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Uma ficha completa de sua empresa, disponível por uma ferramenta gratuita do Google, que promove o encontro direto do seu negócio com o seu cliente. Mais do que manter uma presença digital, você tem que estar no mapa do seu consumidor.

Você já viu o Google Meu Negócio inúmeras vezes, recorreu a ele outras tantas e em todas ele lhe foi útil. Ele sempre está lá, nos momentos finais de sua jornada de compra, quando você já está a poucos passos de adquirir um produto ou serviço. Conseguiu localizar?

Sim, você faz parte da gigantesca massa que usa o Google para buscar informações sobre empresas e é parte dos 95% de pessoas que usam o buscador para comparar e tomar decisões antes de entrar em contato.

Pensando assim, que tal aparecer em destaque, de forma orgânica, quando um potencial cliente faz uma busca direcionada ao seu produto ou serviço?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo buscador, que vai te ajudar a ter uma presença muito mais funcional e visível na Pesquisa Google ou Google Maps quando um usuário estiver procurando algo que você possa oferecer.

Ela tem a aparência de uma ficha, está localizada à direita de sua tela no desktop ou no topo da busca pelo mobile, e te fornece informações extremamente úteis. Veja como ela aparece na sua busca clicando aqui.

Também chamado de Google My Business, o Google Meu Negócio é o resultado atual da evolução e unificação de várias ferramentas oferecidas pelo Google nos últimos anos em outras plataformas hoje desativadas: Google Places, Fichas do Google e páginas Google+ Empresas.

Suas vantagens podem ser aplicadas a qualquer empresa que ofereça produtos ou serviços e tenha um contato direto com o consumidor por um horário específico (exceto para aluguel e venda de imóveis) e independentemente de ter loja física ou não. Isso quer dizer que você pode ter um Google Meu Negócio mesmo se atender de sua casa, mas não pode tê-lo se suas vendas forem exclusivamente on-line.

As fichas do Google Meu Negócio são valiosas ferramentas por oferecerem a oportunidade de divulgar sua empresa sem aquela aparência de “anúncio pago” gerando ainda mais credibilidade e apresentando todas as informações relevantes:

  • Localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Telefone com discagem direta;
  • Imagens do local;
  • Direcionamento para site;
  • Direcionamento para apps de rota/mapa;
  • Canal de comunicação para comentários e avaliações;
  • Perguntas e respostas;
  • Possibilidade de divulgação de eventos;
  • Postagens de textos, vídeos ou imagens, como ofertas, por exemplo;
  • Possibilidade de interação com apps para reservas e agendamentos.

Ou seja, só depende de você explorar assertivamente todas as possibilidades, sendo o mais cuidadoso possível no gerenciamento das informações, para que seu cliente saiba tudo o que precisa sobre seu negócio.

Apesar de gratuita, o Google Meu Negócio também pode ser promovido pelo Google Ads para aumentar o alcance de seus clientes, uma vez que técnicas de SEO estão por trás da melhoria da performance do seu desempenho.

Os critérios para que seu negócio seja a ficha apresentada ao usuário no momento da busca são os mesmos da pesquisa convencional. O Google dará preferência às empresas que atenderem basicamente a:

  • Adequação Geográfica: como a ferramenta favorece a busca por resultados locais, vai apresentar a melhor sugestão ao usuário sempre considerando a distância.
  • Atualização: a inteligência Google é capaz de detectar direcionamento de ligações para telefones que não operam, para sites indisponíveis ou outras inconsistências. Se sua ficha não estiver sempre devidamente atualizada e funcional, perderá a oportunidade de ser vista.
  • Reputação: o buscador levará em consideração o tráfego de comunicação da sua ficha. O quanto você interage com seus clientes, os cliques, o número de avaliações, a média de notas e até mesmo a autoridade do site.
  • Relevância: o objetivo do Google é sempre oferecer a melhor experiência possível ao usuário e portanto vai levar em consideração, acima de tudo, a melhor combinação entre a ficha do negócio e o que o usuário busca. Por exemplo, informações como histórico de pesquisa do usuário também serão consideradas e as palavras-chave devem ser definidas cuidadosamente.

Dentro de uma estratégia de marketing digital, quais são os benefícios e dicas a serem aplicadas em uma ficha do Google Meu Negócio? Veja o que dizem alguns especialistas digitais como a Rockcontent e Mlabs:

Benefícios do Google Meu Negócio

Maior credibilidade

Segundo informado pelo próprio Google, o grau de confiabilidade dos consumidores em relação às empresas que fazem uma boa administração em sua ficha no Google Meu Negócio chega a ser 2 vezes maior que a do concorrente.

Mais tráfego

Não esqueça que o internauta é comprovadamente mais suscetível a imagens quando está navegando. Ao postar fotos em sua ficha, recebe-se 42% mais solicitação de rotas de carro e 35% mais cliques para o site. Utilize todas as formas disponíveis para atrair a atenção dele como atualizações de fotos, vídeos e publicação de ofertas.

Mais dados para mensuração de resultados

Não há uma estratégia digital bem feita sem controle de resultados. O Google Meu Negócio disponibiliza informações como: quantas pessoas ligaram diretamente pelo telefone exibido; como os clientes pesquisaram e onde eles estão; quantos pedidos de rotas foram feitos; quantos acessaram o site pela ficha; basicamente, como se comportam depois do acesso à ficha.

Aparecer para seu cliente na hora que ele mais precisa

O Google, através de sua preocupação com a relevância do resultado, vai apresentar a sua ficha num dos momentos mais cruciais da jornada de compra do consumidor: quando ele já sabe que quer seu produto e vai decidir agora de quem comprar.

Presença digital qualificada e orgânica

Sua ficha em destaque, na primeira página do Google, sem custo. Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio é essa possibilidade de ser vista por mais clientes potenciais, aumentando o alcance da sua marca e as oportunidades de negócios.

Mais um canal de interação com o consumidor

Com a possibilidade de chat e a publicação de avaliações e comentários, cria-se mais uma oportunidade para a empresa solidificar seu relacionamento com os clientes e/ou aprimorar seus produtos ou serviços através de críticas e sugestões recebidas. Também possibilita a publicação de informações personalizadas e ofertas para esses usuários.

Dicas

Tome posse do seu negócio

Você já informou ao Google que sua empresa existe de várias formas. Agora é a hora de você informar que é o responsável por ela, executando todos os passos de verificação de segurança para começar no Google Meu Negócio.

Preencha toda a sua ficha e com as informações corretas

Quanto mais completo e qualificado é o preenchimento, mas relevante sua ficha se torna para o Google, aumentando suas chances de impressão. A ferramenta disponibiliza ainda uma personalização que é a etiqueta do Google Meu Negócio. Nessa etapa, você qualifica sua empresa e utiliza palavras-chave que podem ser seu grande diferencial no buscador. Como premissa básica de SEO, com as palavras-chave certas, é muito maior a probabilidade de você ser encontrado pelo seu consumidor.

Sempre promover e responder aos contatos dos usuários

Responda a todos os comentários e notificações, positivas ou negativas. Seu cliente teve o trabalho de ir até a ficha se manifestar e isso é sinal que quer ser ouvido. Isso mostra engajamento e melhora sua relevância na busca. Outra forma de melhorar seu ranque é criar estímulos para que o cliente dê sua nota/avaliação. Você pode fazer isso utilizando uma ferramenta da própria plataforma que gera links de avaliação que podem ser enviados para as pessoas ou compartilhados em suas redes sociais. Não esqueça de habilitar a troca de mensagens e cuide para que elas sejam respondidas o mais breve possível. Uma mensagem de “boas vindas” no chat é sempre bem vista.

Agora que você não tem mais dúvidas sobre a importância do Google Meu Negócio para a sua estratégia digital, vamos ver como criar a ficha da sua empresa.

Como tudo no Google, é um caminho fácil, claro e intuitivo. Você pode seguir o passo a passo abaixo e experimentar na prática, clicando aqui.

  1. Acesse a página da plataforma e faça o login com uma conta gmail. Se você já estiver logado, entrará automaticamente.
  2. Clique em “Comece agora”.
  3. Ao abrir, preencha todas as informações na aba “Adicionar seu negócio”.
  4. Em “Adicionar seu negócio”, localize seu negócio no mapa e preencha todas as informações do formulário: nome da empresa, telefone, site e categoria de mercado.
  5. Você tem a opção “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles” se você atender a diversas áreas.
  6. Clique em “Continuar”.
  7. Confira todas as informações com atenção e preencha o formulário para autorizar o gerenciamento da sua empresa. O Google dará opções para a verificação dos dados declarados. Escolha uma e prossiga. Os próximos passos serão após o recebimento do código.
  8. Após receber o código, haverá em seu painel um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Siga as orientações para validação do código de segurança.
  9. Depois de confirmar a localização, adicione o maior número possível de informações na sua página recém-criada. Não esqueça de fotos, horários, descrição do negócio e tudo o que for relevante.

O que você fez, basicamente, é dizer o que você vende, para quem vende e em qual região você entrega. Por isso é uma das ferramentas mais diretas de contato que você vai encontrar para o seu marketing digital. E você também pode excluir a sua ficha a qualquer tempo e por qualquer motivo, se necessário.

O próprio Google Meu Negócio te auxilia com dicas sobre como seus anúncios podem gerar mais resultados, mas uma estratégia verdadeiramente personalizada é o que a Marketing Sem Frescura pode fazer por você.

Quer saber mais?

Conte como foi sua experiência aqui pra gente.

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