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A Marketing Sem Frescura vai te apresentar o Google Alerts e ele nunca mais sairá do seu radar. Uma ferramenta de fácil utilização e excelentes resultados, que tem sido subestimada por simples falta de conhecimento.

Mesmo que sua empresa ainda não possua uma estratégia de marketing digital bem definida e aplicada, você sabe que precisa acompanhar o que falam do seu produto ou serviço, conhecer o que seus concorrentes fazem e criar continuamente novas oportunidades de negócios. Isso é o básico, que não podemos deixar passar.

Mas o Google Alerts vai muito além do básico. Ele é capaz de unificar uma plataforma muito simples e intuitiva a resultados extremamente úteis e precisos. E o melhor: é grátis!

Pense em todo o volume de informações disponíveis no Google e em como acompanhar manualmente tudo que é dito sobre determinado assunto seria impossível.

O Google Alerts realiza essa busca, direcionado por orientações específicas que você personaliza de acordo com sua estratégia. O que era para ser um complexo trabalho de pesquisa, transforma-se em algo fácil e simples de ser executado com essa ferramenta.

Vamos do início: o que é o Google Alerts?

Basicamente é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google, onde você pode criar alertas e ser avisado, via e-mail, sobre qualquer citação ou indexação feita no buscador de algum assunto do seu interesse.

Você pode receber notificações de menções ou conteúdos publicados no buscador em páginas da web, notícias, artigos, blogs ou até em vídeos e ainda personalizar essa busca de maneira bastante detalhada.

O Google Alerts foi criado em 2003 a partir de uma ideia de Naga Kataru, engenheiro do Google, e foi muito usado para clipagem por assessorias de imprensa, ficando seus diversos outros benefícios em segundo plano com o passar do tempo.

O Moz e o SEMrush trazem recursos similares e são inclusive mais avançados, porém o Google ainda é o mais popular não só pelo peso da marca, mas por sua facilidade, funcionalidade e gratuidade.

Google Alerts e os benefícios para sua estratégia de marketing digital

Podemos classificar seis resultados extremamente úteis quando você passa a utilizar o Google Alerts:

  1. Monitoramento da imagem do seu negócio.

Ao configurar o nome da sua empresa ou a URL do seu site no Google Alerts você passa a ser notificado sempre que alguém tiver algo a dizer sobre sua marca, produto ou serviço.

Isso vai ser útil para a construção de relacionamentos mais sólidos com sua audiência através de interações positivas respondendo a críticas ou elogios, e até mesmo no direcionamento e gerenciamento de crises, aperfeiçoamento de modelos ou estratégias.

Resumindo, ao saber como seu produto ou serviço é visto pelos clientes, ou tendo acesso rápido a situações negativas envolvendo-os, você passa a ter um controle mais amplo da situação.

  1. Monitoramento da concorrência.

Se você pode saber tudo o que dizem a seu respeito, você também pode (e deve) saber tudo que é dito sobre seus concorrentes. Monitorar a concorrência traz vantagens mercadológicas muito mais competitivas.

  1. Monitore seus clientes e obtenha dados para a prospecção de novos.

Acompanhe tudo que sai na internet sobre assuntos que relacionam seu público alvo ou persona com seu negócio. Antecipe-se sobre necessidades latentes e direcione seu marketing mais efetivamente.

  1. Atualização constante sobre mercado, nicho ou segmento.

Informação é poder e estar antenado com assuntos pertinentes é fundamental para a sustentabilidade de qualquer empresa. Estar à frente em oportunidades de negócios e no acompanhamento das novas tendências traz a chance de traçar planos de marketing muito mais promissores.

Além de ser uma fonte de novidades e fomentar os setores de desenvolvimento, marketing e vendas, receber alertas interessantes sobre o mercado de atuação, também auxilia numa curadoria mais rica, com conteúdos qualificados para servirem de inspiração ou para serem compartilhados pelo seu marketing digital em plataformas e formatos diversos, como por exemplo, redes sociais, blogs ou e-books.

  1. Gerar links externos, uma das ações mais importantes de SEO.

A quantidade (e qualidade!) de links externos, menções de sua marca em páginas que não pertencem a você, é um dos principais fatores que o Google utiliza para ranquear seu site. Essa técnica chama-se link building e deve ser incluída em suas estratégias de SEO.

Ao ser alertado sobre menções ao seu negócio, você tem a possibilidade de analisar a qualificação da informação e de quem a publicou, e sendo útil à sua estratégia, pedir para que a citação direcione a seu site.

Nessa estratégia, para o alerta, podem ser utilizados o nome da empresa, produto, serviço, site e todas as variações dele (espaçamento, por exemplo). Assim você monitora o que é dito sobre sua empresa e ganha a chance de direcionar a conversa, com uma audiência já interessada, para a sua página.

  1. Aprenda com sites e especialistas de autoridade na internet.

Basta incluir palavras-chave voltadas a esta estratégia para manter-se atualizado e realizar um constante aprendizado sobre assuntos de interesse ao sucesso do seu negócio.

Todos esses benefícios podem ser obtidos sem custo e com apenas um clique, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia da semana. Também dá visibilidade ao que está sendo dito em páginas estrangeiras ou apenas para menções regionais, uma das personalizações que podem ser feitas de acordo com seus objetivos.

Sendo inimaginável o volume de informações indexadas ao Google e consequentemente praticamente impossível seu rastreamento manual, vamos para o próximo passo, aprender a utilizar o Google Alerts.

Como criar um Google Alerts

Seu layout claro e intuitivo não exige nenhum conhecimento digital especial. Lembrando, essa ferramenta irá criar um alerta, enviado por e-mail, notificando quando um assunto determinado por você aparecer em alguma página do Google.

É bem parecido com nossa forma de pesquisar no Google. Usamos palavras-chaves, e quanto mais específico formos, mais assertiva é a busca. Lembre-se de utilizar sempre aspas, “xxxx xxxxx”, para melhorar ainda mais a performance.

Para escolher a palavra-chave, defina um tema de acordo com sua estratégia de marketing digital. Sobre esse tema, selecione palavras e termos que estejam relacionados com sua empresa e sua marca.

Uma excelente dica de SEO que serve bem a esta etapa é o investimento em palavras-chave de cauda longa. Palavras únicas tendem a ser mais genéricas e, portanto, na busca tem uma demanda maior, porém limitada em quantidade. Para potencializar o resultado, assuntos descritos por 3 ou mais palavras (criando uma pequena frase) oferecem tantas opções que acabam superando os genéricos em quantidade.

No marketing digital, ao utilizar uma palavra-chave mais descritiva, você refina sua busca, segmenta melhor suas visitas e melhora a atração de seus leads.

Antes do passo-a passo, algumas particularidades:

Dentre as opções de formatação do alerta está a de hora e frequência que você quer ser notificado. O Google Alerts pode te avisar instantaneamente a cada publicação ou por resumo diário ou semanal. Para receber os alertas em um e-mail único, mantenha a opção “Digest” ativada.

As mensagens do Google Alerts vão para a caixa de entrada principal do e-mail escolhido, mas devido ao grande volume, você também pode criar um filtro para googlealerts-noreply@google.com, mantendo-os assim separados e organizados.

Lembre-se que na personalização do alerta, você pode definir de que fontes deseja receber, como sites de notícias, blogs, web, vídeos e outros. Da mesma forma, pode-se também cancelar citações de fontes que você, por algum motivo, não deseja ser notificado.

Você pode personalizar a origem geográfica e acompanhar qualquer assunto, em qualquer idioma, publicado em qualquer país, desde que hospedado no Google.

Ao selecionar a opção de receber alertas somente de notícias, o Google Alerts aplica um filtro prévio de conteúdos mais confiáveis sobre o assunto, mas você também pode definir se deseja ver todos os resultados ou somente os melhores.

Para criar um alerta com seu próprio nome ou e-mail, basta clicar no símbolo de “+” na sessão “eu na web”, que se encontra na segunda divisão.

O Google Alerts também faz sugestões de alertas sobre tendências em diversos assuntos.

É possível, a qualquer momento, mudar as configurações das notificações de alerta, editar a personalização ou excluir palavras-chave já salvas de acordo com novas estratégias adotadas pelo seu marketing digital.

Acompanhe esse passo a passo oferecido pelo Suporte Google:

Criar um alerta

  1. Faça login em sua conta do Google e acesse o Alerts do Google.
  2. Na caixa localizada na parte superior da tela, digite um tópico que você deseja acompanhar.
  3. Para alterar suas configurações, clique em “Mostrar Opções”. É possível alterar: a frequência com que você recebe notificações; os tipos de sites exibidos; seu idioma; a parte do mundo de onde você deseja que as informações venham; quantos resultados você deseja ver; quais contas recebem o alerta.
  4. Clique em “Criar Alerta”. Você receberá e-mails sempre que o Google encontrar resultados de pesquisa correspondentes.

Editar um alerta

  1. Faça login em sua conta do Google e acesse o Alerts do Google.
  2. Ao lado de um alerta, clique em “Editar”.
  3. Se você não vir nenhuma opção, clique em “Mostrar Opções”.
  4. Faça suas alterações.
  5. Clique em “Atualizar Alerta”.
  6. Para alterar a forma como você recebe alertas, vá em “Configurações”, marque as opções desejadas e clique em “Salvar”.

Excluir um alerta

  1. Faça login em sua conta do Google e acesse o Alerts do Google.
  2. Ao lado do alerta que você deseja remover, clique em “Excluir”.
  3. Opcional: também é possível excluir um alerta clicando em “Cancelar Inscrição” na parte inferior de um e-mail de alerta.

Coloque em prática o Google Alerts

A Marketing Sem Frescura trabalha com excelência e utiliza de forma plena todas as potencialidades das ferramentas digitais, como o Google Alerts, para ajudar seus clientes a atingirem os melhores resultados.

Lembre-se que apesar do Google Alerts ser uma ferramenta extremamente fácil de ser utilizada, o pensamento estratégico adequado é o que fará a diferença.

Caso queira ler um pouco mais sobre o assunto, a Resultados Digitais e o Neil Patel tem um conteúdo bem interessante para pesquisa.

Mas se você quiser experimentar e colocar em prática nosso conteúdo, é só começar. O Google Alerts sendo uma ferramenta gratuita permite inúmeros testes de desempenho até o encontro da fórmula ideal para seu plano.

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