Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A startup de carros autônomos, Voyage, que oferece serviços de transportes para idosos, está equipando suas minivans com a iluminação ultravioleta, sistema adaptado de ambulâncias para esterilização dos veículos após cada viagem, com o objetivo de eliminar o vírus do Covid-19.
O sistema UV-C foi pensado e desenvolvido com o GHSP, fornecedor de peças automotivas, e os testes são realizados na nova versão G3 das minivans autônomas Chrysler Pacifica Hybrid da Voyage, em San Jose, na Califórnia. O sistema G3, inclui software atualizado, sensores e poder de computação e foi desenvolvido com empresas parceiras, incluindo Fiat Chrysler, Nvidia e Blackberry. Custa a metade do que a iteração anterior, disse o cofundador e CEO da Voyage Oliver Cameron.
“Como evitamos que um passageiro anterior espalhe Covid para o próximo passageiro? Procuramos as ambulâncias como referência porque elas já resolveram esse problema, com a luz ultravioleta”, disse Cameron à Forbes. Isso o levou ao GHSP, que fabrica sistemas de iluminação UV-C para esterilizar ambulâncias. “Entre as viagens, quando o carro está totalmente vazio, essas luzes ficam acesas. E elas são incríveis. Matam a Covid-19 em superfícies e também outros vírus infecciosos como a gripe sazonal.”
Nesse período de pandemia, a Voyage ainda não retomou as operações de transporte porém está pensando em estratégias para melhorar os veículos e serviços para os passageiros idosos. Ela se especializou em passeios de van sem motorista para idosos em comunidades de aposentados na Califórnia e na Flórida. Como esses locais são fechados e com velocidade reduzida, fica mais fácil a locomoção do que nos subúrbios de Phoenix ou o centro de São Francisco, mas também é preciso implementar o transporte para idosos com limitações físicas ou que não podem mais dirigir.
“Esse é um mercado para esses idosos. A única saída para eles atualmente é pedir carona para amigos, Uber ou ônibus, todos os quais perigosos em um mundo de Covid 19”, diz Cameron. “Estamos muito focados em uma solução para esses idosos.”
Como a iluminação ultravioleta é prejudicial a saúde humana, os assentos possuem sensores para detectar se há um ocupante no veículo antes que o sistema UV-C seja acionado. Também há câmeras no veículo para controle remoto do processo de esterilização.
A Voyage iniciou as operações com a Fiat Chrysley neste ano para ter vans modificadas em seu programa. Inicialmente começará com 15 vans G3, mas a ideia é aumentar a frota para centenas, segundo Cameron.
Cameron não detalhou como conseguiram reduzir os custos com o novo sistema, porém explicou que a maior economia vem da queda de 65% com custos de sensores e 25% no custo do sistema de computador da Voyage.
A queda nos custos “abre um caminho claro para um negócio lucrativo de robô-táxi que atende a idosos”, disse Cameron.
Fonte: Forbes
E ai? Você gostou? Dê sua opinião, queremos construir com você soluções de excelência. Aproveite e leia outros artigos incríveis que preparamos para você.