Missão visão e valores
  • 13 de abril de 2021
  • mktsemfrescura
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Se você circula em ambientes corporativos há um tempo, já viu pelas empresas quadros “inspiradores” que continham o trio Missão, Visão e Valores. Essas definições surgiram na década de 1990 com a popularização do ISO 9000 e faziam parte de um dos muitos itens que uma empresa tinha que cumprir para obter a certificação.

Na época, eram usados clichês e termos floreados, que cumpriam apenas uma exigência prática e pouco significavam para a organização e seus colaboradores.

Mas, com o passar das décadas, fatores como desenvolvimento tecnológico, transformação digital, globalização, abertura de mercados, aumento de concorrência e amadurecimento do perfil do consumidor fizeram com que a necessidade de uma cultura organizacional mais sólida, comprometida e bem planejada passasse a ser parte fundamental para a sobrevivência mercadológica de uma empresa.

As palavras esquecidas nas paredes começaram a ser revisitadas e a ganhar mais relevância à medida que as organizações passaram a ser mais pensantes e precisaram cada vez mais destacar seu profissionalismo e responsabilidade.

Para uma construção de valor, outros conceitos foram somados e hoje temos a possibilidade de estruturar e gerir uma empresa a partir de uma concepção mais clara de si mesma, com estratégias de ação mais assertivas e coerentes com seus próprios objetivos:

  1. Propósito: porque a empresa existe.
  2. Missão: como a empresa faz e o que entrega.
  3. Visão: onde quer chegar.
  4. Valores: como a empresa age.
  5. Posicionamento: o seu lugar exclusivo, como se diferencia.

Desenvolver esses conceitos é indicado, e possível de ser aplicado, a todos os tipos de empresa, independente de seu porte ou curva de vida. Serão a base para uma direção estratégica dos negócios, desde as rotinas técnicas e operacionais até a motivação da equipe.

Acima de tudo, permitirá que seus gestores estejam sempre conscientes e predispostos à reflexão sobre seus papéis no desenvolvimento e futuro da empresa, assim como sobre o papel social da empresa na sociedade.

Construção

Não é tarefa fácil. Exige-se bastante atenção e dedicação de diretores, líderes, gestores e até de colaboradores na definição desses conceitos. Cada empresa definirá quem participa desse processo de construção, mas na aplicação, todos devem ser envolvidos.

Propósito

“Temos que ser muito cuidadosos com as escolhas que a gente faz. Uma marca que não tem propósito não tem alma. A gente também erra, mas, o mais importante é aprender e ajustar. O diálogo com o consumidor nos faz corrigir mensagens ou ajustar planos”. – Poliana Sousa, VP da Coca-Cola.

Um propósito nasce a partir da identificação da essência do seu negócio. É algo único, que só pertence a você: não define o que você faz, mas “porque” faz.

Ele responde ao problema que a organização se propõe a resolver: o que ela é, para que existe e qual o sentido que ela tem para a sociedade. O propósito inspira, relaciona-se a valores universais e conecta-se às causas.

Perguntas chaves para construir o seu propósito:

  • Quais impactos causamos (e pretendemos causar) nas pessoas, na sociedade e no mundo em que estamos inseridos?
  • Caso nossa empresa desaparecesse, o que morreria com ela?
  • Quais temas são grandes causas para nós?
  • O que existe além da nossa operação e dos negócios que administramos?
  • Quais assuntos nos mobilizam de corpo e alma?

Exemplo DOVE:
Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade.

Missão

“Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa, mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”. – Philip Kotler

A missão é a materialização do propósito. Foca no que a empresa faz e é ela que direciona os objetivos institucionais inspirados pela essência.

Em suma, é ela que dá sentido às ações diárias e deve ser a identidade da organização, pontuando de forma clara e objetiva qual é o seu negócio.

Perguntas chaves para construir a missão:

  • Para que existimos?
  • O que nos propomos a fazer?
  • Como pensamos em fazer?

Exemplo GOOGLE:
Organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.

Visão

A visão mostra o que a empresa quer ser no futuro, onde quer chegar, suas metas para os próximos anos.

Ela é objetiva ao declarar sua grandeza: ser a melhor, ser a maior, ser a pioneira, ser a mais inovadora etc.

Perguntas chaves para construir a visão:

  • O que a sua empresa quer ser?
  • Onde ela espera estar em 2, 5, 10 anos?

Exemplo PETROBRAS:
Visão 2030 – Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.

Valores

“Não negocie seus valores”. – Monica Abreu

Os valores dão forma à cultura da empresa. Eles representam aquilo o que a empresa acredita e que, para ela, é inegociável.

É “como” vai agir para chegar lá: eles norteiam as escolhas por trás de cada decisão.

Pergunta chave para construir valores:

  • Quais são os valores inegociáveis da empresa?

Exemplo COCA-COLA:
Inovação; liderança; responsabilidade; integridade; paixão; colaboração; diversidade; qualidade.

Posicionamento de Mercado

“Posicionamento é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo”. – Philip Kotler

Posição de mercado é como seu negócio se diferencia da concorrência na percepção do consumidor, conquistando um lugar de destaque. É um conceito de marketing cujo objetivo é fazer parte da conquista de uma liderança mercadológica.

Quais passos devem ser seguidos para a definição de um posicionamento?

Conhecer o mercado, público-alvo e concorrência para ter uma referência.
Identificar quais valores, significados e comportamentos você quer que representem a sua marca, lembrando sempre que devem diferenciá-lo da concorrência e atender às expectativas dos consumidores.
Criar uma comunicação eficiente, que transmita o posicionamento em mensagens claras e objetivas e que impactem o consumidor.

Perguntas chave para construir um posicionamento:

  • Como você gostaria que seus consumidores enxergassem a sua marca?
  • Qual a maior qualidade do seu produto ou serviço?
  • Quais as aspirações do público do seu segmento?
  • O que o seu público espera da sua marca?
  • Qual o posicionamento dos seus concorrentes e como você pode ser diferente?

Exemplo NATURA:
Nossa marca se diferencia no segmento de beleza pela promessa de sustentabilidade, beleza livre de estereótipos e associação ao bem-estar, que estão presentes em toda a comunicação.

Mais do que conhecer esses conceitos, para a construção deles é necessário entender que todos devem estar interligados e devem ser apoio e consequência um do outro. Deve haver sinergia para que sua existência cumpra o propósito de desenvolver e gerir a empresa.

Um posicionamento deve refletir o propósito, que deve estar alinhado com a missão e visão da empresa, respeitando sempre seus valores. Assim fornecedores, parceiros, aliados, colaboradores e principalmente clientes terão a percepção ideal de profissionalismo e credibilidade da sua empresa.

São a partir deles, juntos, que surgirão planejamentos, estratégias e ações que permitirão uma atuação sólida e competitiva no mercado.

Também, é muito importante a promoção desses conceitos junto à equipe. Ao integrá-los numa mesma energia, cria-se mais identificação, sentimento de pertencimento, motivação e produtividade.

Com esses conceitos definidos, o futuro é mais promissor e você estará pronto para alcançá-lo com sucesso.

É por isso que nós, da Marketing Sem Frescura, incentivamos a criação e assessoramos no desenvolvimento desses pilares organizacionais, para que as estratégias de marketing e comunicação estejam sustentadas por bases sólidas e coerentes. Conte com a gente desde o primeiro passo até a divulgação mais assertiva dentro do ambiente organizacional ou demais canais de comunicação. É o nosso jeito de fazer simples e bem feito.

Que tal uma inspiração? Saiba no que acreditamos:

Propósito da Marketing Sem Frescura:
Apresentar ao mercado uma forma de gerar relacionamentos e soluções respeitosas, altamente competitivas e geradoras de impactos positivos na sociedade.

Nossa Missão:
Fortalecer pessoas e negócios através da comunicação para maior rentabilidade sustentável, com energia e criatividade.

Nossa Visão:
Ser uma das melhores agências para se trabalhar, altamente rentável e reconhecida pelos seus clientes como parceira de negócio.

Nossos valores:
Respeito e Franqueza: cuidado e transparência em TODAS as relações.
Cumplicidade e Excelência: fazer o melhor, na condição que temos, enquanto não temos condições melhores, para fazer melhor ainda (Mario Sergio Cortella). #tamujunto
Garra: colocar energia e criatividade em tudo que aparecer.

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1 comments on “Propósito, Missão, Visão, Valores e Posicionamento

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