Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O e-book ou ebook vem de eletronic book (em português, livro eletrônico) e ajuda o negócio a atingir diversos objetivos dentro do marketing digital, desde a geração de leads até a sua conversão. É uma ferramenta que possibilita educar e levar à audiência um conteúdo mais aprofundado e pode ser desenvolvido para qualquer assunto e mercado, tanto B2C quanto B2B.
A internet há muito tempo é fonte de pesquisa, disponibilizando materiais ricos que são excelentes recursos para atrair e gerenciar o consumidor dentro do funil de vendas e por isso o e-book está entre as estratégias mais populares e eficientes dentro do marketing digital.
Como já dissemos, o e-book é um livro digital e no caso deste artigo, estamos falando sobre os desenvolvidos com a finalidade de apoiar o marketing de uma marca ou empresa. Por ser um conteúdo mais denso, normalmente ele é disponibilizado para download, dando a oportunidade ao leitor de ler e reler em seus dispositivos no tempo, lugar e quando for mais conveniente.
Diferentemente de literatura e romances, no marketing digital, o conteúdo do e-book precisa ser de fácil leitura, mesmo trazendo informações mais completas sobre determinado assunto. E tais informações devem ter um objetivo final que é apresentar uma solução, produto, serviço ou marca ao consumidor.
Apesar de poder ser comercializado, isso é incomum no marketing digital, pois o objetivo é atrair e converter leads disseminando informações. Normalmente a entrega se dá por meio de landing pages ou por e-mail, que recebem dados importantes para a nutrição do funil de vendas em troca do material, ou seja, podemos dizer que é uma moeda de troca.
Com o amadurecimento do marketing digital do negócio, logo a marca pode notar que mesmo com uma presença consistente e de qualidade nas redes sociais ou em blogs, muitos assuntos têm relevância para abordagens muito mais profundas que o permitido nesses formatos, e é aí que entra o e-book.
Vantagens de incluir e-books na sua estratégia digital.
- Construir e mostrar autoridade sobre determinados assuntos.
Buscamos referências sempre que possível para todas as decisões que tomamos na vida e uma delas é confiar em quem entende do assunto (inclusive, você já deve ter ouvido isso no slogan de alguém). Então, coloque-se no lugar do consumidor: o quanto a demonstração de conhecimento que uma marca apresenta sobre determinado assunto impacta a sua decisão de compra sobre soluções ligadas a ele? Muito, não é?
O e-book, por ser um conteúdo informativo, educativo e completo, apoia a construção dessa autoridade uma vez que demonstra ao consumidor que a marca entende suas dores e tem as respostas para todas as suas dúvidas.
E além de ser um fator decisivo para muitos clientes, a autoridade de uma marca é também um dos critérios de ranqueamento do Google, tornando a sua conquista importante para quem deseja sucesso no marketing digital.
- Nutrir o funil de vendas.
Apesar de poder também ser usado no topo do funil para atração, é na nutrição dos leads que já chegaram que o e-book desempenha um papel fundamental.
O público que já foi atraído por uma postagem ou artigo teve acesso a informações superficiais sobre determinado assunto e para fazê-lo avançar nas etapas de venda, além de artigos adequados a cada fase do funil, os e-books são a ferramenta ideal para levar a informação completa a este consumidor.
E quando o conteúdo oferecido é relevante e útil, mostrando soluções para o problema real do cliente, sua conversão fica cada vez mais próxima.
- Capturar dados interessantes e aumentar o mailing.
Como já dissemos, o e-book é uma excelente moeda de troca. Para a entrega do material a empresa pode solicitar dados básicos de contato (como e-mail, por exemplo), mas que são extremamente importantes para as equipes de vendas começarem um relacionamento mais sólido com o lead.
E com ferramentas de automação, a partir da autorização do cliente, além do envio do e-book, todo um fluxo de contato pode ser iniciado de forma rápida antes que o interesse pelo assunto se disperse.
Mas, lembre-se sempre de respeitar o tempo do cliente e deixá-lo à vontade e com fácil acesso para sair dessa lista de contato no momento que desejar. Ações invasivas demais podem jogar todo o trabalho por água abaixo.
- Investimento acessível.
O investimento em um e-book limita-se à produção digital, envolvendo design, pesquisa e conteúdo textual, ficando de fora os custos normalmente mais onerosos que estão presentes em livros físicos como impressão, logística e acordos com editoras para a publicação.
Por outro lado, pode ser entregue por custo zero ao cliente, que se sente gratificado por receber um conteúdo qualificado e útil sem precisar investir dinheiro para isso.
- Um e-book gera diversos outros conteúdos para o marketing digital.
Por ser uma fonte completa, seu conteúdo pode gerar blogposts, posts, infográficos, vídeos ou o que a imaginação criar para atender às demandas do marketing digital.
De um e-book derivam diversas outras formas de engajar o público e além desse reaproveitamento, ele também pode ser reeditado com atualizações sempre que necessário.
- E-books engajam a audiência.
Em um mundo digital tão competitivo, conseguir a atenção de um consumidor é uma verdadeira batalha.
Por isso conteúdos relevantes e de qualidade são essenciais, e devido à urgência e falta de planejamento em marketing de muitas empresas, podemos dizer também que a maioria das publicações não atende a estes quesitos.
Um e-book só conseguirá ser útil à estratégia de marketing digital se for bem desenvolvido em todos os aspectos: qualidade de texto e design, relevância e adequação ao público-alvo, divulgação pelos canais e no formato certo (incluindo SEO), facilidade de entrega e eficiência na captação dos dados de contato.
- Aumenta as vendas.
Sim, indiretamente, um e-book vende! A partir do momento que ele abre as portas para um relacionamento mais consistente, mostra que a marca é autoridade no assunto e responde às dúvidas dos consumidores, daí para a conversão falta muito pouco.
Além disso, mesmo que não ocorra a conversão imediata, todo o processo em si gera uma forma de fidelização pelo sentimento de segurança e confiabilidade que o usuário experimentou se os conteúdos oferecidos realmente atenderam às suas expectativas, deixando o caminho aberto para outro momento.
A Marketing Sem Frescura tem diversos exemplos de e-books gratuitos disponibilizados no site. Você pode conferir alguns deles aqui ou solicitar para nosso time um modelo de nosso portfólio, desenvolvido para clientes especiais como você.
Já conhece a Marketing Sem Frescura? Que tal um café para trocarmos mais experiências? Chama a gente!