- 14 de fevereiro de 2020
- mktsemfrescura
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Cultura organizacional e Marketing estão e devem estar sempre conectadas de modo que o cliente interno perceba e sinta-se parte e alinhado as companhias.
Quando aderidos por todos os stakeholders internos estes dois aspectos favorecem o engajamento, boa relação, confiança e consequentemente o aumento da produtividade. Colaboradores satisfeitos falam bem de suas marcas, propagam valores que irão contribuir para uma boa reputação e imagem da organização junto ao público externo.
Neste artigo, trataremos de entender como se dá relação entre estes dois aspectos e como eles podem ajudar no sucesso do seu negócio. Para iniciarmos vamos conceituar Marketing e Código de Cultura organizacional.
Marketing- São estratégias de comunicação adotadas pelas empresas para entender e atender as necessidades dos públicos interno e externo, entregando valor por meio de produtos e serviços.
Código de Cultura – Atua como guia para os colaboradores, norteia as práticas do cotidiano da organização indicando o rumo da evolução, atraindo talentos com os valores semelhantes ao da companhia, importante para reduzir a taxa de turnover (rotatividade), maior engajamento e melhor reputação perante ao público externo.
Agora que sabemos o que é marketing e código de cultura organizacional, vamos tratar da relação entre estas duas áreas e como a interação acontece dentro das organizações e quais os benefícios trazem para empresa.Já que juntas são responsáveis pelo modo que os colaboradores enxergam a marca e como esta visão é repassada para o mercado e consumidores externo.
Para entender melhor do que estamos falando, neste artigo você irá aprender sobre:
Código de Cultura Organizacional – entenda definitivamente
Marketing e Código de Cultura – relação e benefícios
É a formalização da cultura organizacional, que representa de modo oficial o conjunto de princípios que define as organizações, tais como valores e crenças. E tem função orientar a importância de cada ação na empresa, como se fosse uma bússola – importante ressaltar que cada companhia deverá construir a sua, visto que é extraído do propósito de tudo ali ter existido.
Atua também como uma espécie de guia para colaboradores, contratação de novos talentos com fit de valores semelhante e para estreitar relações entre clientes e parceiros que nutrem os mesmos valores.
Por conta disso é tão importante que durante o seu planejamento estratégico as marcas definem missão, visão e valores e comunique de maneira clara e atrativa para seus colaboradores.
O código de cultura pode contribuir para que a missão, visão e valores não seja apenas frases emolduradas num quadro pendurado em lugar qualquer da empresa ou aquele “quem somos” no site da internet que quase ninguém ler, para se tornar experiências reais, vividas dentro das organizações, agregando valor e engajamento junto ao público de interesse.No entanto, o código de cultura não pode ser em hipótese alguma, um conjunto de regras e imposições com divisão hierárquica informando como deve ser o comportamento da equipe. Para fazer efeito e fortalecer a marca deve ser aderidos por todos os níveis hierárquicos que fazem parte da organização e praticado diariamente, desse modo todos estarão alinhados caminhando na mesma direção.
Como acontece a relação entre marketing e código de cultura?
Como já foi dito marketing é um conjunto de estratégias que visa atender, compreender e divulgar serviços e produtos que para suprir os anseios dos consumidores. E o Código Cultura um guia composto de valores, propósito e estratégias de cada companhia (tipo um combinadão de como as coisas funcionam e o que valorizado no dia-a-dia). E você acha que esse tipo de clareza e disseminação passa despercebido pelo público externo?
Sabemos que é não bem assim, a relação entre estas duas áreas é densa, mas necessária. A cultura organizacional representa o fundamento orgânico da empresa composto pelos princípios que devem ser incluídos no cotidiano da empresa, com objetivo de promover a integração da equipe, contratar novos funcionários que se identifiquem com a cultura da empresa e orientar na tomada de decisões que ajudem na melhoria contínua da organização.
A integração entre essas estratégias acontecem por meio do marketing interno também chamado de endomarketing. Que visa criar estratégias de comunicação direcionadas aos funcionários com objetivo manter o engajamento com a marca, favorecendo o desempenho dos colaboradores e consequentemente a maior produtividade.
No entanto além dos benefícios dentro da empresa o marketing interno praticado pelas marcas impacta diretamente na divulgação da própria imagem, a satisfação dos funcionários passam ser refletida nos seus comportamento que estão alinhados com os valores e crenças da organização.
O sentimento de pertencimento faz com os colaboradores defendam seus trabalhos e transmitam confiança e credibilidade aos clientes e parceiros, o que traz vantagens competitivas. Que passa a ser comunicada ao público externo, por meio de conjunto de estratégia de gestão de marca chamada de branding que visa transmitir a identidade, aumentar a visibilidade da marca, torná-la referência e almejada pelos consumidores.
O branding deve fazer parte das estratégias de marketing, de modo que a essência da marca seja percebida e absorvida nas campanhas ou ações promovidas pela empresa independe do canal de divulgação. Logo, a cultura organizacional é a representação da essência da marca, que o marketing transmite para fora da empresa, de modo influenciar a percepção do público externo sobre a marca.
A relação entre branding, marketing e código de cultura é inegável. Por conta disso é fundamental que estejam alinhadas, sejam claras e transmitam confiança e credibilidade para seus públicos de interesse a fim de consolidar a imagem e a boa reputação da empresa.
E como essas áreas juntas podem contribuir para promover benefícios e visibilidade estratégica?
Você já sabe da relação entre marketing e código de cultura e como são importantes para o sucesso de um marca. Agora você irá entender como o marketing pode contribuir para o fortalecimento da cultura organizacional e estratégicas internas.
O endomarketing é área responsável pela gestão da imagem da marca dentro da empresa, com o dever de facilitar o acesso do código de cultura junto os stakeholders internos.
Portanto para que o código de cultura não seja confundido apenas como protocolo corporativo, o marketing interno deve criar campanhas que ajudem os colaboradores a terem ações diárias alinhada com a cultura organizacional.
Aqui vale uma dica – no momento do planejamento de comunicação interna, precisa conter informações importantes de acordo com essência da marca, com uma linguagem coesa e coerente para que seja compreendida por todos. A comunicação interna pode ser feita por meio de intranet, grupos de whatsapp corporativos, emails, Newsletters, eventos internos etc.
O endomarketing deverá inclui nas suas estratégias funcionários que eventualmente trabalhem remoto, sem a convivência diária os princípios organizacionais podem ser esquecidos. Por conta disso o endomarketing deve criar uma agenda que periodicamente que faça integração dos funcionários.
Por meio de ações de branding o marketing propaga os princípios da marca para o ambiente externo, evidenciando seus valores seja por meio de anúncio nas mídias, lançamento de um produto, ou até mesmo pelo atendimento ao cliente.
Portanto é muito importante que branding e código de cultura estejam com discursos alinhados para o fortalecimento da identidade da marca. E assim ampliar ainda mais a cultura organizacional. Uma estratégia de marketing bem bacana é integrar os funcionários, eles podem produzir marketing de conteúdo para blogs por exemplo, esta medida fará com que a cultura organizacional chegue com mais transparência ao ambiente externo.
Portanto, o marketing é importante para consolidar a cultura organizacional junto ao público externo
Dentre a contribuição do marketing para cultura organizacional o recrutamento assertivo é um dos benefícios que marketing traz para as empresas, ao divulgar os princípios da marca a ferramenta é capaz de atrair talentos com os mesmos valores e crenças o que irá contribuir para que o código de cultura seja fortalecido.
Isso promove a união da equipe e consequentemente a redução na taxa de rotatividade de funcionários, que passam sentir – se integrados a empresa por defenderem os meus princípios.
Agora você irá entender como a cultura organizacional contribui para que as estratégias de marketing sejam bem sucedidas
Os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes na hora de escolher seus produtos. Eles buscam informações desde o processo de produção, política interna e sobretudo quais os valores regem as organizações.
A cultura organizacional irá ratificar o discurso que o marketing dissemina, não é somente discurso – que os valores e crenças divulgados são incorporados na construção de todos os processos da empresa. Se uma empresa defende a sustentabilidade, este valor deverá está nítido no comportamento dos funcionários e/ou pelas ações promovidas pela empresa que devem reduzir o uso de recursos naturais, incentivar a reciclagem por exemplo. Ou seja, a cultura organizacional contribui para que as empresas ganhem confiança por meio do alinhamento entre o discurso e a realidade praticada internamente nas organizações.
Uma equipe alinhada com os princípios da empresa aumenta a chance de sucesso da marca. A união dos colaboradores irá trazer bons resultados. Uma equipe em sintonia favorece o diálogo, a motivação e sobretudo um ambiente favorável à criatividade de colaboradores que queiram contribuir para o crescimento da empresa.
Para concluir, marketing e código de cultura em harmonia consolidam a marca junto aos públicos interno e externo, fortalecendo a relação de confiança e credibilidade baseada na verdade e experiências comprovadas de resultados positivos e bom relacionamento entre organizações e seus públicos alvos.
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