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Endomarketing ou marketing interno são ações que têm como objetivo fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, melhorando a imagem da empresa perante eles.
Ou seja, boas práticas de endomarketing visam o bem estar geral do colaborador, mas os seus resultados refletem muito além e afetam diretamente a performance do negócio: trabalhadores motivados produzem mais e melhor. Isso é fato!
Além disso, empresas com endomarketing fortalecido e reconhecido atraem os melhores talentos do mercado e reduzem suas taxas de turnover (índice de rotatividade dos funcionários, responsável por gastos de dispensa, contratação e treinamento muitas vezes onerosos ao negócio).
Outro ponto é que a busca pela excelência na experiência do cliente não tem como ser bem sucedida se os próprios funcionários não se sentirem parte da empresa de forma positiva. Eles devem ser sempre embaixadores da marca, pois cada vez mais os consumidores fazem as suas opções considerando valores sociais e sustentáveis que incluem condições plenamente saudáveis nos ambientes de trabalho.
Ser considerado um bom lugar para se trabalhar tem um grande valor hoje no mundo corporativo.
A relação entre cultura organizacional e endomarketing.
O endomarketing age para disseminar e fortalecer a cultura de uma organização, que são os valores, as crenças e os comportamentos que fazem parte do negócio. Ele apoia no sentido de levar a todos os colaboradores, independente do nível hierárquico, o padrão cultural estabelecido pela organização.
Estratégias de endomarketing também apoiam processos que envolvem a mudança de culturas organizacionais, quer seja motivada por questões sociais ou mercadológicas, uma vez que a cultura é algo em constante movimento. Ou seja, o endomarketing fortalece a cultura organizacional do negócio.
As culturas organizacionais modernas têm se baseado na confiança e na reciprocidade das relações entre pessoas e instituições. Bons salários e benefícios já não são suficientes para, sozinhos, fazer um colaborador permanecer na companhia ou aceitar trabalhar nela. A sensação de pertencimento e objetivos comuns hoje são essenciais.
Uma boa gestão de pessoas é capaz de fazer com que cada um entenda o seu papel dentro do negócio e aumentar o senso de responsabilidade coletivo e individual, contribuindo para o crescimento da empresa.
O desenvolvimento de uma cultura organizacional acontece na maior parte das vezes de forma involuntária, com a empresa já em funcionamento. Com tantas questões a serem organizadas no começo de um negócio, infelizmente, é um assunto que fica esquecido.
Por esse motivo, o primeiro passo para quem deseja aproveitar os benefícios de uma cultura organizacional forte é definir claramente a missão, valores, propósito e também as regras de conduta da empresa, antes de aplicar as ações de endomarketing.
O maior desafio, nesses casos, é quando a cultura organizacional acaba se solidificando em um padrão diferente da expectativa dos gestores e empreendedores no seu dia a dia por não ter objetivos definidos. Dessa forma, será preciso também entender os motivos do caminho que foi adotado para adaptar e direcionar para um novo.
Importante lembrar, que apesar de ser definida por quem comanda o negócio, a cultura organizacional precisa também atender aos anseios dos colaboradores e clientes.
Tipos de cultura organizacional.
O especialista em marketing Neil Patel explica em seu artigo que existem 4 tipos de cultura organizacional, segundo o filósofo irlandês Charles Handy:
1. Cultura do poder: alta centralização no comando, com pessoas que se conectam a partir de iniciativas com empatia ao invés de uma ligação formal;
2. Cultura de papéis: com foco na função, esse tipo de cultura dá destaque ao organograma, definindo de forma clara qual é o papel de cada colaborador;
3. Cultura de tarefas: perspectiva direcionada ao problema, onde a performance é julgada em termos de resultados e problemas solucionados;
4. Cultura de pessoas: maior relevância para os talentos da empresa, onde os indivíduos da organização atuam para ajudá-la a conquistar seu propósito por meio de pagamento e o mesmo ocorre inversamente, a organização existe para ajudar o profissional a alcançar os seus objetivos.
E no mesmo artigo, há a definição que Edgar Schein, teórico referência em desenvolvimento organizacional, fez em seu livro “Organizational culture and leadership” (John Wiley & Sons, 2010) sobre os três níveis de uma cultura organizacional:
1. Artefatos: elementos que as pessoas veem e sentem e que, portanto, fazem parte do nível superficial da cultura (exemplo: produtos e serviços, slogans ou padrões de comportamento).
2. Valores compartilhados: elementos em um nível intermediário que consistem nos princípios comuns aos membros da empresa, desde os líderes aos colaboradores (exemplo: missão, propósito, filosofia e visão).
3. Pressupostos: o nível mais profundo, que está relacionado ao âmbito inconsciente do coletivo da empresa. São elementos não palpáveis e de condutas dificilmente identificáveis (trata-se de percepções e crenças enraizadas no inconsciente das pessoas e que impactam nos comportamentos adotados).
Endomarketing na disseminação da cultura e valores.
Após a definição do que a empresa deseja para a sua cultura empresarial, chega o momento de colocar a mão na massa e realizar ações para disseminar esse novo padrão de comportamento esperado e quais valores serão adotados para atingir os objetivos do negócio.
Vamos a algumas das ações que podem (e devem) ser realizadas:
- A primeira atitude é, evidentemente, colocar a cultura da empresa em primeiro lugar, apresentando-a claramente e enfaticamente a todos os envolvidos. Os colaboradores não têm como seguir diretrizes que desconhecem.
- Desde a contratação a cultura organizacional deve ser levada em consideração para avaliar se o perfil do candidato tem afinidade com os valores e visão da empresa.
- A cultura organizacional deve ter ações condizentes. Por exemplo, se a diversidade é uma das “bandeiras” levantadas, seu quadro profissional deve confirmar isso, inclusive em cargos de responsabilidade e liderança.
- Envolva as lideranças em primeiro lugar, pois são elas que inspiram e dão o exemplo dentro da organização.
- Invista em treinamentos, que podem ser, por exemplo, palestras sobre o que a empresa espera do comportamento dos funcionários e ações de integração a todos os novos colaboradores.
- Cuide da comunicação interna, pois a sua eficiência será sempre importante para o sucesso do negócio uma vez que reduz conflitos, confusões e vários problemas que podem surgir de uma comunicação interna ineficaz.
- Ofereça reconhecimento aos colaboradores que se empenham em fazer parte do time para motivá-lo cada vez mais. E é claro, recompensas não precisam ser financeiras: por vezes feedbacks com elogios, programas de sugestões para trazer pertencimento e comemorações de resultados fazem grande diferença.
- Ofereça plano de carreira para dar segurança e motivação aos funcionários.
- Reconheça também os pontos fracos do negócio em relação à cultura organizacional para que comportamentos e hábitos que precisam de melhorias recebam a atenção necessária.
- Cuide do clima organizacional para que haja harmonia entre as equipes. O bem-estar dos funcionários é essencial ao seu negócio.
- Realize pesquisas de satisfação para identificar pontos de melhoria e acompanhar os efeitos das ações de endomarketing.
Vantagens para o negócio com a prática do endomarketing.
Durante o artigo já falamos sobre algumas das vantagens de se praticar endomarketing. Vamos, agora, pontuar e reforçar a sua importância:
- Ações de endomarketing, principalmente as voltadas a um programa de carreira ou crescimento profissional, são motivadoras e engajam os colaboradores na busca por melhores resultados.
- Reduz o turnover e consequentemente os custos com demissão, admissão e treinamento de colaboradores, fora as perdas motivacionais dentro das equipes e a diminuição do interesse por talentos externos.
- Melhora o relacionamento entre as equipes tornando-as mais comprometidas e produtivas.
- Desenvolve profissionalmente e intelectualmente colaboradores, que passam a produzir mais e melhor.
- Favorece o recrutamento de talentos do mercado, atraindo profissionais mais qualificados.
- Agrega para a reputação positiva da marca, pois colaboradores devem ser seus primeiros embaixadores.
- Aumenta a produtividade, pois todos trabalham por objetivos claros e bem direcionados.
- Aumenta a receita, pois o público consumidor cada vez mais valoriza empresas onde os funcionários são felizes, como espelho da sua atuação social e qualidade dos produtos ou serviços.
- Os dados que o endomarketing pode obter favorece a tomada de decisões mais assertivas na gestão de pessoas.
- Torna as lideranças mais fortes, eficientes e inspiradoras.
A Marketing Sem Frescura oferece assessoria confiável e qualificada para todas as áreas do marketing, do interno ao externo, do offline ao digital. Entendemos que para um negócio ser próspero ele precisa de uma base forte e por isso o endomarketing é uma de nossas especialidades.
Estamos aqui para fazer um diagnóstico completo e apoiar na determinação de quais valores e comportamentos devem ser adotados para uma cultura organizacional competitiva mercadologicamente e em afinidade com as expectativas das lideranças do negócio, para um endomarketing que traga resultados palpáveis.
Vamos conversar mais sobre isso? Chama a gente aqui!