LOVE BRAND é o status que a sua marca deseja, PODE APOSTAR!
  • 23 de fevereiro de 2022
  • mktsemfrescura
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Você já tentou criticar os produtos Melissa para uma “melisseira”? Ou dizer que prefere seu Android para um fã da Apple? Se sua resposta foi sim, você já entendeu o que é uma Love Brand e o que ela representa.

Foi-se o tempo em que o maior objetivo de uma marca era vender, vender e vender. Hoje ela quer conquistar fãs, ser defendida, amada e estar presente na vida das pessoas de uma forma que ultrapassa as relações comerciais de consumo.

O marketing digital propiciou o crescimento desse tipo de sentimento ao estabelecer uma comunicação mais direta e afetiva com marcas, produtos e serviços, que agora estão presentes em nosso cotidiano e muitas vezes nem percebemos que se tornaram parte de nossa própria personalidade.

Love Brand é uma história de amor. Construída com transparência, confiança, afinidade, reciprocidade e admiração. E pessoas apaixonadas escolhem e defendem com o coração, garra, unhas e dentes, o objeto do seu amor.

Para se tornar uma Love Brand é necessário começar com um excelente trabalho de branding, ou seja, desenvolver estratégias de marketing focadas na gestão da marca para definir a imagem e o posicionamento perante os consumidores.

Já, para se conquistar o amor genuíno desses clientes é preciso ir além e fazer as pessoas se identificarem com seus valores, sentirem-se íntimas e profundamente conectadas. Mas como fazer isso?

Na prática, você precisa gerar engajamento, estabelecer uma relação de plena confiança e intimidade e construir uma fidelidade que supera a razão. A Harley-Davidson, por exemplo, é um ícone quando falamos de Love Brand, pois o número de fãs no mundo supera o número de clientes, ou seja, uma relação que foi muito além do comercial. 

Para gerir uma marca são levados em consideração elementos como identidade visual, personalidade, aspectos socioculturais, valores e a voz da marca: de que forma, por onde e com quem se comunica. E para construir uma Love Brand todos esses elementos precisam ser explorados com muito mais intensidade.

Vamos a algumas dicas para se tornar uma Love Brand? O portal Rockcontent preparou uma lista:

TENHA UMA PERSONALIDADE DE MARCA BEM DEFINIDA

Como já dissemos, tudo começa pelo branding. Com a definição de missão, visão e valores para orientar as estratégias, torna-se possível personalizar a marca, que é como o consumidor irá percebê-lo e identificar-se.

ASSUMA SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Assumir quer dizer estar presente e engajado todos os meses do ano e não somente na doação de Natal. Os consumidores esperam um compromisso genuíno da marca, na sua essência e comportamento. Marcas tornam-se responsáveis socialmente quando acolhem a diversidade e protegem o meio-ambiente, por exemplo. 

EXPLORE O MARKETING DA NOSTALGIA

Fazer as pessoas lembrarem-se de bons momentos é uma forma bem eficiente de tocar o coração delas.

DESENVOLVA UM LIFESTYLE ASPIRACIONAL

Marcas atraem identificação criando um estilo de vida capaz de atrair, despertar o interesse e conectar as pessoas à sua forma de ver e viver o mundo.

CRIE UMA EXPERIÊNCIA MEMORÁVEL PARA O CLIENTE

Para ficar na lembrança, a marca precisa provocar excelentes e inovadoras experiências em todos os pontos de contato e não somente na utilização do produto ou serviço.

ENGAJE-SE EM TENDÊNCIAS DO MOMENTO

Relevância é importante para acompanhar o consumidor em sua evolução social, digital e mercadológica, portanto manter-se atualizado é essencial. É preciso estar pronto para atender as necessidades de hoje do cliente, e melhor ainda, do amanhã, se possível.

NUTRA SUA COMUNIDADE NAS REDES SOCIAIS

Lembra que a conexão deve ir além da venda de produtos e serviços? Mostre interesse em estar próximo do seu público, em todos os momentos, compartilhando valores e experiências através das redes sociais.

FORTALEÇA A IMAGEM DA MARCA NA MÍDIA

O branding é uma ação ampla, que deve envolver também a construção de uma boa imagem na mídia através de conteúdos diversificados para atrair a consciência da marca e uma boa opinião pública.

CULTIVE OS FANDOMS, CONECTANDO A MARCA COM TIMES, BANDAS, EVENTOS E MOVIMENTOS

Sim, é difícil uma marca ter um verdadeiro fã clube. Mas, de artistas, clubes de futebol e até estilos de vida, por exemplo, existem vários. Que tal associar a sua marca?

TRABALHE COM INFLUENCIADORES DIGITAIS

No mundo digital, existem diversas novas celebridades que podem possuir valores semelhantes ao da sua marca, e, consequentemente, ao de seus inúmeros seguidores.  

PROMOVA A ADVOCACIA DE SEUS COLABORADORES

O que isso quer dizer? Trabalhe o amor à marca também, e principalmente, de dentro para fora. Envolver os colaboradores no processo, tornando-os embaixadores de seus valores é possível através da valorização do seu trabalho, respeito e motivação. Trabalhadores felizes, clientes satisfeitos.

Love Brand, como todo relacionamento, precisa ser nutrido com atenção e cuidado para ser duradouro e prosperar. Portanto, o trabalho do marketing não tem fim, pois é necessário reafirmar dia a dia o valor que a marca dá a cada fã conectado.

A Marketing Sem Frescura sonha alto e não gosta de perder desafios. Por isso, trabalhamos duro para que os nossos clientes sejam mais que bem sucedidos comercialmente. Queremos transformar marcas em casos de amor, assim como somos apaixonados pelo que fazemos e por quem fazemos. 

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