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O foco desta Páscoa, é na logística e distribuição dos produtos e preços mais flexíveis
No ano passado os fabricantes de chocolates foram pegos de surpresa devido a pandemia do coronavírus. Repentinamente foi necessário colocar em prática um plano de ação para realizar as entregas via e-commerce. O planejamento de portfólio e ações da empresa demora em média 12 meses, portanto desde 2020, Amanda Freitas, gerente de marketing Nestlé, já planejava as tomadas de decisões para 2021.
Investir no e-commerce é uma das estratégias. “Sempre pensamos muito em inovação, sabores diferentes, e este ano foi ‘como levar nossas principais marcas ao consumidor, não deixar os itens faltarem, sabendo que ele ainda não deve presentear, pois não haverá muitos encontros”, conta a executiva.
O foco ficou para a distribuição e logística dos produtos e também na flexibilidade de preços, destacando os ovos Baton, Alpino, Talento e KitKat. Como lançamento, apresentam o Baton zero lactose para a linha infantil, atendendo as crianças com essa restrição alimentar.
O catálogo conta com itens pré-Pascoa, como coelhinhos e mini ovos de chocolate, que vão de R$ 2,99 a R$ 14,99 até chegar aos ovos, com variação de R$ 32,90 a R$ 46,90. “Oferecemos opções diferentes de desembolsos, para todo mundo conseguir ter um item, de acordo com sua necessidade”, pondera Amanda.
As marcas Nestlé e Garoto já começaram as propagandas na tv, e nas mídias digitais, iniciará a partir da segunda e terceira semanas de março. Como a Páscoa este ano será dia 4 de abril, o maior investimento será na última semana de março, inclusive no PDV. “O e-commerce cresceu muito, mas ainda não está igual ao varejo físico”, argumenta a gerente de marketing.
Mudança de consumo pós pandemia
Antes da pandemia, a compra por chocolates era mais impulsiva, e durante esse período ela se tornou mais planejada.
De acordo com a pesquisa feita pelo C. Lab (laboratório interno de pesquisas da Nestlé), nos últimos meses teve um aumento de 51% nas compras de chocolates. Antes, o consumo fora do lar representava até 70% e 30% referente à compra planejada (para compartilhar e presentear) e agora os números são o oposto, 70% é de compra planejada e consumo no lar. As compras onlines e entregas expressas colaboraram para isso.
O ato de cozinhar durante esse período se tornou um hobby onde, 53% pretendem continuar cozinhando mesmo após essa crise, e por consequência também elevou o consumo de chocolate.
O investimento realizado nas vendas online, deve permanecer nos PDVs, com todos os cuidados de higienização necessários e protocolos contra o coronavírus. A Nestlé se organizou e antecipou para a Páscoa de 2021 e tem grandes expectativas para as vendas desse ano.
Fonte: Meio e Mensagem