Raio-x do negócio: sobre a importância de realizar o diagnóstico da saúde da sua empresa
  • 13 de fevereiro de 2023
  • mktsemfrescura
  • 0
Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...

Se a preocupação com a saúde deve ser uma prática em nossa vida, não é diferente quando falamos de negócios. E tanto na vida pessoal quanto empresarial, o diagnóstico é o primeiro passo para a tomada de decisões assertivas sobre o que devemos fazer.

Trabalhamos no raio-x de um negócio quando, por exemplo, adotamos as perguntas “Por quê?”, “Como?”, “Onde?”, “Quando?”, “Quanto?” para detectar problemas ou avaliar performances.

Saber o que acontece com a sua empresa é um exercício contínuo e exige dedicação, pois mesmo bons resultados podem esconder novas oportunidades ou algo que não vai tão bem, e que trará consequências negativas em algum momento da gestão.

Um diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações futuras, tanto quanto o entendimento da raiz de um problema é o único caminho para a sua resolução.

Para começar é importante separar todas as áreas da empresa, por exemplo: financeiro, operacional, comercial, marketing, logística, gestão e recursos humanos.

Depois, defina o que você quer diagnosticar em cada área, determine um prazo para coleta de dados e faça uma cuidadosa avaliação dos resultados, a etapa mais importante do processo, que dará o embasamento para seus planos de ação.

Análise Swot

Albert Humphrey, na década de 60, liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford sobre os dados das 500 maiores corporações relatadas pela revista Fortune da época.

O método que analisou e cruzou os dados sistematicamente transformou-se em um exercício, a análise SWOT, ou matriz SWOT, que hoje é utilizada por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias empresariais.

Philip Kotler ofereceu uma definição para a metodologia: “A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT” (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats).

Aqui, este método de gestão também pode ser conhecido como análise FOFA ou matriz FOFA, como foi traduzido para o português.

Para a realização do seu raio-x é imprescindível conhecer essa ferramenta de planejamento estratégico, que significa a análise das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças nos ambientes externos e internos do negócio. 

Esses fatores estão organizados da seguinte forma:

Ambiente interno: pontos fortes e fracos de uma empresa.

O ambiente interno da empresa é formado pelos recursos humanos, financeiros e físicos, entre outros, sobre os quais é possível exercer maior controle, pois são resultado de estratégias definidas pela gestão.

É onde podemos identificar os pontos fortes, que são os recursos e habilidades que podem ser uma vantagem competitiva, e os pontos fracos, que são as deficiências que a empresa apresenta em comparação a seus concorrentes.

Para identificar os pontos fracos do seu negócio, questione:

  1. No que minha empresa/produto pode melhorar?
  2. Onde minha empresa tem menos recursos que os concorrentes? 
  3. Em que o meu produto é pior que o dos concorrentes?
  4. O que as outras empresas/públicos acreditam que sejam as fraquezas do meu produto/empresa?

E para os pontos fortes

  1. O que a minha empresa faz bem? O que o meu produto tem de bom?
  2. Que recursos especiais minha empresa possui e pode aproveitar?
  3. O que empresas/públicos acreditam que eu faço bem? 
  4. Que outras empresas/públicos acreditam que o meu negócio é bom?

Como já dissemos, para a análise, é importante separar os departamentos e pontuar o desempenho e importância de certas características em cada um. Veja alguns exemplos:

Marketing

  • Distribuição.
  • Equipe de vendas.
  • Participação de mercado.
  • Cobertura geográfica.
  • Preços.
  • Qualidade de produtos e serviços.
  • Reputação da empresa.
  • Satisfação e retenção de clientes.

Exemplo de força: alto índice de satisfação dos clientes e recompra.

Exemplo de fraqueza: dificuldade de logística e distribuição.

Financeiro

  • Caixa.
  • Capital.
  • Solidez.

Exemplo de força: capital positivo.

Exemplo de fraqueza: empresa com pouco crédito no mercado.

Produção

  • Capacidade.
  • Conhecimento técnico.
  • Economia de escala
  • Instalação / maquinário.
  • Qualificação da mão de obra.

Exemplo de força: profissionais especializados e atualizados.

Exemplo de fraqueza: equipamentos não conseguem acompanhar tendências tecnológicas.

Gestão

  • Capacidade de adaptação.
  • Empreendedorismo.
  • Liderança.
  • Motivação dos colaboradores.

Exemplo de força: CEO experiente.

Exemplo de fraqueza: estagnação mercadológica.

Ambiente externo: ameaças e oportunidades.

São os fatores que estão fora dos limites da empresa, os quais não temos controle, mas que influenciam da mesma forma. Estão divididos basicamente em fatores macro ambientais (questões políticas, demográficas, tecnológicas, econômicas, etc.) e fatores micro ambientais (fornecedores, parceiros, consumidores, etc.).

Da mesma forma que na análise do ambiente interno, somente um acompanhamento frequente poderá ser capaz de identificar em tempo hábil as oportunidades e ameaças que surgirem, com atenção a um detalhe importante: são fatores que influenciam todo o mercado, e portanto, as empresas mais rápidas e hábeis no seu diagnóstico, são as que terão melhores resultados.  

Identifique oportunidades para o seu negócio perguntando:

  1. Quais oportunidades externas posso identificar para o meu produto/empresa no campo político, econômico, tecnológico, etc?
  2. Quais oportunidades podem ser identificadas nos meus concorrentes para o meu produto/empresa? O que eles fazem mal feito? Que recursos não possuem? Onde estão em desvantagem?
  3. Quais oportunidades para o meu produto/empresa vem de fornecedores, canais, matéria-prima, etc?

Agora identifique as ameaças:

  1. Sob quais ameaças externas o meu produto/empresa está sujeito no campo político, econômico, tecnológico, etc.?
  2. Quais são as ameaças provenientes dos meus concorrentes sobre o meu produto/empresa? O que eles fazem de melhor? Que recursos especiais possuem? Onde levam vantagem?
  3. Quais ameaças para o meu produto/empresa vem de fornecedores, canais, matéria prima, etc?

De forma simplificada, oportunidades são os fatores que podem beneficiar uma empresa e ameaças, os que têm ação contrária. Para tornar mais fácil a análise de Swot, dividimos as ameaças externas da seguinte forma:

Macroambientais

  • Demográficas.
  • Econômicas.
  • Tecnológicas.
  • Regulatórias.
  • Políticas.
  • Culturais, entre outras.

Exemplo de oportunidade: redução no imposto de determinada matéria-prima.

Exemplo de ameaça: pandemia e necessidade de isolamento social.

Microambientais

  • Concorrentes.
  • Clientes.
  • Distribuidores.
  • Fornecedores, entre outros.

Exemplo de oportunidade: chegada de um fornecedor mais competitivo.

Exemplo de ameaça: aparecimento de um concorrente direto.

Quais as vantagens da análise SWOT.

A análise SWOT é um sistema simples e por esse motivo pode ser aplicado a qualquer modelo de negócio, tamanho de empresa ou objetivo específico. Por exemplo, pode ser usado tanto para definir a estratégia ideal para o lançamento de um site, quanto para a gestão de uma multinacional.  

O que você ganha numa análise SWOT

  • Análises externas e internas do negócio.
  • Diretrizes para a gestão da empresa.
  • Dados para estabelecer prioridades de atuação.
  • Base para elaboração de estratégias e planos de ação assertivos.
  • Obter diagnóstico para fortalecimento dos pontos positivos, identificação dos pontos de melhoria e oportunidades de crescimento, etc.

Sintetizando, utilizar a metodologia torna a sua gestão capaz de identificar e encontrar a melhor solução possível para qualquer tipo de problema. Na prática, cuida da sua saúde empresarial, desenvolvendo seu negócio com competitividade.

O bom planejamento estratégico vai saber escolher as melhores oportunidades e como aproveitá-las. Vai definir como se defender das ameaças que realmente podem impactar no seu desempenho. Sendo impossível ter somente pontos fortes e nenhuma fraqueza, saber as lutas que serão travadas e como lidar com elas, acima de tudo, transmite a confiança necessária para o sucesso. 

A Marketing Sem Frescura, em seu núcleo de consultoria em marketing de negócios, oferece todo o apoio necessário para um diagnóstico preciso, capaz de aproveitar as oportunidades, defender-se de ameaças, potencializar os pontos fortes e oferecer soluções adequadas para as fraquezas. Veja aqui nosso modelo de matriz SWOT, com os 4 quadrantes tradicionais.

Nossas entregas simples e descomplicadas estão aqui prontas para atuar nos melhores resultados possíveis à sua gestão. Conta com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *