- 5 de março de 2021
- mktsemfrescura
- 0
Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O marketing digital já tem se destacado como uma das principais estratégias para se alavancar negócios há décadas. Contudo, o ano de 2020 foi um marco na aceleração de sua aplicação.
Impactados pela pandemia de Covid, que trouxe consequências inimagináveis tanto econômicas quanto sociais, pessoas e empresas tiveram que se adaptar rapidamente à tecnologia, que se tornou essencial durante o isolamento.
O marketing digital nunca foi tão precioso e indispensável, quer seja para as empresas venderem seus produtos ou serviços, quanto para os consumidores que precisavam adquiri-los sem sair de casa.
Esta tendência, apesar de ter sido ainda mais acelerada pela crise, veio para ficar e já faz parte dos hábitos de consumo da nossa sociedade.
Hoje a internet está presente em nosso dia a dia de maneira inquestionável. Nos tornamos dependentes dela tanto para ações simples e cotidianas quanto em situações mais complexas.
Lazer, trabalho, informação, pesquisa, educação, consumo, comunicação e interação social estão literalmente em nossas mãos. Com a popularização dos smartphones nosso tempo de tela cresceu exponencialmente e passamos a viver cada vez mais nossas vidas no ambiente on-line.
Deixaremos para uma pauta de saúde os impactos cognitivos e sociais que esse comportamento levantou e vamos focar onde temos experiência:
Como isso impacta no seu negócio?
Se todo potencial cliente está na internet, onde mais você deve estar para chegar até ele?
Levando-se em consideração que esse despertar foi algo que atingiu quase 100% dos empresários, desde o negócio de bairro até grandes companhias, como se destacar em meio à tanta concorrência e na disputa de atenção sobre o seu consumidor?
A resposta é óbvia, investindo em marketing digital.
Neil Patel é um dos 10 melhores profissionais de marketing do mundo e nos apresenta o que é marketing digital, num longo artigo (que você pode conferir aqui), da seguinte forma:
“Marketing Digital é o conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.”.
O marketing digital nos permite uma comunicação de forma direta e personalizada com o cliente. Temos a oportunidade de falar o que ele precisa ouvir e no momento certo, além de oferecer um grande trunfo em relação ao marketing tradicional, que é a possibilidade de mensurar resultados, inclusive em tempo real.
É importante saber que o marketing digital vai além da internet. Ele pode ser aplicado, por exemplo, através de telefonia celular ou qualquer outro meio digital.
Antes de avançar, vamos falar um pouco de história e retomar um conceito que certamente você já ouviu para compreender o nascimento do marketing digital: os famosos “Ps” de Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno.
Foi em 1960 que a internet surgiu, no entanto até a década de 90 era praticamente inacessível. Com o surgimento dos primeiros modelos de comunicação, redes sociais e mecanismos de buscas, automaticamente surgiram as primeiras oportunidades de marketing digital.
Precursores do Google, foi nos anos 90 que conhecemos o Yahoo, MSN, AOL e Altavista e se comparamos com a gigantesca líder atual, podemos ver como o salto tecnológico foi excepcional desde então.
Até os anos 2000, as empresas ainda tinham pouco interesse digital, mas com o crescimento das redes sociais e o avanço avassalador do Google a partir dessa década tudo mudou, e para sempre.
E com essa nova dinâmica mercadológica, nossos conceitos de marketing precisaram ser revistos e atualizados.
Os P’s do Marketing
Também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing foi criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler. Utiliza 4 pontos chaves de análise para serem considerados nas estratégias:
- Produto (o que seu negócio oferece);
- Preço (por qual valor seu produto será adquirido);
- Praça (em quais canais e/ou locais seu público encontra seu produto);
- Promoção (como você informa e se relaciona com seu público).
A partir desses pilares, outros autores e estudiosos acrescentaram suas contribuições com o avanço da era digital, e hoje temos mais 4 pontos tão importantes para nossas estratégias quanto os primeiros:
- Pessoas (conhecer a fundo seu público e atenção aos recursos humanos do próprio negócio);
- Processos (fluxos de trabalho, metodologias, operações e procedimentos da empresa);
- Posicionamento (a identificação da empresa, o que influencia diretamente a percepção do cliente);
- Performance (produtividade gerada pela qualidade das experiências, produtos ou serviços).
As vantagens do marketing digital
Embora você já saiba que precisa investir em marketing digital pela leitura até aqui, ainda temos argumentos irresistíveis para que você não deixe para depois:
Planos digitais representam economia para seu marketing e melhoram a relação com seus consumidores.
Interatividade
O marketing moderno entendeu que o centro do consumo é o cliente. É para ele e por ele que todos os esforços devem ser direcionados. E a interatividade proporcionada pelo digital é uma das principais razões de seu sucesso.
Análise e mensuração de resultados
O único desperdício possível ao investir em marketing digital é quando ele não é bem executado. Temos ferramentas, índices, métricas e acesso a dados em tempo real que permitem uma estratégia eficaz, e melhor ainda, que pode ser aperfeiçoada ou corrigida constantemente. Nenhum meio off-line oferece informações tão assertivas de sua audiência e desempenho.
Acessibilidade
O marketing digital é possível de ser aplicado a qualquer tipo de negócio, em qualquer escala, em diversas situações financeiras. Possibilita transações comerciais dentro de um bairro ou para qualquer parte do mundo.
Assertividade e segmentação
Com o marketing digital você consegue falar com a pessoa certa, no momento certo. Os custos de aquisição de clientes podem ser os menores possíveis através de boas estratégias, otimizando todos os esforços de venda.
Investimento mais barato em relação ao off-line
Além da otimização de verba que pode ser feita através da assertividade na comunicação e acompanhamento de resultados, os investimentos para campanhas digitais são bem mais baixos que os da mídia off-line. É importante ressaltar que uma não substitui a outra. Apesar da vantagem econômica, são complementares e devem ser parceiras em suas estratégias.
Principais estratégias em marketing digital
Cada estratégia descrita abaixo merece um post exclusivo. Vamos apresentar de forma resumida somente algumas das principais e para conhecer um pouco mais sobre elas, ou outras, dê uma conferida em nosso blog. Se o assunto de seu interesse ainda não apareceu por lá, é só pedir nos comentários.
Inbound Marketing
Conhecido também como marketing de atração. Suas características traduzem a essência do marketing digital como aponta a Rockcontent:
“No Inbound Marketing, as empresas procuram entender as dores e necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, a fim de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.”
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na atração de clientes através da produção de conteúdos relevantes e qualificados. É uma das ferramentas do inbound marketing e não faz promoção direta da marca, distribuindo um conteúdo de valor e útil ao público-alvo de forma espontânea e para encantá-lo.
Através de publicações em blogs, vídeos, e-books, posts, redes sociais entre outros, uma marca pode aproximar-se de seu público pela forma mais valiosa: confiança. Ao estar presente na vida desse consumidor quando ele mais precisa, auxiliando em suas dúvidas, com mensagens de incentivo e dicas úteis, a marca torna-se autoridade no assunto e assume uma posição privilegiada para o momento da compra, pois será facilmente lembrada.
E-mail Marketing
É a estratégia de enviar mensagens via e-mail, com objetivos comerciais. Objetivos comerciais podem incluir fortalecimento de marca, relacionamento com o cliente e é claro, vendas.
Um dos grandes erros dessa estratégia é a baixa qualificação da lista de envio. Por isso nunca ceda à tentação de comprar listas disponíveis no mercado. Seu mailing deve ser composto pela captação de leads da sua marca, nos canais que forem possíveis. Um contato que forneceu seus dados em algum momento da sua relação, como e-mail, é alguém que permitiu ser abordado e isso torna a dinâmica dessa estratégia realmente útil.
Mídias Sociais
Hoje ter sua empresa nas redes sociais é indispensável. É pelas redes sociais que seu marketing de conteúdo trafega, por onde grande parte dos clientes o encontra, por onde você se relaciona e pode engajar seu público.
O número de usuários das redes é altíssimo, tornando-as o canal mais importante de relacionamento com clientes do marketing digital.
Otimização de Conversão – CRO
A Resultados Digitais tem uma definição bem didática para esse tópico:
“Chamamos dessa forma todo esforço para aumentar as taxas de conversão para determinado objetivo. Ou seja, diminuir o atrito e aumentar a proporção de pessoas que fazem a ação necessária para ir do contexto A ao contexto B.”
Conversão é um dos termos mais usados em marketing digital. Todas as estratégias têm como objetivo gerar leads e guiá-los a uma série de ações dentro do funil de vendas. O objetivo da otimização de CRO é descobrir e agir nos pontos de melhoria dentro dessas estratégias.
Marketing de Busca – SEM
A importância do marketing de busca dispensa apresentações. Desde que a gigante Google passou a fazer parte do nosso dia a dia, essa ferramenta das estratégias digitais tornou-se indispensável. De que adianta uma presença digital bem formatada, idealizada e adequada, se seu cliente não o encontra nessa rede infinita que é a web?
O SEM tem como objetivo fazer com que seu conteúdo seja bem ranqueado nos mecanismos de busca e pode ser aplicado através de SEO, que é o conjunto de estratégias para uma otimização orgânica, ou por meio de investimento, o PPC, onde a empresa paga por clique recebido no anúncio.
Existe sobre esse assunto ainda muita coisa a ser dita… conceitos, métricas, indicadores, ferramentas… o marketing digital é amplo, rico, complexo, dinâmico e está em constante evolução. Deve ser tratado com seriedade, por quem entende do assunto.
Nós da Marketing Sem Frescura podemos ser sua parceira, aquela que vai se preocupar com tudo que foi dito aqui e muito mais. Somos especialistas, focados e acompanhamos todas as mudanças do universo digital.
Na hora da entrega você recebe apenas resultados, sem complicação e sem frescura. O nosso simples e bem feito.