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Mesmo como usuários é fácil percebermos o quanto estar bem posicionado no Google faz diferença. A primeira página da pesquisa é o melhor lugar que uma empresa pode estar, e sendo assim, é claro que a concorrência por este espaço é enorme.
O consumidor moderno é digital, ou seja, usa a internet para pesquisar e tomar decisões de compra: busca feedbacks de outros consumidores e especialistas, avalia a concorrência, se informa melhor sobre as características do produto ou serviço, compara preços e até mesmo negocia.
E além de tudo, o Google também é onipresente, pois quase a totalidade de usuários da internet usa a ferramenta para navegar, fazendo da sua primeira página uma vitrine poderosíssima para o time de vendas.
As pessoas confiam no Google e por isso, além de poder atrair tráfego para o site de forma orgânica ou paga (veja mais neste artigo), ele também transfere reputação, ou seja: quanto melhor posicionada a página, o consumidor entende que tem maior adequação para a sua pesquisa.
Pensando na experiência do usuário, os famosos algoritmos da plataforma buscam compreender ao máximo o que a pessoa deseja para oferecer os resultados de pesquisa mais assertivos e relevantes, fazendo com que a audiência que chega ao site da empresa seja também mais qualificada.
No fim, a plataforma age favorecendo a todos. Entrega conteúdos de interesse para o usuário e audiência de valor para as páginas.
A importância da primeira página do Google.
O que foi dito até aqui provavelmente não é novidade para você, para seus concorrentes e para qualquer outra empresa interessada em marketing digital. E com todos sabendo da importância da ferramenta, as primeiras posições do ranking Google se tornam o pote de ouro do final do arco-íris.
O consumidor moderno, além de confiar no Google e dar maior atenção às primeiras respostas encontradas, também não quer perder tempo e visitar muitas páginas até encontrar o que precisa (o HubSpot aponta que 75% das pessoas sequer passam da primeira página de pesquisa).
O HubSpot também, em pesquisa, apontou que 51% dos internautas brasileiros confiam mais nas informações do Google do que em opiniões de amigos ou família e que 72% deles usam a ferramenta de busca para descobrir novas marcas e produtos.
A busca é tanto para compras online quanto para lojas físicas e isso torna o Google essencial para qualquer perfil de negócio que deseja se manter no radar do seu consumidor em plena era digital.
Como colocar seu site na primeira página do Google.
Basicamente se trata de boas práticas de SEO e oferecer uma experiência de valor ao usuário para que o famoso algoritmo do Google seja influenciado.
Para começar, tenha bem definida a sua persona, ou seja, com quem a sua empresa precisa se comunicar, quem são as pessoas que têm maior potencial de consumir seus produtos ou serviços ou quem você deseja atrair de acordo com a estratégia definida pelo departamento de marketing.
Depois disso, é preciso descobrir quais são os tópicos e assuntos de maior interesse desse público para a definição das palavras-chaves que ligarão a sua persona à sua página, levando o Google a indicá-la na pesquisa. É preciso usar inteligência estratégica nesta etapa para se destacar da concorrência, pois a melhor opção pode não ser a óbvia. Então, use todos os recursos disponíveis para ser assertivo, como a plataforma Ubersuggest de Neil Patel, autoridade mundial em marketing digital.
Com a persona e palavras-chaves definidas, chegou a hora de investir em conteúdos qualificados para que ganhem relevância na pesquisa do seu potencial cliente. Para o Google têm valor aqueles que oferecem as melhores experiências aos usuários sendo fáceis de encontrar, completos e adequados ao objetivo.
É aí que entram os critérios do algoritmo, que constantemente passam por atualizações para que o padrão de qualidade esteja sempre no mesmo nível que a necessidade de seus usuários. Nem todas as mudanças são divulgadas, mas sempre são exigidos, de forma geral, relevância e boas experiências na navegação e consumo dos conteúdos.
Com conteúdos qualificados fica mais fácil incluir outra estratégia, a de link buildings, que é basicamente conseguir que outras páginas façam links para a sua, promovendo uma condição de autoridade no assunto. Pode ser feito de forma orgânica ou por meio de parcerias e se outros domínios estão citando você, o Google vai concluir que o seu conteúdo tem qualificação.
O uso de imagens é importante para deixar o material mais atrativo para a audiência e também para o SEO, e por isso devem ser otimizadas para essa finalidade, sendo leves e usando alt text estratégico, que é a descrição que a torna visível para o Google (se a palavra-chave puder constar, melhor ainda).
Outra característica que você deve ter observado, é que o Google favorece na sua pesquisa empresas mais próximas da sua localização. Portanto, deixar clara essa informação também contribuirá para que você apareça para quem está mais perto geograficamente de ser seu cliente.
Agora algo mais técnico, mas de extrema importância. Suas páginas devem ter uma meta-descrição estratégica e de preferência com as palavras-chaves (aquele texto que aparece sob o URL indicado na pesquisa), pois ela vai facilitar que o Google compreenda melhor o seu conteúdo. Por isso a objetividade e a capacidade de se destacar são importantes aqui.
Como já dissemos, o Google é uma inteligência que não para de se aperfeiçoar, evoluindo seus critérios de qualidade e relevância continuamente. Por último e não menos importante, de nada adianta seguir as dicas acima se não houver uma constante atualização das técnicas de SEO na produção e manutenção de suas páginas.
E chegamos ao ponto “X” da questão, quando entendemos porque este é um trabalho para profissionais, como o time da Marketing Sem Frescura, uma agência que respira marketing digital, dedicada a apoiar seu cliente a ser o melhor que pode ser.
Hoje, não basta existir no online. Você precisa ser encontrado neste ambiente repleto de informações e de conteúdos capazes de roubar a atenção do seu cliente rapidamente.
Nossos profissionais estão aqui prontos para começar a ação! Bora? Vamos conversar!