O GOOGLE QUER CONTEÚDOS PARA PESSOAS E NÃO PARA ALGORITMOS
  • 15 de maio de 2023
  • mktsemfrescura
  • 0
Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...

De tempos em tempos mudanças significativas acontecem no marketing digital fazendo os profissionais da área reverem todas as suas estratégias. Foi o que aconteceu em agosto do ano passado, quando o Google lançou a atualização Helpful Content, que deixou claro que os tempos são outros com a popularidade crescente do Chat GPT, seu relativo concorrente: se você quer ser visto nas primeiras posições de pesquisa, escreva conteúdos de pessoas para pessoas.

Em uma tacada só, com essa atualização, o Google reafirma a sua preocupação com a experiência do usuário, determinando que os conteúdos devem atender às suas expectativas e não a de algoritmos, e responde ao Chat GPT, cujos conteúdos são produzidos hoje pelas técnicas que estão sendo justamente desvalorizadas no ranqueamento.

O Chat GPT tem a proposta de oferecer respostas o mais próximo possível da linguagem humana, o que virou um alerta para diversos setores como os de segurança, educacionais e de informação. Formulando suas interações pelo repertório encontrado na internet, esse banco de dados que pode vir de sites, publicações jornalísticas ou até mesmo de redes sociais pode apresentar “furos” que impactam negativamente na experiência do usuário, que é onde o Google concentrou sua defesa.

A atualização Google Helpful Content já está sendo rodada no Brasil desde dezembro de 2022, onde ficou conhecida como “atualização de conteúdo útil”, pois, na prática, significa que sites, textos, artigos e todas as produções que podem usar estratégias de SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca) para melhorar a posição no Google precisam ser ainda mais úteis, autênticas, aprofundadas e, principalmente, escritas de pessoas para pessoas.

Ou seja, os produtores de conteúdo precisam hoje de mais esforço e dedicação para unir a qualidade da escrita a ideias originais, entregando materiais únicos e de maior valor para chamarem a atenção do Google. 

Isso nos assusta? Não! Como podemos observar, em todo mercado onde há concorrência, o consumidor é quem ganha com a disputa, afinal, são iniciativas que elevam o padrão de qualidade. Empresas ou agências que já se preocupavam com a experiência do usuário e em construir autoridade, pouco precisaram fazer para se adaptar às novas recomendações – como aconteceu aqui na Marketing Sem Frescura.

Por outro lado, produções que se baseavam apenas em palavras-chaves, em reciclar materiais, reescrever, fazer colagens, resumos ou textos sem posicionamento perderam colocações na busca orgânica nos últimos meses de forma significativa.

Como na nova atualização são analisadas cada postagem isoladamente e também o site como um todo, a perda de posições na SERP (Search Engine Results Page ou, página de resultados dos buscadores) está sendo um pesadelo para algumas empresas, que precisam agora correr contra o tempo para deixar toda a casa “limpa”.

Afinal, o que fazer e não fazer agora para agradar o Google?

Podemos dizer que aplicar técnicas de SEO é uma capacidade adquirida por especialistas que precisam estar completamente atentos às tendências e mudanças do segmento. Por exemplo, vamos citar abaixo um resumo do que recomendamos fazer e não fazer no seu marketing digital e de conteúdo que são válidos hoje, na data desta escrita, mas, que podem ficar ultrapassados a qualquer momento 😉

NÃO FAÇA!

  • A estratégia de misturar textos dos sites melhor ranqueados pelas palavras-chaves que te interessam não dará mais resultados. E escrever novos textos somente voltados às palavras-chave também não.
  • Não reescreva sem acrescentar algo novo – coloque a sua própria experiência.
  • Não escreva sem conhecer a sua persona. 
  • Não confie demais na IA (Inteligência Artificial) – use com cautela e sempre finalize com uma edição humana.
  • Não seja genérico, evite escrever para a massa.

FAÇA!

  • Pense na experiência do usuário em primeiro lugar.
  • Conteúdos que demonstrem a sua experiência e conhecimento sobre o assunto.
  • Posicione-se.
  • Pesquise.
  • Conteúdos estratégicos, pensados para cada etapa do funil de vendas.
  • Dê respostas às dúvidas.
  • Textos “confortáveis” e com a linguagem adequada ao seu público, que gerem uma experiência de prazer.
  • Aposte em links e backlinks, pois eles indicam ao Google como a sua página se relaciona com outros conteúdos na web.

Um pouco da importância de links e backlinks para a relevância dos conteúdos.

Os links e backlinks são apreciados pelo Google e devem ser sempre estratégicos e de qualidade, ou seja:

  • Procure e aceite interação com páginas de autoridades nos assuntos de interesse para valorizar o seu conteúdo; 
  • Concentre-se em produzir sempre com a máxima qualidade para que possa ter conteúdos usados como referência em outras páginas; 
  • Busque parcerias com especialistas da área de interesse; 
  • Aposte em infográficos compartilháveis. 
  • Use links internos para otimizar o seu site.

Veja mais o que Neil Patel, um dos maiores especialistas em marketing digital no mundo, falou sobre o assunto neste artigo que destaca como os links devem conquistar e promover autoridade: 

  • O Google quer qualidade e não quantidade, ou seja, a compra de serviços que visam manipular a classificação por meio de compra de backlinks pode causar até mesmo o banimento do site da plataforma, pois caracteriza uma violação das suas diretrizes. 
  • Posts com dicas de vários experts em determinado assunto podem gerar mais engajamento e com sorte os entrevistados compartilharão com seus próprios públicos o conteúdo que os citaram.
  • Um blog é extremamente importante no ranqueamento, pois pode alavancar campanhas de busca e ainda utilizar links internos de forma contínua otimizando o trajeto dentro do próprio site, o que agrada ao Google.
  • A seção de depoimentos de um site é excelente para a conversão e podem, também, ser muito úteis para o ranqueamento se utilizarmos técnicas de backlinks inserindo, por exemplo, o site ou endereço da rede social de quem fez a declaração.

Aqui na Marketing Sem Frescura a gente se preocupa com estratégias de SEO dia sim e dia sim também, porque o Google nunca descansa e diariamente são feitas atualizações e correções. 

E estar atento não é o nosso único diferencial para a consistência da performance dos sites e campanhas dos nossos clientes. Nossas produções também são feitas por profissionais mais que qualificados e que são apaixonados por aquilo que fazem. 

Vem saber mais! Aqui na Marketing Sem Frescura o marketing digital do seu negócio é levado muito a sério e com total profissionalismo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *