Tráfego pago ou orgânico
  • 10 de maio de 2021
  • mktsemfrescura
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O objetivo de qualquer negócio é atrair clientes. Para isso, as empresas que entenderam a importância do marketing digital para a sua sustentabilidade, tem investido cada vez mais na qualidade de conteúdo, estética e navegabilidade das suas plataformas. E como colher os frutos desse investimento? A resposta é aumentando a visibilidade, ou seja, gerando tráfego. Seja ele tráfego pago ou orgânico.

Tráfego digital significa a quantidade de visitantes que acessaram uma plataforma da internet em determinado período, ou seja, o fluxo de usuários entre páginas da web. 

Com o tráfego web um negócio atrai novos clientes, fortalece relacionamentos e comunicação, qualifica sua audiência e principalmente pode aumentar suas vendas. É o sonho de consumo de qualquer objetivo de marketing, afinal quanto mais leads, maiores as chances de conversão.

Hoje, não só os consumidores estão mais preparados para o ambiente online. A concorrência é grande e agressiva, tornando fundamental estratégias bem definidas para que seus clientes cheguem às suas páginas de negócios. 

Existem 6 fontes de tráfego digital

O orgânico: são os usuários que visitam sua página sem que você tenha feito um investimento direto pelo seu clique.

O pago: ao contrário do orgânico, são os usuários que visitaram sua página através de algum anúncio pago.

O de referência: são usuários que chegaram até você através de ações de linkbuilding, ou seja, links encontrados em outras páginas.

O direto: visitante que acessou a página digitando diretamente na barra de busca o seu endereço.

O social: usuários que chegaram a sua página direcionados pelas redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube, entre outros.

O de E-mail marketing: quem chegou à sua página através de link recebido via e-mail marketing.

Neste artigo, falaremos sobre tráfego orgânico e pago, que geram as maiores dúvidas na hora de definir os investimentos dentro das estratégias de marketing digital.

Se levarmos em consideração que o Google é uma das maiores fontes de tráfego das páginas, estar rankeado entre as primeiras posições é fundamental para o seu negócio e estes são os caminhos para se obter uma boa colocação:

  • Obter tráfego orgânico através de SEO (veja aqui como fazer isso) e investimento em marketing de conteúdo (saiba mais);
  • Ou, pagando anúncios para ter maior visibilidade, ou seja, tráfego pago.

Qualificação de tráfego

Tráfego qualificado é o tráfego composto por usuários com maiores chances de conversão.

Este é um conceito importante, pois a quantidade de visitantes não representa uma maior venda do seu produto. Ao segmentar, otimizamos o investimento, abordando de maneira mais assertiva os clientes que sejam realmente potenciais.   

O primeiro passo para qualificar seu tráfego é conhecer o seu cliente, traçando sua persona. Conhecendo o perfil do seu consumidor, você poderá direcionar seus esforços de maneira mais produtiva.

Existem algumas estratégias para personalizar ações dentro de cada tipo de tráfego, veja dois exemplos:

  • Quando se trata de tráfego orgânico, a produção de conteúdos segmentados e direcionados à necessidade da persona é imprescindível. Por exemplo, uma academia falar sobre os benefícios de uma vida saudável.
  • Já ao contratar links patrocinados, as campanhas podem ser direcionadas segmentando por região, comportamento, idade, sexo dentre diversas outras variáveis. No caso da academia, preferir os moradores mais próximos, com idade de 20 a 35 anos, por exemplo, irá favorecer o alcance da mensagem.

Gestão de tráfego

Para saber como investir nos diversos tipos de tráfego, só há um caminho seguro: usar métricas. 

Diferente das mídias offline, o ambiente digital é rico no fornecimento de dados, sendo um recurso que não deve ser desprezado sob nenhuma hipótese. Tudo pode ser medido e analisado na busca dos melhores resultados e o Google Analytics é hoje uma ferramenta indispensável para coleta de dados.

Para cada objetivo, há métricas e análises adequadas, capazes de direcionar de forma correta os esforços de marketing. Com a gestão correta dos dados, podemos tomar decisões sobre investimento, proporção, manutenção, ajustes, mudanças e até cancelamentos necessários.

Como já dissemos, nem sempre o canal de maior tráfego é sua melhor opção. Por exemplo, neste caso, um índice como o ROI (retorno sobre investimento), pode apontar a rentabilidade real de determinado canal de aquisição. 

Em outro exemplo, se você quer aumentar o tráfego em 30% no próximo semestre, uma forma é contabilizar a relação entre novas visitas e visitantes que retornam.

Existem diversos indicadores valiosos, que devem ser sempre analisados em conjunto com outros fatores do negócio, como macro e microambiente, objetivos de marketing, curva de vida do produto ou empresa, entre outros.

Após definir as métricas, é necessário realizar um monitoramento constante e manter-se ágil na análise e reação.

Tráfego orgânico x Tráfego pago

Mas afinal, qual a melhor opção para o seu negócio? Na situação comum de se ter um orçamento enxuto, por onde seguir?

Antes de responder a essa pergunta, vamos conhecer características mais detalhadas de cada um, pois em marketing digital, nada é tão simples como parece.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico advém de sites, blogs, redes sociais e mecanismos de busca.

Como já dissemos, sua principal característica é não possuir custos diretos (o que é diferente de não possuir custos), uma vez que seus usuários chegam nas páginas de forma espontânea. 

Para gerar tráfego orgânico você precisa apresentar conteúdo de qualidade e relevante em seus canais digitais e isso depende de investimento em marketing, tecnologia e profissionais capacitados, inclusive para o seu gerenciamento.

Estratégias de tráfego orgânico produzem resultados a médio e longo prazo e precisam de frequência e tempo para que o lead avance pelo funil de vendas. 

Além disso, um bom ranqueamento no Google, assim como conquistar seguidores e reputação digital, não acontece do dia para a noite, exigindo consistência mesmo após atingir bons resultados.

7 dicas para melhorar seu tráfego orgânico:

  1. Defina, estude e conheça profundamente sua persona para produzir marketing de conteúdo realmente relevante;
  2. Acompanhe a jornada de compra do seu cliente para que sua comunicação mantenha-se assertiva, fornecendo materiais adequados a cada etapa;
  3. Defina as palavras chaves da sua campanha de forma técnica e criteriosa, usando os bons planejadores disponíveis no mercado.
  4. Seja persistente e eficaz nas práticas de SEO. Diversas pesquisas já comprovaram que em média mais de 70% dos usuários clicam nas opções que aparecem na primeira página do buscador.
  5. Mantenha atualizada a tecnologia dos seus canais, com sites responsivos, rápidos e fluídos e seus conteúdos sempre qualificados.
  6. Mesmo não se tratando de links pagos, é necessário promover a divulgação do conteúdo, utilizando por exemplo, postagens em redes sociais, newsletter ou e-mail marketing.
  7. Atraia parcerias que ajudem a contribuir para a sua autoridade digital produzindo guest posts que os motivem a citar seu site ou blog.

As vantagens do tráfego orgânico:

  1. Custo-benefício: o investimento é direcionado para a melhoria do próprio site e conteúdos.
  2. Melhor relacionamento: ao facilitar a acessibilidade e qualificar seu canal com conteúdos mais relevantes, automaticamente o relacionamento com o cliente se torna mais próximo e duradouro. 
  3. Perenidade: conteúdo orgânico não tem validade, permanece ativo enquanto for atualizado e trabalhado em boas práticas de SEO.
  4. Credibilidade: numa pesquisa, o usuário reconhece a relevância e qualificação dos primeiros resultados apresentados, além de oferecerem uma percepção de maior credibilidade em relação aos “anúncios pagos”.
  5. Menor custo por lead: embora exista um investimento na produção de conteúdos qualificados, por sua perenidade característica, esse custo acaba diluindo com o passar do tempo. Mantendo a frequência de publicações e mesma estrutura, o volume de conteúdo oferecido continuará aumentando, atraindo cada vez mais visitantes.
  6. Permite coleta de dados e acompanhamento de diversas métricas importantes.

Tráfego pago

Ao contrário do orgânico, o tráfego pago é aquele pelo qual você paga para aparecer para a sua audiência.

O processo ocorre pela definição de palavras-chave e a cobrança, na maioria das plataformas, acontece somente se o usuário clicar no anúncio. 

Além de palavras-chaves assertivas, uma boa estratégia em tráfego pago exigirá constância para que o tráfego permaneça ativo, além de adequação na linguagem e formato do anúncio para cada plataforma de investimento.

É um caminho válido principalmente para ações que exigem respostas mais rápidas, como lançamentos e promoções.

Google Ads, Bing Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads e Taboola são alguns dos canais de tráfego pago existentes e vamos falar um pouco mais dos dois mais populares:

Google Ads

Os anúncios que aparecem na página do buscador e de seus sites parceiros só são cobrados quando um usuário clica e seu investimento é definido pelo formato de leilão de palavras-chave.

Uma boa performance dependerá de uma análise do Google, que fará a relação entre a relevância e qualidade do conteúdo com o valor pago pela palavra-chave, ou seja, mesmo pagando, se seu conteúdo não for qualificado, sua campanha não dará bons resultados. 

O Google Ads permite testes A/B e de CTA’s para obtenção do melhor desempenho possível e também oferece a segmentação pelo tipo de dispositivo de acesso (computadores, tablets ou dispositivos móveis) ou região, possibilitando a personalização das mensagens, entre outros recursos.

Facebook Ads

Os anúncios do Facebook Ads podem ser produzidos em texto, foto ou vídeo e possibilitam direcionar para a página de interesse da empresa. 

Permite a segmentação por sexo, região, idade, status de relacionamento, profissão e interesses, além de poder ser pago por clique ou visualização.

Possui dois formatos diferentes, o História Patrocinada (exibido para amigos de pessoas que já curtiram sua página) e o Post Promovido (que impulsiona a visibilidade de uma postagem real para sua base de seguidores).

Dicas para melhorar seu tráfego pago:

  • Lembre-se de investir conforme sua estratégia de marketing, levando em consideração se sua necessidade é de curto prazo, qual seu nível de urgência, suas prioridades e verba disponível.
  • Faça uma avaliação correta dos canais mais adequados para atingir a sua persona, investindo onde houver maior presença e adequando os conteúdos conforme as características de cada canal.

As vantagens do tráfego pago:

  1. Resultados de curto prazo: resultados mais rápidos para campanhas de lançamento (de marca, produto ou serviço) e ações promocionais ou voltadas a projetos pontuais.
  2. Maior alcance: dentro de um prazo pré-estabelecido sua página é exposta para mais pessoas se comparado ao orgânico.
  3. Segmentação: propicia mensagens mais personalizadas e melhor direcionadas. 
  4. Ranqueamento: embora apareçam como “anúncios”, sua relevância, rigidamente controlada pelo Google, permite que os usuários cedam ao clique na sua pesquisa.
  5. Flexibilidade: opção de compra por clique ou visualização, atendendo à necessidade específica do seu plano. 
  6. Controle: permite coleta de dados e acompanhamento do investimento em tempo real.

Conclusão

Não existe certo ou errado, simples assim. Dessa forma, a melhor opção será aquela que esteja dentro dos seus objetivos de marketing, levando em consideração, que sempre que possível, devem ser duas ações complementares e não excludentes.

Cada um, com suas características e velocidade de resultados, traz vantagens e desvantagens específicas, que devem ser avaliadas por cada cliente, para cada campanha. 

Embora a preferência pelo tráfego orgânico ocorra basicamente pela falta de verba das empresas, aspectos como objetivo e urgência de resultados devem ser sempre considerados, pois não se tratam de custos absolutos: o melhor custo-benefício é o que traz o resultado esperado com o investimento melhor otimizado.

Esperamos ter ajudado no entendimento deste dilema, mas a Marketing Sem Frescura pode fazer melhor ainda, assessorando seu marketing de forma que os objetivos sejam traçados corretamente e as ações executadas com o melhor controle e retorno possível dos seus investimentos.  

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