Marketing interno ou agência? Tenha o melhor dos dois!
  • 24 de abril de 2023
  • mktsemfrescura
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Em primeiro lugar, não há regra sobre qual a melhor opção entre ter uma agência ou criar seu próprio departamento de marketing, uma vez que cada empresa é única. Mas, há uma combinação entre os dois que não tem erro: um pode complementar o outro e potencializar qualquer resultado.

Neste artigo, basicamente, vamos explicar o que o marketing precisa ter para atingir os objetivos do negócio e vamos deixar para a sua reflexão, dentro do seu cenário, se o melhor é contar com uma equipe própria, terceirizar ou ter um time completo para atender, dentro e fora da empresa, às suas expectativas.

Veja como podemos definir o que seria uma equipe interna de marketing e uma agência:

Departamento de Marketing Interno, como fica explícito, é a estrutura montada com recursos e colaboradores próprios para atender às demandas de marketing de uma organização. O marketing pode ser composto por um único profissional (o comum “multitarefas”), ou, como é o ideal, receber a mesma importância de outros departamentos com uma equipe de profissionais completa formada por um líder e analistas especializados em áreas distintas como redação de conteúdo, design, SEO, CRM, produção web, gestores de mídias sociais e muitas outras funções importantes dentro da área. Um departamento de marketing interno precisa saber tudo do seu negócio e mercado de atuação e acumula aprendizados sobre isso com a vivência integrada ao dia a dia da empresa. 

Agência de Marketing pode ser especializada em tradicional, digital, de endomarketing, de relacionamento, guerrilha e eventos entre outros nichos, sendo que estruturas completas podem oferecer todo o escopo de serviços de forma direta ou indireta. E também quanto à estrutura, além de líderes, gestores e analistas especializados e sempre atualizados, precisam contar com recursos e ferramentas tecnológicas também atualizadas, com alta capacidade de desempenho funcional e estratégico para atender às diferentes demandas de diferentes empresas. Uma agência precisa saber muito sobre o negócio e mercado de seus clientes, acumulando aprendizados em áreas diversas que enriquecem a experiência de todos.

O que o marketing precisa ter, independente se interno ou externo, para atingir os objetivos do negócio.

Os profissionais e serviços precisam ser especializados para resultados melhores. O marketing é uma ciência complexa, com muitas vertentes, e cada objetivo precisa de pessoas específicas do time para ser alcançado. Delegar a uma única pessoa desenvolver o conteúdo de um site, fazer o design dele, otimizar para SEO, produzir e colocar online vai acarretar em uma entrega no máximo mediana, pois, além de tudo, certamente essa não é a única demanda do departamento ou da agência.

O marketing começa pelo planejamento e esse é um dos especialistas que a equipe precisa contar. Definição de objetivos, metas, estratégias, testar, implantar e monitorar faz parte do cuidado que a empresa precisa ter para que o investimento seja otimizado e não se perca em conteúdos sem direção e identidade.

A expertise dos profissionais também é importante para haver pioneirismo nas ações, indo além de monitorar a concorrência e seguir seus passos.

Uma área de grande importância dentro do marketing hoje é o marketing digital, afinal nossa vida é cada vez mais online em diversos aspectos. O acesso à tecnologia facilitou a entrada das empresas nas redes sociais e internet, trazendo com isso o efeito rebote: com todos lá, é cada vez mais difícil chamar a atenção do consumidor. 

E, sendo assim, investir profissionalmente no marketing digital é essencial para se destacar. Uma atuação profissional quer dizer estar pronto para a velocidade das inovações tecnológicas, acompanhar de perto as transformações do mercado e contar com pessoas que se atualizam nas técnicas e ferramentas lançadas entre muitas outras ações e recursos. 

O acesso a práticas e tecnologias deve ser garantido, com o uso e máximo aproveitamento de ferramentas fundamentais para trabalhos de divulgação ou comercialização na web. E a maioria desses serviços é paga, devendo constar no orçamento da equipe. Aproveitando, a gestão eficaz do orçamento, com acompanhamento constante dos resultados, não pode ficar de fora. 

Após a apresentação dessas questões, vamos apontar alguns aspectos positivos e negativos em ter uma equipe própria ou terceirizada de marketing:

Departamento Interno de Marketing

Vantagens: 

  • Fácil acesso à equipe por estar dentro da empresa;
  • Pleno conhecimento e familiaridade com a marca devido à dedicação exclusiva;
  • Foco por ser um time unicamente direcionado aos objetivos da empresa;
  • Entregas rápidas (se não há profissionais sobrecarregados);
  • Possibilidade de descobrir novos talentos para o negócio.

Desvantagens:

  • Tempo, custos e dedicação necessária no recrutamento e formação de uma equipe, assim como na recomposição dela em casos de desligamento;
  • Lidar com a rotatividade de colaboradores;
  • Investimento constante no desenvolvimento da equipe, na aquisição de novas ferramentas e na manutenção dos recursos;
  • O investimento realizado sai de uma única fonte, pois não há outros clientes para dividir os custos.

Agência de Marketing

Vantagens:

  • Garantir competência e afinidade com a marca e recursos disponíveis, pois no mercado existem agências de diversos portes e perfis, inclusive com experiência em nichos e mercados específicos;
  • Ter as ferramentas de trabalho e os especialistas necessários para cuidar das estratégias do negócio sem precisar se preocupar especificamente com esses fatores;
  • Com uma agência, tanto a gestão do negócio quanto o próprio departamento interno de marketing têm mais tempo livre para se dedicar a decisões mais estratégicas;
  • Responsabilidade na entrega de resultados, uma vez que contratos podem ser rescindidos caso as expectativas não sejam atendidas;
  • Com estruturas equivalentes, o custo para a contratação de uma agência terceirizada é menor.

Desvantagens:

  • Não existe proximidade física constante;
  • O controle direto sobre o andamento das atividades é menor;
  • A atenção dividida com outros clientes é inevitável;
  • É preciso um tempo para que a agência entenda bem a marca  e entre em afinidade total com ela;
  • Os prazos estão sujeitos a cronogramas de desenvolvimento.

A decisão por uma agência ou não deve ser estratégica, observando os prós e contras envolvidos. Mas, contudo, como citamos no início do artigo, a combinação entre o marketing interno e uma agência trabalhando pelo mesmo propósito é o match perfeito, uma vez que um pode suprimir o outro em seus pontos mais ou menos fortes.

Essa parceria permite equipe interna mais enxuta ao não precisar se dedicar a tarefas repetitivas e execução de projetos, ficando a cargo da agência colocar em prática estratégias que podem ser planejadas em conjunto, unindo a experiência dos dois times.

A Marketing Sem Frescura trabalha em ambos os formatos para seus clientes, tanto em parceria com seus departamentos de marketing quanto realizando o planejamento e gestão das ações diretamente com líderes de outros setores da empresa.

E nos dois casos a dedicação é a mesma, atendendo com agilidade, expertise, criatividade e entregando os melhores resultados. Vem conhecer a gente!

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