Mídias sociais: para que serve cada uma
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Em primeiro lugar é importante esclarecer dois conceitos que costumam gerar muitas dúvidas: redes sociais ou mídias sociais? Basicamente, as redes sociais são as conexões e relacionamentos que as pessoas têm entre si, que podem acontecer tanto no ambiente online ou não. Já as mídias sociais são as plataformas usadas para essa conexão por meio da internet, responsável também pelo compartilhamento em massa de conteúdos e transmissão de informações.

Pesquisas afirmam que mais de 58% da população mundial está conectada a pelo menos uma rede social digital, com cerca de 4,62 bilhões de pessoas que trocam mensagens, interagem com conteúdos, engajam-se em discussões e compartilham informações de forma ativa.

As redes e mídias sociais podem ser usadas por pessoas ou empresas que querem se conectar com usuários que têm afinidades, interesses ou objetivos em comum, além, é claro, de serem hoje um importante instrumento também de vendas de produtos e serviços: como facilitadoras de conexões sociais, são o local ideal para estratégias de comunicação que visam estimular a decisão de compra de clientes.

Principais tipos de redes sociais.

As redes sociais também sofrem com a concorrência e para atrair o maior número de usuários possíveis buscam encontrar diferenciais e apresentar propostas sempre mais interessantes, o que abre um leque de opções para quem vai se conectar.

Existem basicamente 4 tipos delas:

RELACIONAMENTO

Podemos dizer que é o tipo mais tradicional de rede social, inclusive, existindo desde muito antes da chegada da internet. É o formato que as pessoas compartilham experiências, se apresentam, se conhecem, conversam e interagem de diversas formas. O Facebook e o Instagram são exemplos desse perfil.

ENTRETENIMENTO

É o tipo de rede social que oferece entretenimento ao usuário, que pode ser por meio de vídeos, fotos ou transmissões, entre outras possibilidades. O Instagram também pode ser colocado nessa categoria e outro grande destaque é a plataforma do YouTube.

PROFISSIONAL

Aqui temos o LinkedIn como destaque e a característica principal deste modelo é que as interações são realizadas visando o aspecto profissional do usuário, com um ambiente propício para a apresentação e atração de talentos e busca de oportunidades, promovendo networking.

NICHO

São as redes com temas específicos e bem definidos, com públicos segmentados que possuem interesses em comum, como, por exemplo, o TripAdvisor voltado ao turismo.

Principais mídias sociais usadas no Brasil e para que servem. 

Mais da metade da população brasileira usa mídias sociais e o tempo de permanência desse usuário é o segundo maior do mundo, com quase 4 horas por dia conectado. O WhatsApp é a plataforma mais usada, sendo regular para 96,4% dos usuários de redes sociais entre 16 e 64 anos (estamos falando de 165 milhões de pessoas!). 

Veja o ranking apresentado pelo portal Resultados Digitais das 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022: 

1. WhatsApp (165 mi)

2. YouTube (138 mi)

3. Instagram (122 mi)

4. Facebook (116 mi)

5. TikTok (73,5 mi)

6. Messenger (65,5 mi)

7. LinkedIn (56 mi)

8. Pinterest (30 mi)

9. Twitter (19 mi)

10. Snapchat (7,6 mi)

Estar presente nas mídias sociais hoje é essencial para qualquer marca. Vamos conhecer um pouco mais sobre algumas das principais plataformas para entender o papel que cada uma pode desempenhar na sua estratégia de comunicação e marketing digital:

WHATSAPP

O app de mensagens instantâneas mais utilizado por brasileiros e podemos estimar que toda pessoa que tem um smartphone, tem o Whatsapp instalado nele. É uma ferramenta prática, rápida e fácil, além de versátil para compartilhamento também de áudio, vídeos, imagens e links. Promove intensa interação, sendo usado para comunicação pessoal e corporativa amplamente. 

Principais benefícios:

  • Excelente para a criação e manutenção de relacionamentos.
  • Facilita o atendimento.
  • É prático: todo mundo tem e sabe como usar.
  • É capaz de gerar oportunidades e realizar vendas.

YOUTUBE

Atualmente a principal rede de vídeos online, foi adquirida pela gigante Google em 2006 no ano seguinte da sua criação. Além de entretenimento, também é reconhecida como ferramenta de busca, perdendo em relevância somente para o próprio Google.

Principais benefícios:

  • Estamos vivendo, provavelmente, o auge da plataforma.
  • Permite a disseminação em massa de conteúdos.
  • Conteúdo audiovisual que oferece maior retenção de atenção.
  • Versatilidade para dinâmicas diferenciadas.
  • Com a monetização, a própria plataforma permite que se ganhe dinheiro com os conteúdos.

INSTAGRAM

Apesar do uso também em desktop, foi a primeira rede social pensada para o celular, sendo na época basicamente voltada ao compartilhamento de fotos quando comprado em 2012 pelo Facebook (hoje Meta). O desenvolvimento da sua versatilidade e o enorme carisma com o público tornou-o hoje uma das mídias com maior crescimento dos últimos anos.

Principais benefícios:

  • Excelente para gerar negócios e divulgar conteúdos.
  • Conteúdos visuais são muito atrativos.
  • Marketing de influenciadores como estratégia de apresentação ao público.
  • Investimento em funcionalidades para atrair cada vez mais usuários, trazendo inovação constante.
  • Gera oportunidades para qualquer perfil de negócio.

FACEBOOK 

Ainda a rede mais popular do planeta, é atribuída a ela a popularização do uso de redes entre os usuários. Por muito tempo foi considerada a mais completa e versátil para conhecer pessoas, se informar, se divertir, trocar ideais, interagir com amigos e empresas e até mesmo para gerar negócios. 

Principais benefícios:

  • É a maior rede social do mundo. Se você quer encontrar uma marca, certamente ela está lá. E apesar da grande concorrência por atenção com outras plataformas, seu cliente também está.
  • Permite texto, imagem, audiovisual e promoção de links, de acordo com a estratégia.
  • A rede oferece tráfego orgânico interessante para a distribuição de conteúdos e tráfego pago de forma segmentada. Ou seja, sua mensagem é entregue com relevância.
  • A plataforma assumiu também uma característica de negócios, com seus grupos de vendas e oportunidades.

TIKTOK

Extremamente popular, principalmente entre os mais jovens, a plataforma compartilha vídeos e é uma fábrica de virais e memes da Geração Z. Cresceu muito após a fusão com o app de músicas Musical-ly em 2018. Seus conteúdos vão do humor e entretenimento ao educacional.

Principais benefícios:

  • Rede ainda em pleno crescimento.
  • Altamente oportuna para públicos mais jovens.
  • Versatilidade em múltiplas opções e estilos de anúncios.

LINKEDIN

A maior rede corporativa do mundo, sendo uma mídia social de relacionamento voltada a contatos profissionais. Bastante usado na busca de talentos e na promoção de uma boa imagem corporativa, promove a troca de experiências profissionais e networking. Hoje é imprescindível para qualquer profissional que queira potencializar a sua carreira e para empresas que desejam ter relevância em seus setores.

Principais benefícios:

  • É onde as empresas certamente encontrarão os melhores candidatos para seus times.
  • Alta presença de líderes e tomadores de decisão, favorecendo negócios principalmente B2B.
  • Ótima oportunidade de gerar tráfego para outras páginas da empresa e nutrir funis de vendas.

PINTEREST

Esta rede social, que na verdade é mais uma plataforma de busca, atua como um grande mural de fotos e referências, que servem de inspiração para seus usuários e tem um público predominantemente feminino.

Principais benefícios:

  • Se o seu produto ou serviço é moda, beleza, casamento, festas, design, gastronomia, faça você mesmo, viagem ou decoração, por exemplo, seu cliente está lá.
  • Com uma boa estratégia de SEO há grandes possibilidades da sua empresa ser encontrada em seu mecanismo de buscas relacionadas.
  • Fortalecimento de posição como referência no segmento.

TWITTER

Muito usado por marcas e personalidades para imprimir pensamentos e notícias, hoje recebe muitos comentários (como um espaço de debates) sobre o que a audiência está acompanhando em outros meios de comunicação, como jogos, séries, realitys, etc. Seus trending topics também são conhecidos por indicar os assuntos mais discutidos do momento. É a plataforma que criou famosos cases de interação com o público, como Ponto Frio e Netflix. 

Principais benefícios:

  • O meio é forte para criar conexão com seus clientes.
  • Contribui bastante para o posicionamento da marca.

O que a minha empresa pode ganhar investindo em mídias sociais?

Além dos benefícios específicos citados acima, as mídias sociais trazem muitas vantagens, de forma geral, para qualquer empresa.  

Como também já vimos, mais da metade da população interage nas redes como parte da rotina, e se é lá que elas estão, é lá que você também deve estar não só para vender mais, mas para ter diversas outras vantagens. Veja:

VENDER: quando você se conecta e se relaciona com seu público a possibilidade de fechar negócio é muito maior.

FIDELIZAR: relacionamentos consistentes fidelizam. Existem várias formas de engajar o público por meio das mídias sociais, como cupons de vantagens, brindes e canais abertos que estimulem a comunicação direta do cliente com você.

GANHAR RECONHECIMENTO: ao compartilhar a visão da marca, o consumidor pode se reconhecer e se fidelizar a partir dessa afinidade.

PERSONALIZAR A COMUNICAÇÃO: o contato pelas redes sociais é muito mais customizado e direto. E no caso de publicidade, campanhas podem ser dirigidas de forma segmentada a públicos específicos dando mais visibilidade à comunicação.

INVESTIR MENOS (EM RELAÇÃO ÀS MÍDIAS TRADICIONAIS): o valor necessário para campanhas em mídias sociais é menor em relação às mídias tradicionais, além de trazer vantagens exclusivas como a possibilidade de mensurar os resultados para obter os melhores direcionamentos.

COMUNICAR EM TEMPO REAL: além da interação padrão, mensagens urgentes, pronto atendimento e aproveitar ainda melhor as oportunidades, passam a ser possível com a comunicação em tempo real. 

APOIAR O TRÁFEGO PARA O SITE: tanto quanto as ferramentas de pesquisa, as mídias sociais ajudam efetivamente a enviar clientes para o site ou e-commerce da marca.

ATUALIZAR OS CLIENTES: notícias e novidades, tanto da empresa quanto assuntos de interesse do segmento, podem ser comunicadas e compartilhadas de forma rápida e simples pelas mídias sociais. 

TORNAR A SUA EMPRESA REFERÊNCIA: uma comunicação estratégica e oportuna, no tempo e com os conteúdos certos traz um posicionamento mais assertivo e capaz de trazer autoridade às questões do segmento.

PROSPECTAR: é mais fácil chegar a novos clientes, pois são mídias versáteis e completas, que oferecem dados e informações mais precisas da audiência e formas diferenciadas de chamar a atenção delas.

ESCUTA ATIVA: você precisa ouvir o seu consumidor para estabelecer as melhores estratégias mercadológicas e as mídias sociais dão voz a essas pessoas, para o bem e para o mal. Por isso, é importante estar preparado para transformar informações em oportunidades e também para a gestão de crises.

Como criar uma estratégia de marketing assertiva para mídias sociais?

Imaginamos que a sua marca já está presente em mais de uma rede social. Assim como também estão presentes todos os seus concorrentes. E é aí que entra o trabalho profissional e dedicado da Marketing Sem Frescura.

Estar presente é fundamental, mas como em qualquer ação de marketing e relacionamento, é preciso mais. Estar só por estar? Já passamos desse momento mercadológico há muito tempo e é hora de aproveitar os benefícios efetivos que as mídias sociais podem trazer para a imagem e para a lucratividade das empresas.

Nós garantimos um trabalho simplesmente bem feito. Com o apoio do cliente, monitoramento profissional e comunicação consistente e assertiva podemos aproximar o público, engajar pessoas e gerar oportunidades.

Vem conhecer a Marketing Sem Frescura, nosso trabalho em mídias sociais e em muitas outras áreas da comunicação!

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