• 29 de julho de 2020
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Alshop, Chilli Beans, O Boticário e Riachuelo comentam desafios da retomada em meio à pandemia

Durante o isolamento social devido ao coronavírus, o comércio digital aumentou seu faturamento consideravelmente, chegando a 48,3% no período de 17 de março e 27 de abril deste ano, comparado com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Ebit, empresa da Nielsen. Em contrapartida, o comércio físico teve que fechar as portas por um tempo e agora com a reabertura gradual, o varejo tem a missão de atrair o público novamente.

Para Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, é preciso que todos os varejistas, especialmente os pequenos empresários, invistam no e-commerce para manter suas vendas aquecidas. “Tem uma parte (dos lojistas) que aderiu, outra não, porque depende de questões de produtos, de não acerto de comissionamento com a plataforma do empreendimento. Mas esse processo é irreversível, diria que é fundamental, principalmente agora na pandemia, em que os volumes de e-commerce estão crescendo bastante”, pontua o executivo.

E-commerce em alta e reabertura das lojas físicas

Para o executivo Eduardo Javarotto, diretor de varejo do Grupo Boticário, esse período de isolamento forçou tanto as empresas a investir em novos formatos de vendas quanto ao público a consumir mais digitalmente. “Grande parte das pessoas tinha receio, seja por desconhecimento ou fricções de como operar nesse universo, seja por insegurança de compartilhar dados pessoais, ou pela conveniência de ter sempre. uma de nossas lojas bem pertinho de sua casa”, conta.

Caito Maia, CEO da Chilli Beans, acredita que as lojas físicas podem proporcionar boas experiências ao consumidor e que o retorno presencial após esse tempo confinado, pode gerar bons resultados as marcas. “Os consumidores vão buscar esse contato de forma ávida e vai se destacar quem tiver boas histórias e valor agregado. Se olharmos para outros países que estão retomando a atividade econômica, é possível ver o consumidor voltando ávido ao ponto de venda e essa demanda, que antes estava reprimida, tem se refletido em números”, afirma Caito.

Umas das maneiras de atrair os clientes para as lojas, é através dos descontos e vantagens especiais, segundo o presidente da Alshop. É interessante analisar o histórico de seus clientes para entender o consumo deles e criar uma estratégia mais assertiva.

A marca Riachuelo já unia inovação e tecnologia em suas lojas físicas antes da pandemia, porém após essa crise, só fortaleceu o estilo já usado.  

“Isso está sendo ainda mais acelerado nesse momento. Estamos em constante evolução, ressignificar e buscar novas soluções é o que nos mantém próximos das pessoas e na vanguarda do setor”, diz Demetrio Teodorov, Head de Pesquisa e Desenvolvimento da Riachuelo.

Medidas de segurança durante o Covid-19

Aos poucos o comércio está reabrindo e as pessoas voltando a consumir presencialmente, porém há muita gente receosa em sair de casa.

As empresas estão seguindo as recomendações das organizações de saúde e estabeleceram novos protocolos de higiene para manter a segurança do público.

O Boticário por exemplo, definiu novas técnicas de manipulação dos produtos. As embalagens e aplicadores descartáveis são manuseados somente pelos vendedores e descartados na sequência, já as embalagens reutilizáveis são higienizadas com álcool após o uso e as maquiagens são testadas em um espelho virtual para simulação do produto.

Na Chili Beans, os óculos expostos são higienizados a cada uma hora, além das medidas usuais como o uso do álcool em gel, distanciamento social no espaço e uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para os funcionários.

Multicanais: é a tendência do mercado

A incerteza de como será o consumo dos público daqui para frente, seja pelo PDV (Ponto de Venda) ou pelo e-commerce (cada vez mais utilizado), nos faz pensar que investir um uma estratégia omnichannel é a melhor opção. As empresas e franquias têm buscado uma forma de integrar a venda física com o processamento digital e assim trazer um ganho para ambos os ambientes. E isso é válido para as pequenas marcas até as mais consolidadas no mercado.

A Riachuelo adotou além das medidas de higiene e segurança, novas formas de atendimento ao cliente e vendas, como vendas por WhatsApp e Drive-Thru, pick-up de compras online nas lojas físicas, lockers e o pagamento mobile.

A Chilli Beans criou o atendimento pelo WhatsApp e venda por telemarketing no serviço chamado de Tele Chilli. Também enviou maletas higienizadas com produtos para a casa dos clientes, para que eles pudessem escolher os modelos pessoalmente.

De uma maneira geral, as marcas concluíram que esse período foi importante para acelerar algumas ideias que já estavam sendo implementadas e também para ressignificar e inovar os processos de vendas e experiências para o consumidor. 

As experiências presenciais sempre serão válidas, pois você pode sentir o cheiro, a textura e provar os produtos, além de tirar dúvidas com o vendedor. Porém a compra online é uma grande facilidade em vários aspectos, ainda mais na correria do dia a dia. Portanto a integração dos ambientes físicos e online serão complementares, trazendo benefícios de compra e venda tanto para os clientes quanto para as marcas.

Fonte: Meio e Mensagem

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