• 7 de dezembro de 2020
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A Marketing Sem Frescura vai te apresentar de forma fácil um dos melhores investimentos em marketing da atualidade.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na atração de clientes através da produção de conteúdos relevantes e qualificados. É uma das ferramentas do inbound marketing e não faz promoção direta da marca, distribuindo um conteúdo de valor e útil ao público-alvo de forma espontânea e para encantá-lo.

Através de publicações em blogs, vídeos, e-books, posts, redes sociais entre outros, uma marca pode aproximar-se de seu público pela forma mais valiosa: confiança. Ao estar presente na vida desse consumidor quando ele mais precisa, auxiliando em suas dúvidas, com mensagens de incentivo e dicas úteis, a marca torna-se autoridade no assunto e assume uma posição privilegiada para o momento da compra, pois será facilmente lembrada.

Potenciais clientes confiantes na marca representam um bem importantíssimo para qualquer estratégia de marketing. Ao transformar a jornada de compra em um processo natural, o consumidor avança as etapas do funil de vendas sem contratempos e de forma mais rápida, trazendo resultados positivos para a empresa em larga escala.

Neil Patel resume em 4 etapas a estratégia de Marketing de Conteúdo:

  • Educar o público
  • Ganhar autoridade no assunto
  • Influenciar a decisão de compra
  • Transformá-lo em um embaixador da marca (no pós-venda).

O Marketing de Conteúdo passou a ser relevante quando surgiu a concorrência. Ou seja, desde sempre. Mesmo antes da era digital, grandes cases de sucesso na história da propaganda mundial se basearam em seu conceito, como o famoso Guia Michelin (que inspirou também o Guia Quatro Rodas), as receitas nos rótulos das latas de Leite Moça nos anos 80, os cards colecionáveis e disputadíssimos dos chocolates Surpresa e o inesquecível Clube Irmão Caminhoneiro Shell entre diversos outros.

Mas quando avançamos no tempo e nos vemos hoje impactados por conteúdos a todo o momento, em todas as formas e meios, tendo a cada dia mais opções de compra em todos os segmentos, como ser a escolha certa do seu cliente? Como ter visibilidade e relevância no meio de tanta informação? Sim, investindo em Marketing de Conteúdo. Você precisa ser visto, ser reconhecido por uma imagem positiva e ser lembrado no momento da decisão em meio a tudo isso.

Autoridades no assunto como a Rockcontent, Neil Patel e RD Station destacam os benefícios desse investimento e vamos pontuá-los aqui para você:

  1. Aumenta o tráfego do seu site

A maioria das pessoas usa o Google para se informar, ou seja, seu site é a porta principal de entrada de seus clientes. Com a evolução dos algoritmos e maior rigorosidade da plataforma para ranquear sites que sejam realmente relevantes e qualificados, investir em Marketing de Conteúdo com técnicas de SEO é o caminho mais rápido de estar entre as primeiras posições.

Prova disso é que empresas que utilizam Marketing de Conteúdo têm, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites. E, se você produz mais de 13 conteúdos por mês, esse número sobe para 4,2 vezes (fonte: Rockcontent).

  1. Gera brand awareness

Este é um dos principais objetivos de qualquer estratégia de marketing: que seu público seja consciente de sua marca e reconheça seus produtos e serviços.

Como já foi dito, pessoas familiarizadas com sua marca e alimentadas, por exemplo, por publicações relevantes em blogs ou redes sociais, têm maiores chances de optar por seu produto no momento da compra.

  1. Aumenta o engajamento com a marca

Ao produzir conteúdo de qualidade, útil e relevante, automaticamente você tem grandes chances de engajar seu público.

Mais do que conhecê-lo e ser seu potencial cliente, pessoas engajadas se sentem próximas da sua marca e constituem uma audiência seletiva, que recomenda e até torna-se fiel defensora.

  1. Educa o mercado

Nem sempre o seu público-alvo conhece seu produto ou serviço. Através do Marketing de Conteúdo você pode ensiná-lo, tirar dúvidas, quebrar barreiras e até mesmo criar uma necessidade de compra antes adormecida ou inexistente.

  1. Vende

Com o encantamento gerado pela estratégia de Marketing de Conteúdo, leads são mais facilmente guiados em sua jornada de compras até o momento da tomada da decisão, aumentando consequentemente as vendas.

  1. Impulsiona geração de leads

Como transformar o visitante do seu site em lead? Ações bem planejadas de Marketing de Conteúdo que, por exemplo, trabalham valiosas “moedas de troca” como e-books e webnars tem alto poder de conversão em leads, afinal todos saem ganhando.

Por Neil Patel, segundo a DemandMetric, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera 3 vezes mais leads.

  1. Aumenta o lifetime-value

Quanto mais seus clientes estão confiantes e engajados, mais sólido é seu processo de venda. Quanto mais sólido for seu processo de venda, mais clientes satisfeitos. E clientes satisfeitos retornam.

Sabe-se que vender para um cliente atual é bem mais barato que vender a um futuro cliente.

Com boas táticas de vendas e pós-vendas de Marketing de Conteúdo, o valor total que um cliente gasta em sua empresa (lifetime-value ou LTV) certamente será maior.

  1. Reduz o CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Todo o valor investido em marketing e vendas por sua empresa para conseguir um cliente representa o CAC e obviamente quanto menor esse índice, melhor para a rentabilidade do negócio.

Quando através do Marketing de Conteúdo seu cliente passa pelo funil de vendas de maneira mais espontânea e confiante para efetuar a compra, automaticamente seus esforços (mesmo o financeiro) em outras frentes de marketing podem ser otimizados.

Inclusive, uma boa estratégia de Conteúdo pode também turbinar sua equipe de vendas.

Enfim, os benefícios para o seu negócio são inquestionáveis.

No atual momento digital, não basta estar na internet, pois todos já estão lá. Para se destacar da concorrência uma empresa precisa investir nas melhores e mais reconhecidas estratégias de marketing, que inclui o Marketing de Conteúdo, recomendado pelos maiores especialistas do segmento.

Para finalizar, a RD Station e a Redaweb deram dicas valiosas para não errar na planificação do seu Marketing de Conteúdo:

  • O conteúdo não deve ser todo sobre a sua empresa – lembre-se que não é sobre você, e sim sobre atender as necessidades de seu cliente;
  • Conheça bem seu público / persona;
  • Pense como uma empresa de mídia e leve a sério a sua comunicação;
  • Planeje e tenha seus objetivos de forma clara;
  • Pense em metas e não somente nas ferramentas;
  • Não se esqueça das chamadas de conversão;
  • Diversifique seus canais, esteja onde seu cliente estiver;
  • Tenha um responsável pelo conteúdo, você já sabe da sua importância;
  • Mercadologicamente esteja em todos os lugares que seus clientes estão;
  • Adote as métricas adequadas na avaliação do seu desempenho;
  • Para ser considerado um expert, você precisa entrar em um nicho;
  • Inconsistência e falta de foco inviabilizam a qualidade do seu Marketing de Conteúdo;
  • Valorize e invista em SEO;
  • Monitore corretamente suas palavras-chaves;
  • Dê prazo suficiente para a obtenção dos resultados.

Para garantir que sua estratégia será atingida plenamente e te trará todos os benefícios descritos acima, vem conversar com a Marketing Sem Frescura. Aqui o time é competente e raçudo. #tamujunto

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