podcast
  • 5 de fevereiro de 2020
  • mktsemfrescura
  • 0
Clique para ouvir o post
Getting your Trinity Audio player ready...

O que é podcast?

Podcast é como rádio, no entanto o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido no momento que o ouvinte quiser. O formato tem uma alta potência de comunicação, que pode levar informação, educação, entretenimento, e mais, ou seja, não existe limite para a criatividade.

Antigamente, só era possível ouvir um conteúdo acessando o site dos fornecedores para dar um play ou baixar para ouvir no computador de forma totalmente manual. Mas esse não era o jeito ideal de se escutar um podcast, pois era necessário que o internauta fosse até o site.

Isso aconteceu até 2004, quando Adam Curry criou uma forma automática para esse conteúdo digital chegar até os programas de podcasts: os agregadores de podcast. Assim funciona até os dias de hoje.

Como as pessoas usam?

As pessoas interessadas acompanham direto do smartphone ou no computador o lançamento de cada novo episódio de forma totalmente automática, podendo, assim, ouvir direto do aplicativo do celular (o agregador de podcasts) ou baixar para ouvir offline.

Uma das vantagens do podcast é o fato de ter baixa transferência de largura de banda e não consumir tanto como os vídeos, o que resulta em economia no uso dos dados da operadora de telefonia móvel.

Plataforma forte, sem frescura!

O investimento contínuo do Spotify em podcasts parece estar dando resultados para a plataforma. De acordo com um novo relatório da empresa, a audição de podcast aumentou 200% ano a ano, segundo dados do seu quarto trimestre de 2019. A empresa diz que agora possui mais de 700 mil podcasts em sua plataforma e que mais de 16% de seus usuários ouvem os programas.

O relatório da plataforma também mostra que a quantidade de usuários que pagam pelo plano premium aumentou para 124 milhões. Ao todo, a empresa aumentou em 31% seu número de usuários ativos mensalmente, somando 271 milhões de usuários. O crescimento foi visto principalmente na Europa, na América do Norte e na América Latina.

O investimento contínuo do Spotify em podcasts parece estar dando resultados para a plataforma 

De acordo com um novo relatório da empresa, a audição de podcast aumentou 200% ano a ano, segundo dados do seu quarto trimestre de 2019. A empresa diz que agora possui mais de 700 mil podcasts em sua plataforma e que mais de 16% de seus usuários ouvem os programas.

O relatório da plataforma também mostra que a quantidade de usuários que pagam pelo plano premium aumentou para 124 milhões. Ao todo, a empresa aumentou em 31% seu número de usuários ativos mensalmente, somando 271 milhões de usuários. O crescimento foi visto principalmente na Europa, na América do Norte e na América Latina.

Apesar do aumento na audição de podcast, o Spotify teve um prejuízo operacional de 209 milhões de Euros (cerca de US$ 230 milhões) no trimestre em questão. No mesmo período de 2018, a empresa registrou lucro de 442 milhões de Euros. No entanto, a empresa diz que espera que essas perdas continuem até o final de 2020, período que está chamando de “ano de investimento”. Esses investimentos incluirão a compra do The Ringer e sua coleção de cerca de 30 títulos de podcast.

O Spotify espera encerrar 2020 com cerca de 150 milhões de assinantes premium e mais de 300 milhões de usuários ativos. A empresa acredita que os podcasts serão fundamentais para atrair mais assinantes pagantes, que efetivamente são os clientes mais lucrativos para a plataforma.

Gostou da dica? quer saber mais?

Vamos gravar hoje?

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *