Marketing digital
  • 17 de junho de 2021
  • mktsemfrescura
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Hoje quase só se fala em marketing digital, mas você sabe no que ele difere do tradicional? Essa é uma dúvida recorrente, tanto para empreendedores quanto para interessados no assunto vindos de diversas áreas.

Além da diferença óbvia no que diz respeito à internet como ferramenta, existem diversas outras particularidades que distinguem cada um desses modelos. Ambos possuem características distintas em benefícios e limitações, mas, acima de tudo, não são concorrentes entre si.

Embora a necessidade da presença digital tenha se tornado imprescindível à sustentabilidade de qualquer negócio hoje em dia, e consequentemente o marketing digital tenha ganhado certo protagonismo em relação ao tradicional, é preciso entender que ao se complementarem, grandes objetivos podem ser alcançados.

Pequenas e médias empresas, por seus orçamentos mais limitados e menores equipes, têm apoiado-se ao digital sem o devido planejamento para essa tomada de decisão. É preciso entender que somente conhecendo todas as opções, vantagens e desvantagens, será possível criar uma estratégia que rentabilize um investimento, por menor que seja.

Quando falamos de “evolução” para o marketing digital, cometemos um erro comum. Adotar as mesmas estratégias e ferramentas do tradicional para colocar em prática um planejamento digital não atenderá plenamente a nenhum objetivo de marketing.

Para os melhores resultados é necessário conhecer as características de cada um, pois definir a melhor estratégia de marketing de uma empresa é uma tarefa complexa e que exige muito conhecimento mercadológico.

Afinal, quais são as diferenças entre marketing tradicional e digital?

Basicamente, o marketing tradicional tem o objetivo de atingir o maior número de pessoas e engloba todos os meios offline e de massa como TV, rádio, jornais, revistas, impressos, mídias OOH, telemarketing, etc. É o marketing como a maioria das pessoas conhecem.

Por sua vez, o marketing digital trabalha com ferramentas online e digitais, como sites, redes sociais, blogs, buscadores, plataformas de streaming, entre outros. As estratégias tem como objetivo converter leads através da personalização do cliente, criando mensagens únicas para atrair e fidelizar de forma mais consistente.

Principais características:

           Marketing tradicional

  • Ambiente offline.
  • Quantidade.
  • Credibilidade.     
  • Segmentação básica.
  • Mensagens dirigidas a uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo.
  • Monitoramento e obtenção de dados dependem de empresas especializadas.
  • Estruturado e só vai ao ar após o planejamento completo da ação.
  • Resultados de pequeno, médio e longo prazo.
  • Linguagem mais ampla, dirigida a muitas pessoas ao mesmo tempo.
  • Alcance limitado geograficamente.

               Marketing digital

  • Ambiente online.
  • Qualidade.
  • Barreiras de confiança.
  • Segmentação mais detalhada.
  • Mensagens personalizadas para cada público, embora possa atingir uma grande quantidade de pessoas.
  • O Monitoramento é acessível, completo e em tempo real.
  • Planejamento mais imediatista resultando em campanhas menos estruturadas.
  • Resultados em quase tempo real.
  • Linguagem mais pessoas, descontraída, bem humorada e inventiva.
  • Alcance limitado pela qualidade do sinal digital.

Embora hoje em dia seja difícil imaginar uma estratégia de marketing que não inclua o digital, ambos podem atuar sozinhos. Porém, um planejamento que contemple as duas frentes de ação é sempre mais recomendado, pois elas se completam.

Vantagens do Marketing Tradicional

Visibilidade: os meios tradicionais offline possuem alcance de massa, atingindo muitas pessoas ao mesmo tempo.

Alcance democrático: ainda existem locais e pessoas sem, ou com menos acesso à internet. Por exemplo, quanto mais velho o público, maiores são as barreiras para se atingi-lo digitalmente, pois envolvem questões de hábito e confiança. Para casos como estes, as mídias tradicionais como TV, rádio e impressos, entre outras, serão mais assertivas.

Credibilidade: as pessoas depositam mais confiança quando veem uma marca também nos meios tradicionais e não só na internet.

Acessibilidade: embora normalmente associado a grandes empresas, é possível fazer marketing tradicional com verbas mais enxutas, de acordo com a realidade de cada negócio.

Segmentação: existem formas de segmentar a audiência dentro do marketing tradicional, como utilizando veículos de comunicação dirigidos a públicos específicos ou contratando inserções dentro de determinados programas ou faixa horária, entre outras formas.

Criatividade: o marketing tradicional também pode ser inovador, através de ações presenciais, brindes e intervenções corporativas diferenciadas, entre outras muitas opções. Não há limites para a criatividade.

Vantagens do Marketing Digital

Vamos falar um pouco mais sobre o marketing digital, pois é nele que residem as maiores dúvidas, ou encontramos os maiores erros, quando falamos de estratégias de marketing.

Com o avanço rápido da internet, empresas precisaram ajustar-se aos novos formatos de comunicação, “do dia para a noite”, e durante muito tempo as ações não passaram de adaptações trazidas do marketing tradicional.

O tempo passou e só recentemente o digital começou a ser explorado por estratégias que aproveitam todo o seu potencial.

Todas as ações que acontecem no meio digital pertencem ao marketing digital e seu foco não está na quantidade, e sim na qualidade. Veja alguns exemplos:

Anunciar aleatoriamente a promoção de determinado produto em diversos sites e plataformas digitais, constitui uma ação de marketing digital, porém, esta estratégia é herança do tradicional e foca na quantidade de pessoas que verão a mensagem.

Acompanhar a jornada de compras do cliente, identificando as pessoas que estão interessadas no produto e oferecendo diretamente a elas promoções, torna o investimento no lead mais assertivo. Essa é uma forma de ação digital em sua essência, e seu foco está na qualidade.

Agora, algumas vantagens:

Segmentação: o marketing digital permite uma segmentação muito mais detalhada, que vai além do perfil geográfico, de gênero, idade e classe social. Ele permite, por exemplo, chegar até clientes através de seus hábitos, profissões, locais que frequenta, interesses, etc.

Alcance: embora uma boa qualidade de sinal de internet não seja onipresente, o alcance é extraordinário se levarmos em consideração que pode ser até mesmo mundial.

Velocidade: o ambiente online é extremamente rápido, permitindo que pessoas realizem suas compras em poucos minutos onde quer que estejam.

Mensuração: as plataformas digitais fornecem dados que tornam possível administrar as ações de marketing digital de forma muito mais assertiva e em tempo real.

Flexibilidade: com precisão e ao mesmo tempo que as campanhas estão acontecendo pode-se avaliar sua performance e tomar decisões imediatas, alterando estratégias, ampliando investimento ou até mesmo cancelando-as.

Monitoramento: o digital permite que empresas acompanhem o comportamento da audiência, analisando dados que podem antecipar tendências ou chegando na hora certa às demandas.

Performance: campanhas de bom conteúdo possuem maiores chances de viralizar, proporcionando um alcance maior sem a necessidade de investimento extra.

Autoridade: o meio digital, através de conteúdos de qualidade, possibilita que marcas construam uma reputação positiva mais rapidamente e com menos custo que meios tradicionais.
Vamos apresentar rapidamente algumas dicas básicas para melhorar seu marketing digital, mas a Marketing Sem Frescuras tem um artigo completo sobre o assunto, clique aqui para saber mais.
No ambiente digital, o seu espaço único vale ouro. Invista na qualidade e atualização de seu site e/ou blog;

Basicamente a maior parte das pessoas navega pela internet para lazer, estudo, trabalho e passar o tempo. É com conteúdos de qualidade que você cativa essa audiência, tornando-o um lead;

A internet é rápida e muito visual. Seu design, além de autêntico e de qualidade, hoje precisa ser dinâmico, responsivo, leve e fluído para que as pessoas permaneçam na sua página;

A audiência digital dá cada vez mais atenção a novos formatos que saiam do tradicional texto + imagem estática. Invista em podcasts, vídeos, gifs, músicas, animações e qualquer outro recurso diferenciado e adequado a campanha;

Aproveite ao máximo o poder de segmentação digital, personalizando suas campanhas para melhores resultados;

Cuidado com a tentação de estar em todos os lugares ao mesmo tempo só para ocupar espaço digital. Seu público pode não estar presente em todas as plataformas. Identifique seu comportamento e dedique tempo e investimento para se relacionar com ele nos meios certos;

Nem toda estratégia dará os resultados esperados somente com ações orgânicas. Anúncios pagos permitem investimento pequeno e excelente retorno com o planejamento certo. Aqui você encontra dicas sobre essas duas formas de atuação digital;

Acompanhe a concorrência e faça experiências com os acertos deles. Insights positivos podem vir de grandes marcas e normalmente são adaptáveis a qualquer tamanho de negócio;

Técnicas de SEO são imprescindíveis a todos os seus conteúdos, pois é como você poderá ser encontrado nas pesquisas de buscas dos usuários da internet. Quer saber tudo de SEO? Clica aqui;

O e-mail marketing ainda é uma das melhores ferramentas de marketing digital. Se bem usado, oferece ótimas taxas de conversão;

As pessoas praticamente não vivem mais sem seus celulares. SMS marketing é uma estratégia de abordagem interessante, mas como o e-mail marketing, não pode ser invasivo. Deve-se respeitar a decisão da pessoa sobre querer ou não receber aquele conteúdo.

Afinal, como saber o que é melhor para o meu negócio?

Agora que vimos um pouco mais sobre ambos os formatos de marketing, fica mais fácil responder qual o melhor investimento para o seu negócio.

Como já dissemos, uma campanha de marketing que possa contemplar os meios tradicionais e os digitais é sempre o ideal. Além de alcançar mais pessoas, os veículos offline de massa ainda são os grandes responsáveis por atribuir credibilidade às marcas, quebrando barreiras de desconfiança que a internet ainda possui com alguns públicos. Basicamente, ao comprar pela internet uma marca que o consumidor costuma ver na TV, lhe transmitirá muito mais segurança.

Embora em canais e formatos diferentes, a comunicação deve ser única e complementar, fazendo com que o público transite por todos os conteúdos de forma confortável, integrativa e fluída. Ao mesmo tempo, existem estratégias diferentes para cada meio oferecer os seus melhores resultados. Então, sempre: estratégias adequadas a cada ferramenta, mas com a mesma linguagem e comunicação para que o consumidor não se sinta perdido entre uma abordagem e outra.

Mas, acima de tudo e o mais importante, o que deve orientar sua decisão sobre qual dos dois tipos de marketing, ou até mesmo se vale o investimento nas duas frentes, é estudar profundamente o seu público. O investimento total ou maior, precisa ser direcionado para onde ele se encontra.

Sabendo onde seu cliente está, você deve levar em consideração a disponibilidade de verba para planejar como chegar até ele de forma que seu investimento tenha a rentabilização mais adequada.

Portanto, não existe uma resposta padrão a essa questão. O marketing, em sua essência, nasce do estudo das necessidades, do mercado e do público de cada negócio. São eles que determinarão, de forma única, qual a melhor solução para você.

A Marketing Sem Frescura é uma agência que presta uma assessoria completa e acima de tudo personalizada. De forma transparente e sem complicações, oferecemos diagnósticos e planejamentos que visam sempre o melhor resultado, pois nosso objetivo é criar longas parcerias de sucesso.

Chama a gente para uma conversa sem compromisso e se gostou, nos ajude a compartilhar essas dicas.

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