Negócios Digitais no Brasil
  • 17 de fevereiro de 2020
  • mktsemfrescura
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Já é tendência mundial os negócios digitais, o ambiente virtual passou a ser o canal por onde as coisas acontecem. Cada vez mais empresários buscam a internet para desenvolver e fazer negócios.

No entanto, na hora de planejar um negócio digital não basta apenas ter uma boa ideia, os empresários deverão considerar os fatores socioeconômicos e políticos do país de pretensão, para desenvolver seus negócios digitais, essas medidas irão determinar o êxito ou não do negócio digital. 

Segundo pesquisa feita pela Harvard Business Review (HBR), que analisou 42 países,  o Brasil está em 35º na categoria ‘’Facilidade para Fazer Negócios Digitais’’. A pesquisa destacou os pontos positivos e negativos do país considerando o estado atual.

Compreender estes indicadores é fundamental para que as marcas obtenham sucesso no mercado digital.

Brasil, pode melhorar sua posição no ranking

Indiscutível que os brasileiros estão cada vez mais digitais. Consequentemente as empresas também precisam estar preparadas atender a demanda desse público.  No entanto o que se nota, é que as oportunidades das empresas obterem sucesso variam bastante de um país para outro, enquanto uns há mais facilidades em outros é preciso batalhar muito para que as empresas consigam ser bem sucedidas nos negócios digitais. 

Para elaboração do estudo a HBR considerou aspectos como posição no Banco Mundial Doing Business 2019, Bases Digitais e Analógicas, Acessibilidade de Dados, Comércio Eletrônico, Mídia Digital, Economia Compartilhada e Freelancers Online –  selecionou os 42 países com maior relevância para negócios digitais. 

Estados Unidos e Reino Unido estão no topo da lista como países para o desenvolvimento de negócios digitais.  A indonésia e Rússia ocuparam os piores lugares do ranking de acordo com a análise.  

Considerando os países nas melhores colocações, fica claro que são países mais ricos economicamente. Entenderam a oferta da economia do setor e já estabeleceram regras e normas específicas para o segmento digital, o que fortaleceu o setor resultando no impulsionamento da economia digital. 

De acordo Departamento de comércio dos  Estados Unidos, de 2006 a 2016, a economia digital americana cresceu a uma taxa média anual de 5,6%, superando o crescimento econômico geral dos EUA de 1,5% ao ano. Já nos países que ficaram nas piores colocações do ranking as dificuldades que empresas enfrentam para fazer negócios digitais são:

  1. Oscilações no crescimento, além de serem governadas por vários fatores específicos aos ecossistemas digitais;
  2. Resistência no mercado, monopólio da concorrência;
  3. A variação da privacidade e segurança dos usuários no ambiente virtual podem impactar significativamente a facilidade para fazer negócios digitais – e essas regras variam de país para país;
  4. Divergência de informações ou cultura local, pode sofrer restrições;

Brasil no radar dos negócios digitais

Apesar de não ocupar uma boa colocação no ranking, as expectativas dos empreendedores digitais em relação ao Brasil são animadoras. 

De acordo com a análise HBR, a acessibilidade de dados, mídia digital e economia compartilhada são áreas mais promissoras para os negócios digitais no País. Além de ser novidade comparado aos mercados estrangeiros, ou seja, ainda existem vários aspectos a serem observados, tais como a criação de políticas específicas que revelam a importância do setor.    

 A posição do Brasil preocupa os empreendedores digitais

Conforme os dados do Banco Mundial, divulgados pelo Doing Business 2020, de 190 países pesquisados o Brasil ocupa a 124° colocação no ranking de facilidade para fazer negócios.

Para a análise a instituição considerou os seguintes aspectos: 

  1. Facilidade para abrir o negócio;
  2. Obtenção de crédito;
  3. Infraestrutura da construção e solicitações para ligação de energia;
  4. Segurança investidores minoritários;
  5. Registro de propriedades;
  6. Pagamento de impostos;
  7. Negociação transfronteiriça;
  8. Resolução de insolvência de empresas.

A burocracia brasileira ainda é o aspecto que mais afeta o desenvolvimento da facilidade de negócio no país, mesmo havendo uma melhoria no quesito registro de  propriedade o relatório aponta que no Brasil os empresários gastam em média 13,5 dias para abertura de uma empresa enquanto a Nova Zelândia um dos pais mais bem posicionados no ranking  o processo é concluído em menos de 24 horas.

Outro fator preocupante é o que diz respeito ao pagamento de impostos. Aqui a burocracia para pagar impostos requer 1.501 horas por ano das empresas. Nos países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), esse tempo é de 158,8 horas por ano.

O tempo gasto pelos empresários brasileiros, poderia ser aplicado em estratégias de comunicação e gestão de marketing a fim de divulgar seu negócio.

A percepção das empresas internacionais sobre as possibilidades de fazer negócio digital em território brasileiro

Há pouco mais de uma década o Brasil era considerado uma potência em desenvolvimento econômico, sendo visto como membro mais promissor do BRIC – grupo formado pelos países emergentes (Brasil, Rússia e China). No entanto as crises políticas que se sucederam no país acabaram afetando a confiança dos investidores estrangeiros.

Mesmo com exemplos de sucesso como Netflix e Uber o mercado brasileiro digital ainda causa insegurança aos empresários internacionais na hora de investir. Segundo, levantamento da TMF Group — organização especializada em serviços e negócios —, que analisou 94 nações, o Brasil ocupa o segundo  lugar no Índice de Complexidade Financeira.

Análise leva em consideração aspectos como tempo, conhecimento e gastos que as empresas necessitam para regulamentar suas atividades e pagar seus impostos. Mesmo com o mercado atrativo de consumidores ativos que estão cada vez mais conectados, o Brasil ainda sofre com os processos de burocratização que afeta a economia digital.

Brasil precisa ficar mais competitivo

Considerando a situação de instabilidade econômica política do país, o Brasil precisa se mostrar mais competitivo junto ao mercado internacional.

Os impostos são as principais dificuldades encontradas pelos investidores. A carga tributária é muita alta, que por vezes, inviabiliza a sustentabilidade financeira do negócio.

Outro fator que contribui para complexidade financeira brasileiro é a mudança repentina das leis brasileiras em todas as instâncias governamentais. A instabilidade da legislação acaba por afetar negativamente as organizações, que se sentem inseguras quanto o futuro dos negócios.

Para que o Brasil se torne um mercado mais competitivo e conquiste a confiança de investidores nacionais e internacionais, os governos precisam pensar em políticas específicas para o negócio digital, descomplicar o processo burocrático, criar condições favoráveis para que as empresas tenham segurança em investir no país e fazer acordos pautados nas exigências de mercado. 

Superando essas dificuldades o Brasil tem grandes chances de se tornar promissor no mercado de negócio digital, criando oportunidades de sucesso para empresas que desejam investir no país, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico brasileiro.

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