• 1 de março de 2021
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Investimento em logística é a aposta das empresas para aumentar a competitividade e experiências para o cliente

Chegando para trazer mais agilidade, conforto e novas experiências para os consumidores, a logística avançada é a nova tendência do varejo. Pedidos podem ser entregues algumas horas após a compra, aumentando o conforto e diminuindo a ansiedade dos clientes.

O crescimento exponencial das vendas físicas e onlines apresenta a necessidade de ter uma logística mais rápida que acompanhe o fluxo intenso de entregas, esse é um dos fatores importantes para a cadeia de suprimento (Supply Chain Management), pois ela está diretamente ligada às vendas. 

O objetivo da logística avançada é procurar atingir as necessidades dos clientes com qualidade máxima e custos mínimos, visando manter e aumentar o nível de competitividade de uma empresa de varejo.

A grande empresa têxtil espanhola Inditex informou que investirá 1700 milhões de euros no reforço e capacidade logística justamente por causa do aumento das vendas online. O intuito é disponibilizar todas as suas marcas online até 2021. O investimento mira em aumentar a eficiência na gestão do tempo de envio e duplicar a velocidade de transporte, armazenamento e recolocação da mercadoria.

A Inditex possui lojas em 96 países e conta com 202 mercados através da plataforma de vendas online da Zara. Além de 10 centros logísticos operando na Espanha com suporte logístico às 7.500 lojas do grupo.

O Mercado Livre também está investindo no setor logístico. Recentemente fechou parceria com a colombiana Liftit. Injetou US $14,3 milhões, com o apoio de empresas como IFC, Monashees, Jaguar Ventures e NXTP, tudo para criar logísticas mais eficientes e melhorar as experiências de compra para quem vende e compra com o ML.

A plataforma Liftit é potência de mercado na Colômbia, atuando também no México, Brasil, Chile e Equador. Suas estratégias focam em distribuição expressa dos produtos nos grandes centros, conectar usuários à ampla rede de motoristas de perfis e portes de cargas diferentes, assim administrando em tempo real a entrega final conhecida como  “last mile delivery” (quando a encomenda sai do centro de distribuição e vai até o cliente).

Logísticas bem planejadas e executadas refletem em ganhos para a cadeia de suprimento, ou seja, gera mais competitividade e vantagens para clientes e fornecedores.

Fonte: G1

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