Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A automação inteligente é a aposta da tecnologia para aprimorar o futuro do trabalho, pós a pandemia do covid-19.
O levantamento realizado pela Savanta a pedido da Pegasystems, mostrou que 31% dos entrevistados não estavam preparados para os impactos causados pelo Covid-19. O estudo também aponta que 84% dos entrevistados pensam em estratégias visando se preparem para o futuro caso uma interrupção como essa ocorra novamente.
Além disso, a automação inteligente se mostrou uma das principais tecnologias para manter os negócios ativos contra eventos inesperados e impactantes, como esse que vivemos durante a pandemia.
Mais de 3 mil gerentes sênior globais e equipes de TI foram entrevistados para entender o que podemos esperar da tecnologia no futuro, considerando as mudanças que aconteceram repentinamente.
Nesse estudo, 76% das pessoas acreditam que a pandemia aumentará os investimento em automação inteligente. Para 74% do público, eventos externos que impossibilitam o trabalho presencial, resultará em mais investimento em automação inteligente e inteligência artificial.
Doenças, auto isolamento e outras causas imprevisíveis também impulsionam os negócios para a automação inteligente.
De maneira geral, esse estudo aponta que a tecnologia terá grande impacto no futuro e 86% dos entrevistados acreditam que a tecnologia mudará a forma de trabalho nos próximos cinco anos.
“Os eventos dos últimos meses trouxeram uma luz sobre o importante papel que a tecnologia pode desempenhar, ao permitir a colaboração e práticas de manutenção dos negócios enquanto ocorrem eventos perturbadores”, afirma Don Schuerman, CTO da Pegasystems. “As organizações devem investir em tecnologias transformacionais, como automação inteligente, IA e serviços em nuvem ou, potencialmente, enfrentar consequências ainda piores quando o próximo evento perturbador acontecer. As empresas estavam compreensivelmente despreparadas para o impacto que uma pandemia global poderia ter em suas operações, mas quando o próximo problema global ocorrer não haverá desculpas e nenhum lugar para se esconder enquanto concorrentes habilitados tecnologicamente se acotovelam para conquistar seus ex-clientes”.
Futuro e tecnologia após a covid-19
Os vários tipos de tecnologia podem alterar a maneira como trabalhamos, inclusive a nossa satisfação considerando que muitas ferramentas de trabalho melhoram o desempenho dos processos.
A maioria dos entrevistados preferem trabalhar com o auxílio das máquinas inteligentes. Funcionários muitas vezes solicitam o uso de tecnologia visando aprimorar a maneira de trabalho melhorando também com a satisfação dos mesmos.
O low-code está cada vez mais usual. Para 82% das pessoas, a TI deve implementar esse tipo de plataforma e sistema para que seus funcionários criem soluções de tecnologia. Mais da metade, acredita que nos próximos cinco anos, todos ou a maioria dos trabalhadores deverão utilizar esse tipo de sistema.
Para a grande maioria dos entrevistados (80%), a automação inteligente está ajudando a reduzir a carga horária dos funcionários, resultando em mais tempo livre para realizar outras atividades como inovação e criação. E 44% deles, usam o tempo extra para conduzir tarefas de análise e pensamento crítico.
“Este estudo deixa claro que a tecnologia é uma das principais tendências que molda o futuro do trabalho”, afirma o autor de best-sellers Jacob Morgan, futurista e fundador da FutureofWorkUniversity.com. “Em minha própria pesquisa para qual entrevistei mais de 140 dos principais CEOs globais, ficou evidente na minha concepção que toda companhia hoje é uma empresa de tecnologia – quer saibam disso ou não. Ou seja, todo líder precisa ser orientado para ser uma liderança em tecnologia. Se sua organização não pensa a respeito no planejamento do futuro do trabalho, então não terá futuro. E nem você!”, complementa.
Fonte: CIO
E ai? Você gostou? Dê sua opinião, queremos construir com você soluções de excelência. Aproveite e leia outros artigos incríveis que preparamos para você.