Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A grande plataforma de vídeos, Youtube, completou 15 anos em 14 de fevereiro de 2020.
Foi fundada pelo trio Jawed Karim, Steven Chen e Chad Hurley, ex-funcionários do PayPal.
Certo momento, Hurley e Chen gravaram uma festa e não conseguiram compartilhar o vídeo com os amigos de forma eficiente.
Em 2004, Janet Jackson teve uma parte do corpo exposta acidentalmente no Super Bowl, Jawed Karim buscou porém não encontrou registros na internet.
A partir dessas frustrações, o trio resolveu criar um site de vídeos.
O primeiro vídeo publicado no Youtube foi em 23 de abril de 2005: Me at the Zoo.
Com apenas 18 segundos, no vídeo Karim diz “… em frente aos elefantes.
O legal desses caras é que eles têm trombas muito, muito, muito grandes.
Isso é legal.
E é basicamente o que tenho a dizer.”
Atualmente ele tem aproximadamente 100 milhões de visualizações e a plataforma mais de 2 bilhões de usuários.
Jawed Karim, um dos fundadores do YouTube, em frente a elefantes no zoológico de San Diego (EUA), no primeiro vídeo postado pela plataforma, dia 23 de abril de 2005
Na época, já existiam outras plataformas com a mesma ideia, porém o Youtube se destacou pelos diferenciais como facilidades para fazer o upload de vídeos, número de visualizações e a poder de adicionar vídeos em outros sites de maneira simples.
Rapidamente as marcas notaram o potencial da plataforma.
Em Setembro de 2005, Ronaldinho Gaúcho protagonizou o primeiro viral do YouTube, um comercial da Nike onde mostrava suas habilidades com a bola.
Esse vídeo chegou a 1 milhão de views.
Em dezembro do mesmo ano, o YouTube recebeu seu primeiro grande investimento, US$ 3,5 milhões, da Sequoia Capital.
O crescimento foi exponencial, e em setembro de 2006 contava com 700 milhões de visualizações por semana, sendo comprado pela Google por US$ 1,65 bilhão.
Microsoft e Yahoo também entraram na disputa, porém foi a gigante da tecnologia que fechou o negócio.
O vídeo do single, “Gangnam Style” do rapper coreano Psy exibido em 2012, foi o mais assistido do site durante cinco anos, ultrapassando o recorde de 2.147.483.647 visualizações naquela época.
Isso foi um marco importante para o YouTube.
Atualmente, o vídeo mais assistido é do clipe “Despacito”, com mais de 6,7 bilhões de visualizações.
O sucesso musical impulsionou o Youtube a criar uma plataforma focada nesse nicho.
O YouTube Music foi lançado em 2015, possui mais de 20 milhões de assinantes pagos, oferece acesso ilimitado e não tem anúncios.
No primeiro trimestre de 2020, a plataforma gerou uma receita de US$ 4,04 bilhões, um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Youtubers brasileiros em destaque
Alguns youtubers brasileiros estão fazendo muito sucesso e possuem grande quantidades de visualizações dos seus conteúdos e assinantes no seu canal.
KondZilla
Responsável pelos principais nomes do funk brasileiro, possui mais de 30 bilhões de visualizações e 57,8 milhões de inscritos.
É um dos maiores canais do mundo.
Porta dos Fundos
Voltado para o conteúdo humorístico, lançou o canal de 2012 e conta com mais de 5 bilhões de views e 16 milhões de inscritos.
Felipe Neto
O canal fala sobre games, mídias digitais, curiosidades e humor.
Presente na plataforma desde 2006, está entre os cinco maiores canais de entretenimento do YouTube e possui mais de 38 milhões de assinantes.
Manual do Mundo
Fundado por Mari Fulfaro e Iberê Thenório em 2008, é o maior canal de ciência e tecnologia em língua portuguesa do mundo: física, experiências, curiosidades científicas e dicas de sobrevivência.
Conta com mais 13 milhões de inscritos.
Me Poupe!
Criado por Nathalia Arcuri em 2015, esse é o canal para aprender a lidar com as finanças pessoais e empreendedorismo.
Possui mais de 5 milhões de inscritos.
Fonte: https://forbes.com.br/negocios/2020/09/conheca-a-historia-dos-15-anos-do-youtube/