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Para sermos diretos, sim, vale muito a pena investir em marketing de conteúdo e neste artigo vamos explicar melhor os seus benefícios, para quem deve ser criado, como deve ser criado e como deve ser entregue. Afinal, muito se fala sobre isso, mas, ainda, há muitas dúvidas sobre como fazer estes conteúdos gerarem resultados.
Para começar, vamos deixar bem claro o que é marketing de conteúdo:
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que se concentra na criação e distribuição de conteúdos relevantes, valiosos e consistentes para atrair, engajar e converter um público-alvo específico.
O objetivo do marketing de conteúdo é fornecer informações úteis e interessantes para o público, em vez de simplesmente promover um produto ou serviço. Ou seja, o seu foco deve ser levar algum benefício para o cliente (a solução de um problema, tirar alguma dúvida ou ensinar algo novo, entre outros) e não apenas “vender”.
Mas, para que investir em conteúdos que não estão focados diretamente em vender? Ao criar e compartilhar conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo, você pode construir autoridade no seu segmento, melhorar o posicionamento da sua marca nos mecanismos de busca, aumentar o tráfego do seu site e gerar leads qualificados, por exemplo.
Veja alguns aspectos que o portal da Resultados Digitais também relacionou como características importantes e nossos exemplos:
- O mundo moderno precisa de informações e conteúdos de qualidade para atender ao consumidor atual, que pesquisa na internet, no Google, nas redes sociais e onde tiver acesso antes de tomar a sua decisão de compra. Por outro lado, as pessoas passam muito tempo no mundo digital consumindo conteúdos diversos, sobre vários assuntos, e a qualquer momento alguém pode, por exemplo, “descobrir” que precisa realmente de um lugar tranquilo para tirar férias com a família depois de ver a experiência feliz de um outro usuário na rede social.
- O marketing de conteúdo não é feito apenas de artigos de blogs. Apesar de eles serem excelentes canais, podem ser criados também posts, vídeos, e-mails, infográficos, e-books, podcasts, webinars e outros tipos de materiais. E se você tem um conteúdo relevante para o seu público-alvo, o mesmo deve ser adaptado e/ou compartilhado em outras mídias para fortalecer a sua cobertura. Isso quer dizer que o seu investimento para produzir aquele podcast sobre “viagem com crianças” pode ser otimizado de forma estratégica e virar um artigo que, de repente, chama a atenção de um leitor que tem pensado em férias em família sem complicações.
- A gente sabe que a palavra “investir” também pressupõe a existência de custos. E nesse ponto, podemos afirmar que produzir marketing de conteúdo custa menos do que você imagina. Você pode, por exemplo, começar a criar esses materiais internamente com a ajuda de seus colaboradores com um planejamento básico e, quando possível, dar o próximo passo e profissionalizar para que os resultados comecem a se destacar. Seguindo o nosso exemplo, na premiação interna de vendas, um colaborador sempre ganha um fim de semana com a família no resort da empresa. Desta vez, em contrapartida, a empresa pediu que ele compartilhasse a sua impressão sobre os dias incríveis que passou, marcando a empresa, e essa postagem acabou chegando a outros pais de família ávidos por um descanso.
- Um marketing de conteúdo consistente coloca a sua marca ou empresa como autoridade, ou seja, pelo fato das suas informações serem sempre úteis e relevantes, o usuário se sente mais predisposto a acolher a sua opinião e a entender que você é um especialista no assunto, o que, por consequência, gera para ele a impressão de que seus produtos ou serviços têm maior capacidade de atender às suas expectativas. Durante um tempo os usuários têm acompanhado seus diversos conteúdos para a saúde, segurança e bem-estar de famílias. Sempre trazem informações relevantes de bombeiros, psicólogos, nutricionistas, recreadores e educadores, por exemplo. E com este know-how, é certo que podemos confiar que suas piscinas no resort são seguras para crianças, que há boa alimentação e entretenimento adequado para toda a família usufruir, você não acha?
- Você pode educar o seu mercado com marketing de conteúdo, mostrando soluções que são pouco conhecidas ou que até mesmo desconstruir impressões erradas sobre o seu segmento. Para isso, é preciso mostrar para o público as melhores aplicações do seu produto ou serviço e fazer com que essa audiência conheça melhor você ou seu mercado. Todas as empresas podem se beneficiar do marketing de conteúdo, porém, quanto mais segmentado, mais benefícios. Vamos considerar que o resort do nosso exemplo possui um núcleo especializado para atender a crianças com necessidades especiais em alguns níveis. O marketing de conteúdo será extremamente útil às famílias que não imaginam que podem ter esse tipo de serviço em um lugar de férias.
Ao criar e compartilhar conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo, você se comunica de maneira mais autêntica e constrói um relacionamento mais sólido com os consumidores. Portanto, investir em marketing de conteúdo traz também excelentes resultados para o seu negócio em vendas, mesmo que o foco dele não seja este.
Para quem devo direcionar o meu marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo deve ser direcionado para o seu público-alvo, ou seja, para as pessoas que têm interesse no que a sua empresa oferece.
Ao criar estratégias de marketing de conteúdo, é importante segmentar o público e entender as suas necessidades, preferências e comportamentos. Dessa forma, você poderá criar conteúdos relevantes e atrativos para engajar os consumidores em potencial. A Marketing Sem Frescura® tem um artigo bem interessante sobre perfis geracionais do consumidor e como se conectar com essas gerações tão diferentes. Dá uma conferida aqui.
Além de potenciais futuros clientes, o marketing de conteúdo também deve ser direcionado para clientes atuais, mantendo o relacionamento e estimulando a fidelização.
Resumindo, o marketing de conteúdo deve ser feito para quem tem interesse no que você tem a oferecer e o primeiro passo é descobrir quem são essas pessoas.
Vamos, então, definir a sua persona – o “cliente perfeito”. Descubra e entenda o que o consumidor deseja, compreenda seus hábitos e comportamentos, saiba quais são as necessidades e dúvidas e o que ele costuma consumir de informação. A melhor forma de ter essas informações é realizando uma pesquisa com a sua base de clientes ou possíveis clientes.
A persona será criada com esses dados reais e deverá possuir características demográficas e pessoais, como comportamento, preocupações, objetivos, residência, idade, rotina, família, emprego, hábitos de lazer e outras.
Vamos à persona do nosso exemplo:
Marcos tem 43 anos e possui um emprego de muita responsabilidade. Ele lida com problemas quase todos os dias e se sente cansado. É casado e tem três filhos pequenos, sendo um atípico. Tem redes sociais e costuma consumir informação de forma rápida, pois não tem muito tempo para isso. Gosta muito de viajar, embora tenha ficado cada vez mais difícil sair com a família e relaxar.
Conhecendo o Marcos e suas dores, agora você pode planejar o seu conteúdo.
Como devo criar o meu marketing de conteúdo?
Para esta etapa vamos reunir as principais dicas do Sebrae e do blog Agendor:
- Planeje com quem vai falar, o que vai falar, por onde vai falar e como vai falar. Estabeleça como vai ser o controle e as métricas de avaliação dos resultados.
- Trabalhe com conteúdos de qualidade em estilo, relevância, adequação e confiabilidade das informações.
- Antecipe o comportamento de busca, pensando sobre as perguntas e dúvidas que seus potenciais clientes têm.
- Forneça respostas no formato certo. Saiba como o seu público prefere se informar: ele pode gostar de podcasts, ouvir, ler, visualizar de forma rápida, etc.
- Mantenha frequência e consistência. Esteja sempre presente e compartilhe o máximo de conteúdo (de qualidade) possível para aumentar o retorno de suas ações.
- Desenvolva bons títulos, são o primeiro elemento de engajamento.
- Beleza também é importante para chamar a atenção para o conteúdo.
- SEO é essencial para você ser visto pelos buscadores. E não esqueça as palavras-chaves: defina e use com as técnicas adequadas.
- Concentre-se no cliente e não no produto ou serviço.
- Ajude a educar o seu mercado com respostas às dores do seu público.
- Aposte em conteúdos “evergreens”, que não são perecíveis e mantêm a sua utilidade por mais tempo.
- Mapeie a jornada do cliente para entender em que momento de decisão ele está. O conteúdo em cada etapa será diferente e estará mais ou menos distante de abrir para o público como a sua marca pode ajudá-lo. Ou seja, na jornada você vai de “fazer o consumidor perceber que precisa de algo”, até “contar para ele que você tem essa solução”.
- Personalize os conteúdos. Um produto ou serviço pode ter mais de uma persona para atingir, embora seja sempre importante considerar as mais relevantes para não pulverizar a comunicação. Por exemplo, homens e mulheres podem ter diferentes expectativas para a aquisição de algo e, portanto, a informação que cada um busca é diferente, embora os dois sejam consumidores potenciais.
- Estimule a participação dos clientes, converse com eles e promova também conversas entre eles.
Qual o melhor formato para o meu marketing de conteúdo?
Como vimos até aqui, sempre vai depender de como a sua persona prefere consumir informações, além de qual é o seu objetivo e o tipo de conteúdo que você está produzindo.
Se o seu público prefere consumir conteúdo visualmente atraente, vídeos e infográficos podem ser uma ótima escolha. Se eles preferem informações mais detalhadas e aprofundadas, e-books e artigos de blog podem ser mais eficazes.
Você pode testar diferentes formatos para ver qual gera mais engajamento e conversões com a sua audiência. Além disso, existe a possibilidade de combinar diferentes formatos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo mais abrangente e eficaz, como, por exemplo, você pode conferir neste infográfico sobre marketing de conteúdo e funil de vendas que também produzimos.
Alguns formatos populares:
Blogs: uma vantagem do blog é que seus artigos podem ser replicados em outros locais, como nas redes sociais, o que facilita o seu poder de penetração.
Landing Page: usada para capturar algum tipo de contato antes de entregar o conteúdo completo.
E-book: ótimo para tratar assuntos com mais profundidade, além de servir também para obter dados de contato de um usuário e assim iniciar uma comunicação.
Webinar: uma característica é a possível interação em tempo real com o usuário, estreitando o relacionamento.
Podcast: nasceu como conteúdo para ouvintes, mas hoje é bastante popular também em vídeo. É uma ótima ferramenta para deixar o relacionamento mais pessoal.
Cases de clientes: este formato, por meio de experiências reais, costuma chamar a atenção positivamente para a marca.
Redes sociais: elas estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas e cada uma precisa de uma estratégia diferente.
SEO: as técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site ou blog no Google e outros buscadores.
Infográfico: desenhos ou imagens que divulgam conteúdo com um forte apelo visual, para facilitar a compreensão do visitante.
E-mail marketing: podem ser usados para diferentes conteúdos e também para divulgar outros, como um novo e-book disponível para download.
Newsletter: uma espécie de “canal de notícias” com pauta focada em assuntos de interesse do usuário.
Conclusão.
Como em qualquer área do marketing, quando lidamos com conteúdo, é possível fazer testes, avaliar, reavaliar e mudar a estratégia sempre que necessário, pois o consumidor também apresenta mudanças de comportamento.
São muitas as possibilidades de testes: um post pode ter mais engajamento com outra imagem, um conteúdo pode chamar mais a atenção no Facebook do que no Instagram, um assunto pode funcionar melhor direto no LinkedIn do que no blog e, desta forma, seguem-se muitas outras formas de aprimorar com o tempo o desempenho do marketing de conteúdo.
Também é importantíssimo acompanhar o que está sendo sucesso para outras marcas ou segmentos na internet e o que a concorrência está produzindo para calibrar a sua própria estratégia.
Mensurar o que está acontecendo, estabelecer indicadores de sucesso plausíveis e manter a pesquisa junto ao público-alvo é essencial para um bom desempenho. Alguns indicadores-chave de performance podem mostrar, por exemplo, dados sobre o volume de compartilhamento do conteúdo nas redes sociais, o número de páginas visitadas no site, engajamento por meio de comentários em postagens, entre outros.
E é importante considerar que o marketing de conteúdo não traz resultado a curto prazo, sendo a construção de uma relação que precisa de tempo sendo alimentada até ser convertida em lead.
A Marketing Sem Frescura® acredita tanto em marketing de conteúdo que é uma verdadeira fã do assunto. Além deste artigo, você pode acompanhar como tudo acontece pelas redes de nossos clientes e também pelas nossas – Instagram e LinkedIn.
Se você quer começar a construir uma relação sólida com seu cliente, estamos por aqui. Se você não tem tido os resultados que esperava, também estamos por aqui para te ajudar a entender o que pode ser feito diferente para isso desabrochar.
Vamos, #juntos? Chama a gente!