google sites
Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...

Como criar e hospedar um site gratuitamente com o todo o knowhow Google.

Já há muito tempo, ter um site é fundamental para qualquer negócio. Reflita, existe alguma empresa de sucesso, ou alguma importante marca, que não possui um site?

E quando você precisa de algo, desde ver opções de restaurantes a fazer uma compra que surgiu de uma nova necessidade, onde recorrer? Sim, a resposta é Google.

Falando no buscador, ele é um dos grandes motivos para você ter um site, mas existem outros:

. Sua empresa precisa passar credibilidade. Não importa o tamanho do negócio, clientes só consomem através de relações de confiança. E ter um bom site contribui para uma imagem de solidez e autoridade desejável.

. Para crescer. Sim, um site te ajuda a crescer em diversos aspectos mercadológicos.

. Para construir uma relação com seu público. Um site pode contar quem você é, expor suas propostas, captar leads, abrir um canal de comunicação, divulgar seus produtos e até realizar a venda deles.

. Aumentar as vendas, afinal quanto mais facilmente você pode ser encontrado, maiores são suas oportunidades de negócios.

Desde o crescimento das redes sociais, criou-se uma falsa sensação de que elas podem substituir os sites. Principalmente pequenos negócios se apoiaram nessa ideia, mas há um grande erro nessa estratégia.

O marketing digital exige menos investimento do que qualquer outro marketing tradicional. E para uma estratégia de marketing digital de resultados, você precisa de um site.

Não podemos negar que existem fatores que tornam criar um site do zero um grande desafio:

Exige-se tempo e disposição para produção e elaboração de conteúdo

Um site deve contar da melhor maneira possível quem você é, qual sua proposta de mercado, o que oferece para seus clientes e como seu produto ou serviço pode ser adquirido, além de fornecer opções de comunicação direta como telefones de contato, endereço ou até chats.

Ainda, existe uma série de outras possibilidades como direcionamento para outros canais como redes sociais ou blog e criação de plataformas para vendas on-line. Tudo vai depender da necessidade do seu negócio.

Para tudo isso é necessário reunir as informações que são pertinentes e úteis. Depois, definir e elaborar conteúdos adequados e com uma linguagem qualificada e atrativa. Produzir e pesquisar fotos e imagens, escolher características de design…

Sim, você precisa de tempo, foco e dedicação. Afinal, essa é sua hospedagem, sua casa digital. É a primeira impressão que muitos dos seus clientes terão da sua empresa e passar uma boa imagem é fundamental e vale esse investimento.

Conhecimento técnico para a criação

Criar e colocar um site no ar exige conhecimento técnico sobre programação (tecnologias como HTML, CSS, JavaScript e PHP), codificação, design, banco de dados, servidores, hospedagem, domínio e segurança entre outros.

E com a competitividade digital que vivemos hoje, esse profissional precisa não só conhecer, mas estar atualizado com técnicas de SEM/SEO e tendências da web. Não basta existir, você precisa investir no melhor ranqueamento possível dentro dos buscadores, o que exige um site planejado e executado da forma correta.

Regularidade e atenção para a manutenção do site

Depois de tanto investimento, não faz sentido deixar um site às moscas. Lembra do ditado que a primeira imagem é a que fica? Um visitante que encontra um site desatualizado, incompleto, não funcional ou com falhas técnicas dificilmente avança na jornada de compras.

Atualização constante e manutenções técnicas devem ser realizadas e fazer parte da rotina do marketing da empresa.

E onde entra o Google Sites?

Agora você entende melhor porque precisa ter um site. Ou sempre soube, mas faltava o tempo e capital necessário para contratar um bom profissional ou empresa para te ajudar.

A resposta para essa última questão é o Google Sites. Existem outras plataformas que oferecem esse serviço, mas esse post é dedicado a essa gigante em tecnologia, que oferece um espectro cada vez mais completo de soluções para nossa vivência digital.

O que é o Google Sites?

O Google Sites é mais uma ferramenta disponibilizada pelo Google e serve para você fazer um site de maneira rápida, simples e gratuita.

Você pode fazer sites pessoais, empresariais, para organizações ou com qualquer outro objetivo, oferecendo soluções suficientes para um primeiro passo de estratégia digital. Os formatos também podem ser variados, como intranets, institucionais ou internos e possui integração com o Google Drive e G Suite.

Com a ajuda de modelos prontos, cabe ao usuário apenas a tarefa de definir e aplicar os conteúdos. O website funciona como uma planilha, documento ou apresentação, onde você pode arrastar e posicionar seus textos e imagens.

E o conteúdo será a sua única preocupação. O site, por ser criado pelo Google, já está propício a uma melhor visibilidade na rede e já oferece o gerenciamento da hospedagem e domínio. Ainda, é criado com suporte HTML e JavaScript, que oferece mais flexibilidade e versatilidade para a personalização das páginas.

A ferramenta é intuitiva como todas as outras da plataforma Google. Esse passo a passo disponibilizado pelo Canaltech é bastante didático e simples de ser seguido. Vamos relatar aqui os principais, junto a dicas da Rockcontent e da Techtudo:

  1. Primeiro defina o domínio do seu site, por qual endereço será localizado. Você pode escolher domínios da própria ferramenta, que são subdomínios do Google Sites (neste caso é só prosseguir), ou registrar um domínio seu em um site próprio para este tipo de serviço. Se essa for sua opção, faça isso antes de continuar, pois precisará desse endereço no final da configuração do Google Sites.
  2. Faça o login pela sua conta Google, acesse o endereço online da ferramenta e clique na opção “criar” (+).
  3. Escolha se quer fazer no modo clássico ou novo, conhecendo a diferença entre ambos nesse link.
  4. Defina uma chamada atrativa. Edite nome, cabeçalho, insira seu logo. Escolha o posicionamento dos elementos e que tipo de mensagem inicial você quer passar.
  5. Use a aba “INSERIR” para adicionar textos, imagens e fazer uploads de arquivos do computador, do drive, do YouTube dentre outras opções.
  6. Para adicionar uma imagem de fundo, clique em “ALTERAR IMAGEM” e utilize uma das opções.
  7. Para adicionar um logotipo, passe o mouse sobre o canto superior esquerdo da tela.
  8. Na barra à direita, escolha também o layout que melhor se adequa ao seu tipo de conteúdo. A partir daí você já começa a ter diversas opções de formatação para chegar a aparência inicial do seu site.
  9. Para personalizar em “TEMAS” escolha os tipos de fonte, cor e disposição das palavras. Existem diversas opções de como as informações serão apresentadas e não é necessário preocupar-se com responsividade pois os modelos oferecidos tem essa funcionalidade automática.
  10. Existe um campo acima dos layouts para você inserir caixas de texto, links, imagens e documentos que estejam no Google Drive.
  11. O campo “PÁGINAS” permite adicionar quantas forem necessárias ao seu site. Um site deve oferecer uma experiência prazerosa e ao criar páginas para diferentes assuntos você organiza a estrutura e facilita essa visita. O Google Sites adiciona na página inicial um menu automático para facilitar a navegação com os devidos links. O nome da página será o nome que aparecerá no menu.
  12. Depois de definida a estrutura de seu menu, trabalhe nos conteúdos, lembrando de adicionar fotos, vídeos, gráficos ou tabelas para tornar seu layout mais atrativo. O usuário web é comprovadamente mais impactado por imagens.
  13. Utilize a opção de formulários para criar leads entre os visitantes de seu site.
  14. Após tudo pronto, confira as informações, inclusive erros de ortografia e linguagem (isso é muito importante!) e clique em “PUBLICAR”. Insira o endereço/nome da URL que você escolheu para o seu site e dê ok. Nessa etapa você pode escolher se deseja ou não aparecer nos mecanismos de pesquisa da web.
  15. Aparecerá um aviso de que seu site foi publicado. Clique em “VISUALIZAR” para ver como seu site aparece para os usuários. Para publicar novos conteúdos ou atualizar os existentes, clique no ícone de edição localizado no canto inferior direito da tela. Você pode também, a qualquer momento, excluir seu site.

Sobre as vantagens e desvantagens do Google Sites

Agora que você já tem um site no ar, vamos revisar as vantagens:

. Viabilidade: é grátis!
. Produção: é simples e rápido de ser criado.
. Funcionalidade: é versátil, atendendo a diversos objetivos.
. Otimização: é automaticamente responsivo.
. Performance: é leve e veloz.
. Segurança: recebe apoio dos devidos mecanismos de proteção.
. Colaborativo: integra diversas outras ferramentas do Google.
. Participativo: possibilita criação conjunta por mais de um membro da equipe.

Mas, como falamos no início desse post, um site possui um grande papel e carrega uma enorme responsabilidade dentro do marketing de uma empresa.

O Google Sites oferece uma forma de você existir, mas é uma forma inicial e com recursos limitados. Por exemplo, não possibilita a configuração de blogs (essencial para estratégias de inbound marketing) ou lojas virtuais e não oferece um suporte especializado de gerenciamento e manutenção.

Se você deseja ir além do básico e já está pronto para profissionalizar sua presença digital, a Marketing Sem Frescura cria e entrega sites únicos, competentes e com valor justo, totalmente personalizados à toda e qualquer necessidade.

Oferecemos os recursos ideais para sua empresa crescer, com completas estratégias de marketing digital que visam sempre os melhores resultados.

Lembrando de tudo que citamos sobre a importância de um site para uma empresa, use o Google Sites se necessário. Mas se deseja crescer e ser uma empresa de sucesso, invista num site exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *