• 10 de julho de 2020
  • mktsemfrescura
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Independente do segmento, produto ou serviços que você oferece, fique ligado nas tendências de marketing digital que devem ser destacadas.

Hoje em dia ter somente um site e perfis nas principais redes sociais não é mais suficiente para ter êxito no mundo digital empresarial. A maioria das empresas de sucesso possuem presença marcante online e estão sempre antenadas no que há de mais moderno no mercado.

A evolução digital é inevitável e quem não acompanhar, ficará para trás.

Descubra a seguir as tendências de marketing digital que estão bombando no momento.

1- Facebook

A Forbes divulgou um estudo que dizia, 41% dos usuários do Facebook tem mais de 65 anos. O público mais jovem está migrando para plataformas mais visuais e interativas como Instagram, Snapchat e a sensação do momento, o TikTok.

O escândalo de violação de dados em 2018, colaborou para a perda de credibilidade da rede social, além de notícias falsas, propaganda política e cyberbullying também contribuíram para a queda de usuários. 

O Facebook continua enorme, no entanto os profissionais de marketing precisam identificar se a maioria do seu público alvo está conectada nessa plataforma, caso contrário estarão desperdiçando seu orçamento e tempo na rede social errada.

2 – Instagram

O Instagram ultrapassou a incrível marca de 1 bilhão de usuários e continua a crescer como uma das plataformas de mídia social mais populares em todas as idades, especialmente em pessoas com menos de 35 anos.

É uma excelente forma de divulgação de negócios sendo diariamente usada por diversas empresas e marcas resultando em maior visibilidade e ganhos.

Recentemente o Instagram removeu o recurso de visualização de curtidas através do mobile, trazendo inúmeras discussões, deixando aparente somente pelo desktop. A iniciativa foi a busca por oferecer maior qualidade no conteúdos postados, frequentemente marcas investem pesado em influencies para engajar e divulgar seus produtos, momento esse importantíssimo para estudar métricas de cada perfil.

3 – Os chatbots vieram para ficar

O chatbot é um programa de computador que interage com as pessoas através de um bate-papo. É utilizado a Inteligência Artificial (AI) para esclarecer dúvidas frequentes e executar tarefas simples de forma automatizada.

À medida que o sistema coleta mais informações de dados, a inteligência artificial terá o conhecimento necessário para oferecer um serviço de melhoria contínua aos seus usuários.

Os benefícios são: 

⦁ Serviço 24 horas

⦁ Respostas instantâneas a consultas de clientes

⦁ Redução de custos com funcionários

A automatização do chatbot com serviços, podem realizar transações bancárias, gerar boletos, consultar status de voo, etc., facilitando a vida e gerando também economia de tempo para as pessoas.

A pesquisa da Tidio de janeiro de 2020 descobriu que 43% dos consumidores preferem enviar mensagens para um chatbot online do que telefonar para os centros de atendimento ao cliente, quando se comunicam com uma empresa. 

Essa é uma das tendências de marketing digital que mais crescerá neste ano.

4 – Invista nos vídeos

Na era digital onde as pessoas passam o dia conectado na internet, assistindo vídeos, compartilhando e comentando sobre tudo o que acontece na rede, é imprescindível investir no marketing de vídeos para conquistar seu público e vender seus produtos ou oferecer seus serviços online. 

Veja essas estatísticas do ImpactBND :

⦁ 70% dos consumidores compartilharam o vídeo de uma marca.

⦁ 52% dos consumidores afirmam que assistir a vídeos de produtos os torna mais confiantes e orienta suas decisões de compra on-line.

⦁ 72% das empresas acreditam que o conteúdo em vídeo melhorou suas taxas de conversão.

A estratégia de marketing digital atrelado a vídeo é altamente cativante, sendo um atrativo para o público e gerando resultados relevantes para quem o faz.

5. Planeje e tenha contexto

Investi em produção de conteúdo continua sendo um ponto essencial para relacionamento e autoridade no marketing digital, mas agora há mais ênfase no contexto e na segmentação.

O Google está ficando mais sofisticado e dá preferência a conteúdo detalhado, preciso e atualizado, alinhado com a intenção do usuário. 

As empresas devem adaptar as ideias com mais precisão ao criar novos conteúdos e relacionamento com a sua audiência.

6 – Personalize seu e-mail

O e-mail continua sendo o principal meio de comunicação. É utilizado para fins pessoais, comerciais, profissionais, legais, científicos e acadêmicos, portanto o marketing por e-mail ainda é muito importante. Faça e-mails objetivo, personalizados e humanizados em suas campanhas, pois ao chegarem na caixa de entrada do seu leitor, maior serão as chances de leitura, a competição é alta então seja autentico.

7 – A popularidade do conteúdo interativo

Conteúdo interativo é o filão do engajamento, vai além de ler ou assistir, ou seja, é quando ela pode clicar, responder, reproduzir e tomar uma decisão online, é uma excelente forma para aumentar o engajamento e conquistar seus potenciais clientes.

Exemplos de conteúdo interativo:

⦁ Testes e pesquisas

⦁ Anúncios de realidade aumentada

⦁ Vídeos de 360 graus

⦁ Jogos

⦁ Calculadora

⦁ Transmissões ao vivo

Os consumidores desejam participar, a tal da história que já falamos humanizar a comunicação, pois isso os ajuda a se sentirem mais conectados à empresa e consequentemente os resultados acontecem.

8 – Interação por voz 

Graças às novas tecnologias de Inteligência Artificial, podemos utilizar um recurso super útil que são os dispositivos para interação verbal.

Facilita a vida quando estamos ocupados com algo ou simplesmente queremos realizar uma busca mais ágil, já que falamos muito mais rápido do que escrevemos, incluímos esse recurso aqui mesmo no blog, ai você pode conferir nosso conteúdo e fazer outra atividade.

Assistentes virtuais como Google Assistant, Google Home, Alexa, Siri são os mais utilizados, no entanto a tecnologia vive em constante evolução e continua criando mais dispositivos, visando execução de tarefas e otimização de tempo como os Voicebots (robôs de voz).

Os profissionais de marketing que segmentam usuários de pesquisa por voz, devem se atentar de escrever em tom de conversação, usando palavras-chave que as pessoas falam em vez de digitar. Isso ajudará você a obter a posição zero ou os snippets em destaque no Google.

9. O marketing de mensageiros

Empresas de todos os setores têm demonstrado grande interesse nos aplicativos de mensagens sociais como Facebook Messenger e WhatsApp. Olhando esses dados é fácil entender o motivo: 

⦁ 1,3 bilhões de usuários mensais são ativos no Facebook Messenger, com o envio de mais de 10 bilhões de mensagens todos os meses.

⦁ O WhatsApp tem 1,6 bilhões de usuários ativos, enviando mais de 55 bilhões de mensagens todos os dias.

Estima-se que os próximos 5-7 anos, o marketing de mensageiros se torne o canal número um no mundo.

O marketing digital pelo Facebook Messenger gera de 10 a 80 vezes mais engajamento do que as postagens orgânicas no feed de notícias, é por isso que as marcas começaram a se conectar nessa plataforma.

Em 2020 podemos esperar muito marketing em apps de mensagens com bastante vídeo e conteúdo interativo para envolver os usuários.

10. Marketing omnichannel 

É a estratégia de marketing digitais que interliga ações das lojas físicas e várias plataformas digitais como e-mail, aplicativos, redes sociais e blog do site, visando estreitar a relação entre online e offline, aprimorando assim, a experiência do cliente. Essa tendência permite a junção do virtual e do físico.

A principal vantagem é que o consumidor tem a oportunidade de satisfazer suas expectativas de compra ou atendimento quando e onde desejar. Como as empresas ficam disponíveis 24 horas por dia, ela pode ser acessada a qualquer momento, aumentando suas chances de ganhos e retenção de clientes.

É hora de colocar em prática

Como você viu, as coisas estão evoluindo rapidamente no mundo do marketing digital. A inteligência artificial, o vídeo, a pesquisa por voz e o conteúdo interativo estarão entre as tendências mais importantes no marketing digital.

O público jovem e os mais experientes e conectados na tecnologia, esperem que as marcas interajam com elas de maneira inovadora, tornando a experiência mais ágil e agradável.

Já decidiu por qual tendência do marketing digital você experimentará primeiro?

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