveis, oferecendo bons exemplos e motivação aos demais colaboradores.

  1. FAÇA VÍDEOS INSTITUCIONAIS

Tanto para os colaboradores quanto para a comunidade, mostre a missão, visão e valores da empresa, como trata as suas responsabilidades sociais e ambientais, como valoriza seu público interno e externo, como alcança seus resultados, os investimentos realizados e prove a credibilidade e solidez do seu negócio.

Conclusão

Essas são apenas algumas dicas entre muitas que a sua empresa pode realizar para fazer um endomarketing voltado a resultados e não apenas por protocolo. Como vimos, há grandes benefícios quando se tem a admiração e motivação dos próprios colaboradores.

A Marketing Sem Frescura está pronta para apoiar empresas que querem se destacar por esse caminho, oferecendo ajuda combinada tanto ao RH da empresa quanto para negócios menores que não possuem tal estrutura. Vamos conversar?  

1 comments on “15 Estratégias de endomarketing para você colocar em prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *