Aumento da diversidade
  • 26 de abril de 2021
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Na contramão da PL 504, movimento pretende ampliar os espaços para o público LGBTQIAP+

Agências, anunciantes e plataformas se reúnem para discutir a pauta sobre a representatividade de pessoas LGBTQIAP+ nas campanhas publicitárias e batem de frente com o Projeto de Lei 504, que tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A ideia da proposta é proibir campanhas publicitárias com “alusão a gênero e orientação sexual, ou a movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças”.

O Comitê de Diversidade da Mutato encabeçou a oposição desse Projeto de Lei apoiado por executivos de várias agências e marcas, conforme a lista abaixo. O objetivo é garantir que a representatividade esteja assegurada e assumir compromissos públicos, enquanto indústria, adotando melhores práticas e acompanhando o desenvolvimento desse tema.

Na última terça-feira, o presidente Mario D’Andrea da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) divulgou o seguinte comunicado: “É importante destacar que a publicidade reflete a sociedade em que está inserida, e a vedação proposta pelo PL caracteriza-se por censura de conteúdo, abrindo um precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão e aos direitos de minorias”.

A deputada Marta Costa do partido PSD, é a autora desse projeto, apresentado em agosto do ano passado na assembleia paulista. Segundo ela: “o uso indiscriminado deste tipo de divulgação traria real desconforto emocional a inúmeras famílias” e o intuito dessa lei é evitar “influenciar inadequadamente” as crianças e jovens através da publicidade.

Entenda melhor sobre essa proposta aqui.

Esse projeto tramita em caráter de urgência e estava na ordem da Alesp na terça-feira, 20, porém a sessão foi encerrada retornando ao plenário na quinta-feira, 22.

Em protesto, agências, anunciantes e plataformas tem usado as hashtags #AbaixoPL504 #RespeitaHumanidadeLGBT #LGBTNãoÉMáInfluência e a Mutato publicou também um vídeo manifesto

Lista de executivos que apoiam esse movimento:

  • Alexandre Costa (Diretor de Marketing Institucional, Ambev)
  • André Chaves (Fundador, Papel&Caneta)
  • André Kassu (Sócio e CCO, CP+B Brasil)
  • Andre Passamani (Sócio, Cofundador e CoCEO, Mutato)
  • Amanda Abreu (Cofundadora, Indique uma Preta)
  • Bruno Andrade (Gerente de Branding, iFood)
  • Catarina Martins, Kevin David, Lídia Thays e Louis Rodrigues (MOOC)
  • Cris Naumovs (Consultora, Apego Inc.)
  • Danielle Bibas, VP de Marca, Inovação e Beleza, Avon Brasil
  • Daniele Mattos (Cofundadora, Indique uma Preta)
  • Diego Machado (CCO Global, AKQA)
  • Eduardo Camargo (Sócio, Cofundador e CoCEO, Mutato)
  • Eduardo Lorenzi (CEO, Publicis Brasil)
  • Eduardo Simon (Sócio e CEO, DPZ&T)
  • Ezra Geld (CEO, IPG Mediabrands Brasil)

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