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Se você deseja saber simplesmente qual é o melhor tráfego, a resposta é “depende”. Em marketing digital não existe resposta única, uma vez que cada cliente possui características diferentes em relação ao seu negócio e sobre onde quer chegar: em que momento de desenvolvimento está a empresa, quais os recursos disponíveis, quais os objetivos e em quanto tempo quer atingi-los.
Em geral, o marketing digital, é adotado por empresas que querem conquistar novos clientes e aumentar a lucratividade e perante isso são traçados objetivos como torná-la conhecida, destacá-la da concorrência, valorizar a sua imagem, mantê-la bem ranqueada no índice de lembrança do consumidor e gerar leads, entre outros.
O primeiro passo para transformar o planejamento em prática é desenvolver meios para que a empresa tenha visibilidade no mundo digital. Além da presença nas redes sociais, é necessário um site que adote técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e também é altamente recomendável um blog para promover marketing de conteúdo.
Entender as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago é fundamental para que a estratégia tenha consistência e possa ser definida dentro da realidade do negócio, de seu mercado e de seus objetivos.
O que significa tráfego no marketing digital?
Basicamente, são os visitantes que chegam até a página da empresa vindos de diferentes lugares como ferramentas de busca, outros sites ou blogs, redes sociais ou compartilhamento de link direto, ou seja, é o fluxo de usuários entre páginas da web.
Temos em marketing digital diferentes tipos de tráfego: pago, orgânico, de referência, direto, social e advindos de e-mail marketing.
O Google continua a ser o principal ponto de atração de tráfego, sendo a ferramenta de pesquisa mais usada por usuários em todo o mundo, e as empresas, sabendo dessa importância, têm investido cada vez mais em estratégias que as façam ter destaque nesta busca.
Mais da metade dos visitantes acessam as páginas de quem aparece na primeira página do buscador, entendendo que aquelas são as mais relevantes para a sua pesquisa. E existem duas formas principais de dirigir esforços para que a sua empresa esteja bem ranqueada: por meio de tráfego pago (com investimento direto) ou tráfego orgânico (com investimento indireto).
Tráfego orgânico.
É aquele que recebe visitas espontâneas, principalmente através de SEO e marketing de conteúdo, e sua principal diferença em relação ao pago é que não possui custo direto (os leads não vêm de anúncios ou da compra de listas de contatos e e-mails).
Enquanto boas práticas de SEO vão contribuir para melhor ranqueamento através de palavras-chaves, o marketing de conteúdo vai apoiar por meio de técnicas de produção que atendam às exigências das ferramentas de busca quanto à qualidade, frequência e relevância do que está sendo oferecido aos usuários da rede.
São ações para resultados a médio e longo prazo e ao contrário do que se imagina, o tráfego orgânico não gera retorno se não houver o investimento indireto no que é produzido, ou seja, é preciso pagar profissionais para desenvolver as páginas com as técnicas adequadas (SEO, responsivo, carregamento rápido e design fluido), criar conteúdos qualificados e também para controlar a gestão do tráfego e da estratégia.
Um bom tráfego orgânico exige conhecimento do público-alvo para que o marketing de conteúdo e SEO façam sentido, avançando para a construção da persona e para uma jornada de compra bem conduzida pelo funil de vendas. Também é importante investir na divulgação do conteúdo (postagens em redes sociais, grupos fechados, newsletter, e-mail marketing, etc.).
Quanto maior for a autoridade conquistada, ou seja, quanto maior relevância e qualidade, transmitindo credibilidade aos usuários, mais forte é o tráfego orgânico, pois o próprio Google passa a reconhecer a importância da sua página como objeto de pesquisa.
Tráfego pago.
O tráfego pago acontece quando a empresa compra um espaço de destaque para atrair os visitantes e o valor só é cobrado quando a pessoa clica no anúncio.
Os anúncios também precisam respeitar boas práticas para que sejam eficientes, contendo as palavras-chaves mais assertivas e sendo sempre adequados à mídia onde estão e também ao público buscado.
O tráfego pago pode anunciar ofertas, divulgar informações institucionais ou site e impulsionar qualquer conteúdo produzido para aumentar o alcance dele.
Essas são as principais ferramentas para a criação de anúncios no marketing digital:
GOOGLE ADWORDS
Depois de escolhida a palavra-chave que será a referência da busca, paga-se para estar no topo ou no pé da primeira página de pesquisa. A ferramenta também dá a opção de investir para aparecer em sites de parceiros do Google, mas, o mais importante, é que só se paga pelo anúncio quando alguém clica nele.
A posição do anúncio pago em relação a outros concorrentes é determinada por uma competição promovida pelo buscador de acordo com o valor investido pelo cliente e pela relevância do site de acordo com critérios do próprio Google.
É possível segmentar onde o anúncio aparecerá por tipos de dispositivo e localidade, entre outras opções.
FACEBOOK ADS
O investimento pode ser feito por números de cliques ou visualizações, por duas estratégias diferentes: história patrocinada (anúncio exibido para amigos de pessoas que já curtiram a página, aumentando o alcance) e post promovido (impulsionamento de uma postagem real, sem a necessidade de criar um anúncio, fazendo com que ela tenha mais visibilidade para os seguidores – ideal para atingir usuários que já curtem a página).
Os anúncios do Facebook Ads podem ser com texto, fotos e vídeos, direcionados para a página que a empresa escolher (inclusive a própria fanpage) e segmentados por sexo, localização (cidade, estado, país), idade, status de relacionamento, profissão e até mesmo interesses pessoais.
Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago.
Vamos pontuar agora os canais usados e as vantagens de ambos:
CANAIS USADOS PARA PROMOVER TRÁFEGO
- Orgânico: sites, blogs, redes sociais e buscadores.
- Pagos: Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads, LinkedIn Ads.
PRINCIPAIS VANTAGENS
- Orgânico: ótimo custo-benefício, aproxima a cativa a audiência, mantém-se produtivo para tráfego enquanto está online e atualizado pelas boas práticas de SEO e qualidade de conteúdos (não depende de patrocínio), assume caráter de credibilidade e relevância pelo usuário por não ser uma “propaganda paga” e ainda sim aparecer bem ranqueado na pesquisa, o custo por lead será cada vez menor ao longo do tempo com a continuidade dos materiais ativos.
- Pago: importante para lançamentos, promoções e projetos periódicos, aumenta a presença no mercado, fortalece o conhecimento da marca, gera resultados mais rápidos, é flexível e permite segmentar a mensagem.
Conclusão.
Em marketing digital, os dois tipos de tráfego são importantes, pois atendem a cenários e objetivos diferentes dentro da estratégia. Porém, com orçamentos enxutos, é preciso adequar as verbas e distribuí-las com a máxima responsabilidade possível.
Por isso, neste momento, é importante contar com profissionais que entendam do mercado e saibam priorizar as estratégias sempre atendendo ao budget disponível, apoiando com soluções que otimizam os resultados qualquer que seja o investimento.
A Marketing Sem Frescura sabe como ninguém alinhar todas essas questões e está apta a lidar com diferentes perfis de negócio com a mesma dedicação e garra. Vamos falar mais sobre isso? Chama a gente!