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Existem várias formas de marcar presença no mundo on-line. Pode ser em uma rede social, produzindo um blog ou tendo um site, entre outras possibilidades. É fato que, já há bastante tempo, para existir no mundo dos negócios é preciso estar na Internet.
Mas, na era digital existe algo que é cada vez mais importante: não basta ESTAR na internet. É vital estar no Google, ser indexado e fazer o que for possível para se posicionar nas primeiras páginas de busca. E a melhor maneira de conseguir esse resultado é tendo um site que adota estratégias de SEO.
E aí entra a pergunta: por que ter um site pago, se tenho redes sociais gratuitamente?
Quando você constrói uma página em uma rede social, um perfil no Instagram, no Twitter, Facebook ou até mesmo tem um endereço em plataforma gratuita sem domínio registrado, você está construindo sua casa no terreno dos outros. Concorda? E na vida real, tangível, ninguém faz isso se quer ter algo sólido e duradouro.
Alguns bons motivos para ter um site:
1. Presença on-line 24 horas por dia.
Um negócio físico possui suas regras específicas em relação ao funcionamento e horário, ao contrário de um negócio on-line.
Com um site ou loja virtual sua empresa estará acessível no momento que seu cliente desejar, eliminando problemas do cotidiano como trânsito, por exemplo. Sua presença constante torna possível absorver o maior número de consumidores ao mesmo tempo e em horários diferenciados.
2. Seu site é o seu cartão de visita ou sua vitrine on-line.
O site de uma empresa é a porta de entrada para os seus clientes e uma excelente vitrine para qualquer negócio. Nele é possível consolidar todas as informações de contato, serviços e produtos, além de comunicar o propósito da sua empresa, o objetivo pelo qual foi criada e o que pretende realizar.
Além disso, a divulgação e publicidade dos produtos e serviços podem ser feitas de uma maneira mais rápida e fácil, com valores de investimento consideravelmente menores do que na mídia tradicional, como rádios, jornais e TV.
Por fim, o próprio site se torna a porta de comunicação direta com o seu público em geral, abrindo espaço para sugestões e críticas sobre o seu serviço ou produto.
3. Seja encontrado na internet.
Você pode ter sua empresa num ponto físico (ou pontos) e também ativa on-line; um meio sempre vai complementar o outro – não há competição. É muito importante que o seu cliente tenha a possibilidade de te encontrar no momento e como ele precisar.
Quando o consumidor possui uma dúvida sobre um produto ou serviço, realiza diversas pesquisas e encontra várias opções de empresas e negócios. Sua atenção será atraída para aquelas que oferecerem o que ele precisa, quer sejam repostas, soluções ou conteúdos de valor.
Por essa razão é de grande importância que você tenha não apenas um site, mas um site otimizado para buscadores como o Google. Só assim sua empresa irá se destacar entre os concorrentes.
4. Valorização da sua marca no mercado.
Além de promover um produto ou serviço, você pode oferecer conteúdos com dicas e informações sobre o mercado e até mesmo sobre clientes. Sua marca será vista não apenas do ponto de vista comercial, mas como um canal de informação sobre o segmento que atua.
Esta é uma forma de construir uma identidade para a sua empresa, mostrando ao consumidor conhecimento sobre o seu negócio, gerando credibilidade e se posicionando como autoridade no assunto.
Com essa percepção, fica mais fácil para o consumidor decidir qual empresa escolher no momento da compra.
5. Gerar leads e conversões.
Após fixar a sua presença online chega o momento de pensar em estratégias para transformar o seu visitante em consumidor final. Além da otimização do site para buscadores, é importante direcionar o cliente para a venda.
A utilização de conteúdos educativos é uma ótima maneira de atrair potenciais consumidores. Para otimizar esse processo, você pode utilizar landing pages que garantem as conversões necessárias para o seu site e para a saúde do seu negócio.
Além do site, para a empresa é muito importante estar também presente nas redes sociais. Canais como o Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin podem ser utilizados para comunicação, engajamento e para ampliar o alcance dos conteúdos e informações geradas dentro do site ou blog.
Conclusão
Não estamos falando que ter fanpages e perfis em redes sociais ou outras formas de divulgação na web seja dispensável em detrimento a ter um site. Pelo contrário! Mesmo com um site totalmente seu, com domínio registrado e total autonomia, você deve manter suas demais presenças digitais para otimizar e propagar seu conteúdo relevante, gerando cada vez mais leads e conversões.
Cabe aqui reforçar a ideia de que “se você não está no Google, você não existe”. Exageros à parte, essa afirmação faz todo sentido – se você estiver apenas em redes sociais, seu conteúdo não vai estar visível nos mecanismos de busca.
A Marketing Sem Frescura está aqui para apoiar o seu negócio de forma assertiva, por meio das melhores estratégias. E temos um portfólio incrível de sites, além de resultados de sucesso nas redes. Vamos conversar?