• 3 de dezembro de 2020
  • mktsemfrescura
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Utilizamos a hashtag para agrupar conteúdos do mesmo tópico e direcionar usuários para outras páginas com o mesmo tema.

O que é Hashtag?

O símbolo da cerquilha(#), mais conhecido como “jogo da velha”, é comumente utilizado antes de alguma palavra, frase ou expressão, servindo para marcar e organizar os conteúdos. Dessa forma, é mais fácil para o público filtrar e localizar os posts de seu interesse ao clicar nas hashtags do assunto pretendido.

Tudo começou no Twitter, em 2007, quando as pessoas passaram a marcar palavras-chaves nas publicações utilizando a cerquilha(#). A rede social resolveu inserir hiperlinks nos termos destacados e então a hashtag passou a funcionar como hoje. Por exemplo, ao escrever na legenda #MarketingDigital, ao clicar no termo, o usuário será levado para outra página com conteúdo do mesmo assunto.

Após o Twitter, a hashtag viralizou e passou a ser usada nas demais redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok entre outras.

Como criar e usar as hashtags

Não há segredo, basta colocar o símbolo da cerquilha(#) e adicionar a palavra ou termo sem seguida (sem espaços). No entanto, algumas dicas podem te ajudar a deixar seu post mais objetivo e mais propenso a engajar seu público-alvo:

Não utilize muitas palavras juntas

#Quandoahashtagémuitoextensa dificulta a leitura dos seguidores. Opte por hashtags mais curtas e se usar mais de uma palavra, use recursos como, por exemplo, colocar letras maiúsculas #MarketingDeConteudo.

Não coloque uma hashtag para cada palavra da frase

#Colocar#muitas#hashtags#na#mesma#frase faz com que ela perca o sentido e dificulta a leitura e entendimento do leitor. Portanto, prefira inserir no final do seu texto após expressar a sua ideia principal.

Não exagere nas hashtags

Lembre-se que a ideia da hashtag é indexar alguns tópicos do assunto em questão, portanto não marque muitos termos do seu post, apenas as palavras-chaves. Se atente ao tema para não fugir do objetivo.

Como usar no Marketing Digital

Crie hashtags para sua empresa ou evento

Pense em hashtags para alguma ação de marketing específica, como uma promoção, sorteio ou evento. Incentive seus seguidores a usá-las também, essa pode ser uma boa maneira de engajá-los.

Pesquise a hashtag ideal para cada rede social

Por mais que a hashtag esteja presente em diversas redes sociais é importante saber usá-las em cada uma, pois elas possuem suas particularidades.

  1. No Twitter o ideal é fazer hashtags bem curtas, pois o limite de caracteres é reduzido a apenas 140. Pode-se também criar enquetes por meio delas, aumentando a interação dos usuários.
  2. O Instagram é a mídia social mais voltada para a divulgação de imagens, onde geralmente as hashtags descrevem as próprias fotos. Além disso, os usuários também recebem sugestões para seguir hashtags relacionadas aos conteúdos com os quais eles têm afinidade, podendo aumentar as chances de seu post estar em um grupo de pesquisa acompanhado por potenciais seguidores.
  3. No Facebook as hashtags ficam agrupadas no mesmo local. Para a divulgação de um evento, por exemplo, é interessante indicar a hashtag oficial na descrição da página e marcar as demais publicações relacionadas. Assim os usuários terão acesso a todos os posts num só lugar.
  4. Já no LinkedIn as hashtags são menos utilizadas que nas outras redes, porém você pode pesquisar tópicos da sua área, direcionar as suas publicações e buscar um público-alvo para a sua estratégia.

Aposte em hashtags genéricas sobre o seu segmento

Siga no Instagram páginas corporativas do seu interesse e/ou área de atuação. Dessa forma você começará a ver posts com essa marcação tanto no seu feed quanto nos stories.

Por que a hashtag é tão importante para a sua empresa?

Essa funcionalidade tem a capacidade de ampliar o poder de alcance do seu negócio, tornando as suas publicações conhecidas até para as pessoas que não acompanham a sua empresa.

Gostou? Vem conversar com a gente. Aqui o time é competente e raçudo.

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