Qual a diferença entre público alvo e persona?
  • 19 de fevereiro de 2021
  • mktsemfrescura
  • 0
Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...

Há muito tempo empresas reconhecem a importância da comunicação para seus negócios e com a concorrência cada vez mais acirrada, os esforços de marketing têm cada vez menos margem para erros.

Para uma comunicação de resultados, existem informações imprescindíveis:

  • O que falar
  • Quando falar
  • Por onde falar
  • Para quem falar

Sem essas respostas, não há estratégia. E sem uma estratégia, sua empresa não vai a lugar algum.

Neste artigo vamos tratar de um conceito recente, que nasceu com o marketing digital, e sua importância para o planejamento de comunicação: quem são as personas e qual sua diferença em relação ao nosso já conhecido público-alvo (P.A.).

Podemos tratar as personas como uma “evolução” do público-alvo. Trata-se de um perfil mais detalhado e aprofundado, que vai além das características basicamente econômicas, sociais e demográficas que são utilizadas no P.A.

A persona representa um cliente fictício, ideal ao seu negócio. Ela é determinada por características reais de seus clientes, que levam em consideração além dos dados do público-alvo, seu comportamento, sua rotina, seus hábitos de compra, seu estilo de vida, seus hobbies, fontes de informação favoritas, ambições, suas dúvidas e dores relacionadas ao seu produto. Ao denominá-las, criamos uma identificação ainda maior, gerando mais empatia para o direcionamento da comunicação.  

Para o marketing, ambas têm seu papel e relevância. 

Embora em alguns casos personas também possam ser utilizadas nessa fase inicial, o público-alvo continua sendo útil nas primeiras etapas de um plano, por exemplo, na criação de produtos e estudos preliminares de mercado quando não há clientes reais que possam gerar informações relevantes.

Conforme o ciclo de vida do produto ou serviço evolui, suas estratégias também amadurecem e trabalham sobre informações cada vez mais completas, como é o caso da adoção das personas para as ações de marketing mais assertivas.

E para entender melhor essa diferença, veja nesse exemplo como um mesmo “público” pode ser apresentado na estratégia de marketing de uma academia que oferece treinamento personalizado e somente para mulheres na cidade de Santos/SP:

Público-alvo: 

Mulheres, acima de 35 anos, residentes em Santos/SP, casadas, com formação superior, renda acima de R$5 mil que investem em saúde e beleza rotineiramente.

Persona:

Ana tem 35 anos, é casada e tem um filho pequeno. Mora em Santos, litoral de São Paulo, formou-se em direito e trabalha em horários flexíveis. Com sua renda individual de R$6mil, além de contribuir para despesas gerais da família, utiliza boa parte em compras pessoais de moda, estética e beleza. É vaidosa e procura por alternativas de cuidados pessoais que possam ser conciliadas com a sua rotina de mãe e profissional. Seu lazer envolve passeios à praia, shopping, cinema, restaurantes, viagens e é basicamente diurno. Gosta de acompanhar tendências pelo Instagram e blogs de influencers com as quais se identifica. 

Observe que no público-alvo as informações são mais genéricas e embora sejam fomentadas em estudos de mercado, apresentam perspectivas. A persona foi criada com base em dados reais, fornecidos pelas características de clientes que consomem este serviço. Não pode existir “achismo” na elaboração de personas. 

Se precisa de apoio conte as estratégias personalizadas para o seu negócio aqui na Marketing Sem Frescura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *