Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A pandemia do coronavírus impactou negativamente vários setores e um dos que teve grandes prejuízos foi o de turismo e hotelaria. Consequentemente, a mídia digital que aborda esse conteúdo, também foi atingida.
A agência Guanabara, de PR e Marketing de Influência, realizou uma pesquisa com influenciadores digitais que abordam o turismo, para saber como está o mercado nesse momento de crise.
O estudo conversou com 100 influenciadores especializados em viagens, que possuem entre 50 mil e 1 milhão de seguidores. Hoje eles também estão abordando áreas de bem-estar, gastronomia, empreendedorismo e dicas relacionadas ao cotidiano da quarentena.
Com essas alterações, 40% dos criadores tiveram um aumento no número de engajamento e seguidores e 22% mantiveram o número que tinham antes da pandemia.
Essa pandemia traz um nicho de oportunidades para que os influenciadores ampliem seu segmento, levantando outros temas e aumentando a visibilidade do canal, porém é necessário se atentar as estatísticas e analisar o retorno do seu público para não perder o foco e manter o engajamento.
Nesse período, 77% dos influenciadores tiveram perda de faturamento mas 23% conseguiram se manter e até aumentar seus ganhos. Eles diversificam seu trabalho com posts patrocinados, programas afiliados e alguns têm empregos formais, isso ajuda a aumentar a fonte de renda.
33% dos entrevistados acreditam que poderão viajar pelo Brasil a partir de setembro, 28% apostam no mês de outubro e 11% em novembro. Para as viagens internacionais, 67% acreditam que só será possível em 2021.
O retorno das agências de turismo e intenção de conhecer mais o Brasil são as tendências mais aquecidas para esse momento.
Fonte: Meio e Mensagem